Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 196 of 204Next

Relação de sujeitos: complexo de édipo, medo de ser substituído ou perda de espaço.

Podemos observar que laura tinha um sentimento de que havia sido trocada pelo seu irmao menor , e que ela tentava esconder esse sentimento , no qual estava mexendo com o seu ego e fazendo com que ela usasse um mecanismo de defesa para fazer com que isso nao fosse percebido pelo analista. Acho que impulso de negacao da realidade.

pude observar que Laura, através das brincadeira de mágica, quer expressar o desejo de manter o domínio sobre os que a cerca, uma forma de sentir-se segura em seu espaço, o que lhe traz a sensação de que dessa forma o seu lugar estará seguro e seu irmão recém nascido não irá tomá-lo.

Sublimação: canaliza um impulso inaceitável (inveja) para uma atividade criativa e simbólica (fantasia com poderes).

O mecanismo de defesa predominante é a sublimação. Laura transforma seus impulsos inaceitáveis de inveja e ciúmes em um jogo simbólico e criativo, no qual assume um papel de poder e controle (o mágico), conseguindo assim lidar com os conflitos internos de forma mais aceitável e adaptativa.

Laura, projeta uma reação que certamente é um mecanismo de defesa e resposta a sua condição.

Sublimação

Na psicanálise, sublimação é exatamente isso: transformar uma dor, um impulso ou uma experiência interna intensa (às vezes inconsciente) em algo que beneficia outras pessoas e tem valor social, estético ou espiritual. A sublimação transforma impulsos potencialmente destrutivos ou reprimidos em criações, atitudes ou profissões valorizadas.

Dentro desse contexto a menina está desenvolvendo o complexo de Édipo, devido o período de latência com a chegada do irmão

No caso apresentado, Laura, usa o mecanismo de defesa da fantasia para amenizar os ciúmes do irmão mais novo.

Laura caprese ta sublimacao, uma vez que "substitui" o odio e inveja do irmao deforma criativa externando isso atraves da imaginacao.

Transferencia do I'd para o ego atraves de artes, uma vez q Freud diz que artists Sao passos com alto id em conflito com o ego e ressignificam ou traduzem isso em arte.

PreviousPage 196 of 204Next