Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 65 of 159Next

Diante do conceito de energia libidinal, observa-se em Laura uma geração diversa de afetos e um comportamento instintivo de posse em relação aos pais, uma vez que inconscientemente inicia-se uma disputa a partir do nascimento de seu irmão recém-nascido. A Psicanálise conceitua também como Complexo Fraterno os fenômenos de hostilidade e aversão que a criança pode experimentar em relação aos irmãos. Ambos estão relacionados ao Complexo de Édipo, que de acordo com o período latente em que se encontra Laura, a criança desenvolve sentimentos amorosos pelo progenitor do sexo oposto e aversão ao progenitor do mesmo sexo.

De acordo com Freud, a superação Complexo de Édipo é essencial para que a criança perceba a representatividade do pai na relação, assim como a estruturação da personalidade individual do menino.

Caso não haja uma correta resolução do Complexo de Édipo, este pode acarretar algumas consequências no comportamento do futuro adulto, como: dependência exagerada do sexo oposto, submissão ou opressão.

 

Sim a Menina Laura do caso citado, apresenta um tipo de defesa, impossível definir qual exatamente seria o mecanismo sem intender o motivo dos pais procurarem a análise e quais atitudes são preocupantes, pois não acredito que tenham procurado a análise porque a menina brincava de imaginar ser um mágico.

De maneira genérica se pode verificar que apresenta uma forma reativa de defesa, quanto a reprimir um sentimento e pensamento que é inaceitável e ao mesmo tempo insuportável, fazendo assim com que ela além de reprimido sentimento procure um mecanismo de defesa/fuga por não saber lidar com a situação.

O mecanismo de defesa que melhor se encaixa é o da repressão, pois quando Laura  luta contra esses sentimentos indesejados, ela acaba empurrando-os para o inconsciente e expressando apenas a inveja de forma consciente através desses contos e sua postura.

introduz aos conceitos de id , ego e super ego

O ego se utiliza destes variados mecanismos como forma do sujeito lidar com aquele conteúdo manifesto sem ele ser totalmente originário do conteúdo latente.

Neste caso ela cria um mecanismo de defesa, ou seja um  mundo imaginário para tentar diminuir os ciumes que sente da atenção dados pelos pais ao irmão recém- nascido,  dificultando   de se fazer uma análise precisa.

Mecanismo de Defesa

Faz sempre algo pra chamar a atenção

 

É o complexo de Édipo, nesse período a criança percebe que não precisa substituir os pais, mas passa a querer superá-los, o que gera  o ciúme a inveja e a revolta chegando até a adolescência.

 

O mecanismo expresso é a regressão,onde Laura volta a um período de desenvolvimento anterior,narcisismo primário,como mostra o jogo imaginário onde ela interpreta um mágico com poderes para influenciar o mundo.

Nesse mecanismo ocorre a busca de diminuir o desconforto frente ao impulso de ciúmes frente ao irmão recém-nascido.

A tensão é reduzida mas deixa sem solução a ansiedade original.

PreviousPage 65 of 159Next