Desafio - Módulo VI
Citação de Jordelane Neves da Veiga em novembro 8, 2024, 5:39 pmSó autoconhecimento transforma o complexo de Édipo em amor alicerçado.
Só autoconhecimento transforma o complexo de Édipo em amor alicerçado.
Citação de lucascirilo em novembro 8, 2024, 6:59 pmEsse caso demonstra uma dissociação que é um fenômeno psicológico que consiste em uma desconexão temporária da realidade, podendo afetar a memória, a identidade, as emoções e a percepção corporal, visto que a mesma relata que é como se fosse um mágico, além disso podemos ver uma mente que em seu possivelmente temia a separação de sua mãe visto que agora ela terá que dividir a mãe com o irmãozinho, ou seja esta sendo trazida para a realidade.
Esse caso demonstra uma dissociação que é um fenômeno psicológico que consiste em uma desconexão temporária da realidade, podendo afetar a memória, a identidade, as emoções e a percepção corporal, visto que a mesma relata que é como se fosse um mágico, além disso podemos ver uma mente que em seu possivelmente temia a separação de sua mãe visto que agora ela terá que dividir a mãe com o irmãozinho, ou seja esta sendo trazida para a realidade.
Citação de Silvia mara ferreura em novembro 9, 2024, 11:18 amLaura estava com
ciumes excessivo de seu irmãozinho recém nascido e o ego dela falava mais alto nesse sentido é claro ela criava histórias em torno desse ciúme que ela com seus 7 anos não conseguia controlar
Laura estava com
ciumes excessivo de seu irmãozinho recém nascido e o ego dela falava mais alto nesse sentido é claro ela criava histórias em torno desse ciúme que ela com seus 7 anos não conseguia controlar
Citação de Rebelre em novembro 9, 2024, 1:33 pmA fantasia é um mecanismo de defesa no qual o indivíduo cria cenários imaginários para lidar com sentimentos ou impulsos difíceis de reconhecer ou expressar. No caso de Laura, ao invés de admitir sua inveja do irmão recém-nascido, ela cria um jogo imaginário onde se torna um "mágico" com poderes para transformar o mundo ao seu redor. Esse jogo de fantasia permite a Laura expressar, de forma indireta, seus sentimentos de ciúme e desejo de controle em relação à atenção que seu irmão recebe. Dessa maneira, o impulso é canalizado para uma situação imaginária, onde ela encontra uma forma segura de expressar seu desejo de influenciar o mundo e, possivelmente, de reconquistar a atenção que sente ter perdido.
A fantasia é um mecanismo de defesa no qual o indivíduo cria cenários imaginários para lidar com sentimentos ou impulsos difíceis de reconhecer ou expressar. No caso de Laura, ao invés de admitir sua inveja do irmão recém-nascido, ela cria um jogo imaginário onde se torna um "mágico" com poderes para transformar o mundo ao seu redor. Esse jogo de fantasia permite a Laura expressar, de forma indireta, seus sentimentos de ciúme e desejo de controle em relação à atenção que seu irmão recebe. Dessa maneira, o impulso é canalizado para uma situação imaginária, onde ela encontra uma forma segura de expressar seu desejo de influenciar o mundo e, possivelmente, de reconquistar a atenção que sente ter perdido.
Citação de Lucilia da silva almeida rodrigues em novembro 9, 2024, 5:52 pmO mecanismo de defesa que Laura está expressando é a formação reativa. Esse mecanismo ocorre quando uma pessoa tenta suprimir um impulso ou sentimento inaceitável (como a inveja ou o ciúme em relação ao irmão) ao adotar comportamentos opostos a esse sentimento. Em vez de expressar diretamente a inveja e o ciúme que sente, Laura cria um jogo imaginário no qual interpreta o papel de um mágico, atribuindo-se poderes extraordinários que lhe permitem controlar e modificar o mundo ao seu redor. A formação reativa permite que Laura expresse seu impulso inconsciente de uma forma mais aceitável para ela. A fantasia de ser um “mágico” que controla o mundo parece simbolizar um desejo de poder e controle, o que, de certa forma, pode ser uma forma de neutralizar o sentimento de inferioridade e impotência que a inveja do irmão pode estar gerando.
