Desafio - Módulo VI
Citação de Lucas Dietrich em setembro 9, 2023, 12:01 ambom, sobre isso penso que o mecanismo de defesa trata-se de um mecanismo psicológico para proteção contra estresses e traumas, sendo já possível notar desde a infância, no caso descrito, o mecanismo tratado é a fantasia, isso pode ser evidenciado quando é citado o jogo imaginário. Entendendo mais sobre mecanismos de defesa o mecanismo de defesa é usado para lidar com instâncias de estresse e ansiedade. Ele ajuda a indivíduo a lidar com as emoções e sentimentos negativos.
bom, sobre isso penso que o mecanismo de defesa trata-se de um mecanismo psicológico para proteção contra estresses e traumas, sendo já possível notar desde a infância, no caso descrito, o mecanismo tratado é a fantasia, isso pode ser evidenciado quando é citado o jogo imaginário. Entendendo mais sobre mecanismos de defesa o mecanismo de defesa é usado para lidar com instâncias de estresse e ansiedade. Ele ajuda a indivíduo a lidar com as emoções e sentimentos negativos.
Citação de Anilton Reis de Castro em setembro 9, 2023, 9:55 pmLaura está utilizando dois mecanismos de defesa: 1) Repressão: A dificuldade dela verbalizar o sentimento de inveja, a faz com que "empurre" o mesmo para que não se manifeste de forma direta e consciente. 2) Sublimação: Como alívio para o sofrimento e uma maneira de Laura lidar com a situação ela cria um jogo imaginário com um personagem que é mágico, com isto tornando mais aceitável sua angústia fase à sua inveja do irmão recém-nascido. Há uma canalização para o criativo.
Laura está utilizando dois mecanismos de defesa: 1) Repressão: A dificuldade dela verbalizar o sentimento de inveja, a faz com que "empurre" o mesmo para que não se manifeste de forma direta e consciente. 2) Sublimação: Como alívio para o sofrimento e uma maneira de Laura lidar com a situação ela cria um jogo imaginário com um personagem que é mágico, com isto tornando mais aceitável sua angústia fase à sua inveja do irmão recém-nascido. Há uma canalização para o criativo.
Citação de Pitágoras Fernandes em setembro 11, 2023, 6:45 pmPontuando que a Laura, por estar e período de latência, vive um momento de formação do universo dos seus desejos de criança em que há um domínio categórico do super ego, contendo a manifestação plena da libido. Seu universo psíquico se desenvolve processualmente, antes da caracterização de uma forma mais definida. O irmão vive o estágio recém vivido por ela, o edipismo. Para mim esse cenário descrito pode trazer os desconfortos citados que a Laura sente. A maneira percebida pela psicanilista que a coloca como um mágico tentando alterar essas sensações incômodas com um fazer fantasioso, imbuído de sua natureza ingênua, me reporta ao mecanismo reativo. O "poder mágico", imaginado pela Laura ameniza o seu sentimento de desconforto isento de agressividade ao pequeno irmão.
Pontuando que a Laura, por estar e período de latência, vive um momento de formação do universo dos seus desejos de criança em que há um domínio categórico do super ego, contendo a manifestação plena da libido. Seu universo psíquico se desenvolve processualmente, antes da caracterização de uma forma mais definida. O irmão vive o estágio recém vivido por ela, o edipismo. Para mim esse cenário descrito pode trazer os desconfortos citados que a Laura sente. A maneira percebida pela psicanilista que a coloca como um mágico tentando alterar essas sensações incômodas com um fazer fantasioso, imbuído de sua natureza ingênua, me reporta ao mecanismo reativo. O "poder mágico", imaginado pela Laura ameniza o seu sentimento de desconforto isento de agressividade ao pequeno irmão.
