Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 61 of 137Next

Ela está na inversão .

O que chamamos hj de "chamar a atenção", claro tudo pelo libidinal .

Laura usa a fantasia como mecanismo de defesa, criando um mundo pra onde foge quando sente ciúmes do irmão, nesse mundo tudo acontece como ela gostaria e nele ela pode negar esse sentimento.

Estão presentes a negação e a desassociação, que ao passo que o sentimento de ciúmes estava latente, a tentativa de Laura de substituir uma realidade por outra e fazendo isso não através dela mesma, mas de uma figura da fantasia que poderia modificar a situação.

No texto, Laura redireciona seus sentimentos ao irmão recém nascido para um jogo imaginário, onde ela e a magica que pode transformar o mundo. Esse mecanismo de defesa eh a Sublimação, que canaliza emoções ou impulsos negativos em atividade criativa e construtiva.

Laura em sua psiquê se apoiou no mecanismo da inversão. Onde encontrara um mundo em que todos os seus desejos se realizam e não há mais motivos para invejar o irmão, contrapondo também seu desejo à pulsão.

Mecanismo de defesa e projeção.

Ao se sentir ameaçada pela chegada do irmão, Laura busca através dos mecanismo de defesa se defender dessa angustia, me parece um caso de sublimação, deslocando para um objeto, a fantasia da magia, uma forma de realizar seus desejos e diminuir a angustia causada.

Diminuindo assim a angustia causada pela situação.

Citação de Lucia Helena Rossi em agosto 29, 2023, 5:02 pm

Ao se sentir ameaçada pela chegada do irmão, Laura busca através dos mecanismo de defesa se defender dessa angustia, me parece um caso de sublimação, deslocando para um objeto, a fantasia da magia, uma forma de realizar seus desejos.

 

Ao se sentir ameaçada pela chegada do irmão, Laura busca através dos mecanismos de defesas se defender dessa angustia, me parece uma caso de sublimação, deslocando para um objeto, a fantasia da magia, uma forma de realizar seus desejos e aliviar suas angustias.

PreviousPage 61 of 137Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