Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 63 of 123Next

bom, sobre isso penso que o mecanismo de defesa trata-se de um mecanismo psicológico para proteção contra estresses e traumas, sendo já possível notar desde a infância, no caso descrito, o mecanismo tratado é a fantasia, isso pode ser evidenciado quando é citado o jogo imaginário. Entendendo mais sobre mecanismos de defesa o mecanismo de defesa é usado para lidar com instâncias de estresse e ansiedade. Ele ajuda a indivíduo a lidar com as emoções e sentimentos negativos.

Laura está utilizando dois mecanismos de defesa: 1) Repressão: A dificuldade dela verbalizar o sentimento de inveja, a faz com que "empurre" o mesmo para que não se manifeste de forma direta e consciente. 2) Sublimação: Como alívio para o sofrimento e uma maneira de Laura lidar com a situação ela cria um jogo imaginário com um personagem que é mágico, com isto tornando mais aceitável sua angústia fase à sua inveja do irmão recém-nascido. Há uma canalização para o criativo.

Pontuando que a Laura, por estar e período de latência, vive um momento de formação do universo dos seus desejos de criança em que há um domínio categórico do super ego, contendo a manifestação plena da libido. Seu universo psíquico se desenvolve processualmente, antes da caracterização de uma forma mais definida. O irmão vive o estágio recém vivido por ela, o edipismo. Para mim esse cenário descrito pode trazer os desconfortos citados que a Laura sente. A maneira percebida pela psicanilista que a coloca como um mágico tentando alterar essas  sensações incômodas com um fazer fantasioso, imbuído de sua natureza ingênua, me reporta ao mecanismo reativo. O "poder mágico", imaginado pela Laura ameniza o seu sentimento de desconforto isento de agressividade ao pequeno irmão.

Pelo que eu entendi neste caso a menina está em negação, ela rejeita o sentimento de ciúme e brinca com uma realidade que não existe

 

Nesse exemplo Laura cria um mecanismo de defesa

Nessa questão parece bem claro que Laura tem dificuldade para lidar com a mudança nova que gerou na sua vida.

Ao que parece, aqui se trata do mecanismo de defesa denominado por Freud como: sublimação. Onde, ocorre um processo de separação do objeto ( irmão) do libido ( agressividade, aqui caracterizado e externalizado como o sentimento de inveja de seu irmão). Porem, algo no enunciado não fica claro, por qual motivo, a menina representa uma mágica? o que representa em sua formação, a ideia da mágica? Além, da possível aceitação social ( Pais, etc) de sua "brincadeira", será que o controle imaginário das pessoas ao seu redor, nada mais é que o sentimento de abandono? portanto, devemos entender, como é a relação familiar que se apresenta neste caso, podendo sim, ser motivado pelo processo Edipiano.

um forte abraço.

Fiquei na dúvida, mas lendo o ebook desta unidade, acredito ser a sublimação.

Sublimação: é um processo através do qual a libido se separa do objeto sexual para outra finalidade, visando a satisfação. Para Freud (1996c, p. 111), “a sublimação é um processo que diz respeito à libido objetal e consiste no fato da pulsão se dirigir no sentido de uma finalidade diferente e afastada da finalidade da satisfação sexual”. Exemplo: competições esportivas são sublimações de pulsões agressivas ou uma pessoa com fortes impulsos sexuais se transforma em um grande artista.

Com a fantasia a criança nega seus sentimentos dificultando a analise da origem dos impulsos.

Ela faz um mundo e se fecha nele, essa e uma reação de defesa, esta sinalizando medo, assim ela reage pra se defender.

PreviousPage 63 of 123Next