Citação de Carla 89 em setembro 12, 2023, 8:37 pmPelo que eu entendi neste caso a menina está em negação, ela rejeita o sentimento de ciúme e brinca com uma realidade que não existe
Pelo que eu entendi neste caso a menina está em negação, ela rejeita o sentimento de ciúme e brinca com uma realidade que não existe
Citação de Diego Sousa da Cruz em setembro 13, 2023, 3:39 amNesse exemplo Laura cria um mecanismo de defesa
Nesse exemplo Laura cria um mecanismo de defesa
Citação de Anderson Soares Santos em setembro 14, 2023, 6:49 pmNessa questão parece bem claro que Laura tem dificuldade para lidar com a mudança nova que gerou na sua vida.
Nessa questão parece bem claro que Laura tem dificuldade para lidar com a mudança nova que gerou na sua vida.
Citação de Luiz Braga em setembro 15, 2023, 2:11 pmAo que parece, aqui se trata do mecanismo de defesa denominado por Freud como: sublimação. Onde, ocorre um processo de separação do objeto ( irmão) do libido ( agressividade, aqui caracterizado e externalizado como o sentimento de inveja de seu irmão). Porem, algo no enunciado não fica claro, por qual motivo, a menina representa uma mágica? o que representa em sua formação, a ideia da mágica? Além, da possível aceitação social ( Pais, etc) de sua "brincadeira", será que o controle imaginário das pessoas ao seu redor, nada mais é que o sentimento de abandono? portanto, devemos entender, como é a relação familiar que se apresenta neste caso, podendo sim, ser motivado pelo processo Edipiano.
um forte abraço.
Ao que parece, aqui se trata do mecanismo de defesa denominado por Freud como: sublimação. Onde, ocorre um processo de separação do objeto ( irmão) do libido ( agressividade, aqui caracterizado e externalizado como o sentimento de inveja de seu irmão). Porem, algo no enunciado não fica claro, por qual motivo, a menina representa uma mágica? o que representa em sua formação, a ideia da mágica? Além, da possível aceitação social ( Pais, etc) de sua "brincadeira", será que o controle imaginário das pessoas ao seu redor, nada mais é que o sentimento de abandono? portanto, devemos entender, como é a relação familiar que se apresenta neste caso, podendo sim, ser motivado pelo processo Edipiano.
um forte abraço.
Citação de anapaula em setembro 16, 2023, 6:17 pmFiquei na dúvida, mas lendo o ebook desta unidade, acredito ser a sublimação.
Sublimação: é um processo através do qual a libido se separa do objeto sexual para outra finalidade, visando a satisfação. Para Freud (1996c, p. 111), “a sublimação é um processo que diz respeito à libido objetal e consiste no fato da pulsão se dirigir no sentido de uma finalidade diferente e afastada da finalidade da satisfação sexual”. Exemplo: competições esportivas são sublimações de pulsões agressivas ou uma pessoa com fortes impulsos sexuais se transforma em um grande artista.
Fiquei na dúvida, mas lendo o ebook desta unidade, acredito ser a sublimação.
Sublimação: é um processo através do qual a libido se separa do objeto sexual para outra finalidade, visando a satisfação. Para Freud (1996c, p. 111), “a sublimação é um processo que diz respeito à libido objetal e consiste no fato da pulsão se dirigir no sentido de uma finalidade diferente e afastada da finalidade da satisfação sexual”. Exemplo: competições esportivas são sublimações de pulsões agressivas ou uma pessoa com fortes impulsos sexuais se transforma em um grande artista.
Citação de vitoria lagares em setembro 19, 2023, 12:16 pmCom a fantasia a criança nega seus sentimentos dificultando a analise da origem dos impulsos.
Com a fantasia a criança nega seus sentimentos dificultando a analise da origem dos impulsos.
Citação de edson barbosa em setembro 19, 2023, 1:28 pmEla faz um mundo e se fecha nele, essa e uma reação de defesa, esta sinalizando medo, assim ela reage pra se defender.
Ela faz um mundo e se fecha nele, essa e uma reação de defesa, esta sinalizando medo, assim ela reage pra se defender.