O mecanismo de defesa que Laura está expressando é a formação reativa. Esse mecanismo ocorre quando uma pessoa tenta suprimir um impulso ou sentimento inaceitável (como a inveja ou o ciúme em relação ao irmão) ao adotar comportamentos opostos a esse sentimento. Em vez de expressar diretamente a inveja e o ciúme que sente, Laura cria um jogo imaginário no qual interpreta o papel de um mágico, atribuindo-se poderes extraordinários que lhe permitem controlar e modificar o mundo ao seu redor. A formação reativa permite que Laura expresse seu impulso inconsciente de uma forma mais aceitável para ela. A fantasia de ser um “mágico” que controla o mundo parece simbolizar um desejo de poder e controle, o que, de certa forma, pode ser uma forma de neutralizar o sentimento de inferioridade e impotência que a inveja do irmão pode estar gerando.
Citação de Elaine dos Santos em novembro 9, 2024, 7:04 pmLaura está se sentindo ameaçada, pela chegada do seu irmão bebê. Na cabeça dela ela pode estar perdendo o espaço, e daí desenvolver um ambiente mágico, que acredito ser um mecanismo de defesa e sublimação.
- Em contrapartida ela pode estar também sentindo ciúmes do amor dos pais, desenvolvendo o complexo de Édipo.
Laura está se sentindo ameaçada, pela chegada do seu irmão bebê. Na cabeça dela ela pode estar perdendo o espaço, e daí desenvolver um ambiente mágico, que acredito ser um mecanismo de defesa e sublimação.
- Em contrapartida ela pode estar também sentindo ciúmes do amor dos pais, desenvolvendo o complexo de Édipo.
Citação de Anderson Paz em novembro 10, 2024, 12:40 pmA história de Laura foi apresentado por Anna Freud (2006), que, neste caso, identificou que o ego havia utilizado o mecanismo de inversão, uma espécie de formação reativa contra o afeto, entregando ao mesmo tempo sua atitude obsessiva em relação à pulsão. Foi possível na análise reduzir a presença da inveja do seu irmão sempre que o jogo mágico era repetido.
Segundo Zimerman (2008), na formação reativa, o ego impulsiona uma estrutura o mais factível que puder, como um contrainvestimento de energia psíquica de força igual e em direção oposta à investida pulsional que é inconcebível, como no caso apresentado, em que era impossível para Laura admitir que estava com inveja do seu irmão recém-nascido, mas essa inveja estava agindo em seu inconsciente.
A história de Laura foi apresentado por Anna Freud (2006), que, neste caso, identificou que o ego havia utilizado o mecanismo de inversão, uma espécie de formação reativa contra o afeto, entregando ao mesmo tempo sua atitude obsessiva em relação à pulsão. Foi possível na análise reduzir a presença da inveja do seu irmão sempre que o jogo mágico era repetido.
Segundo Zimerman (2008), na formação reativa, o ego impulsiona uma estrutura o mais factível que puder, como um contrainvestimento de energia psíquica de força igual e em direção oposta à investida pulsional que é inconcebível, como no caso apresentado, em que era impossível para Laura admitir que estava com inveja do seu irmão recém-nascido, mas essa inveja estava agindo em seu inconsciente.
Citação de IZAIAS ANTONIO DE SOUSA em novembro 10, 2024, 1:18 pmNeste caso, identificou que o ego havia utilizado o mecanismo de inversão, uma espécie de formação reativa contra o afeto, entregando ao mesmo tempo sua atitude obsessiva em relação à pulsão
Neste caso, identificou que o ego havia utilizado o mecanismo de inversão, uma espécie de formação reativa contra o afeto, entregando ao mesmo tempo sua atitude obsessiva em relação à pulsão
Citação de Jonhjonh em novembro 11, 2024, 11:14 amno contexto dessa história, paciente Laura ultilizou o mecanismo de defesa e com esse mecanismos ela começar a criar suas fantasias, pois nesse mundo de fantasias ela tem o total domínio e não precisa sentir inveja de seu irmão . ela cria isso para sentir se mas amada pelos pais.
no contexto dessa história, paciente Laura ultilizou o mecanismo de defesa e com esse mecanismos ela começar a criar suas fantasias, pois nesse mundo de fantasias ela tem o total domínio e não precisa sentir inveja de seu irmão . ela cria isso para sentir se mas amada pelos pais.
Citação de Ana Fernandes em novembro 11, 2024, 12:32 pmEla sabia que era errado o que sentia pelo irmao, entao procurou uma forma de se desvincular da inveja. criando uma situacao imaginaria.
Ela sabia que era errado o que sentia pelo irmao, entao procurou uma forma de se desvincular da inveja. criando uma situacao imaginaria.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