Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 7 of 123Next

Redirecionar a energia de um impulso para outra atividade socialmente mais aceitável é sublimação.

Parece que Laura experimenta a Negação como mecanismo de defesa, ao se deparar com uma realidade exterior, a substitui por outra imaginária, diante de um sentimento que não consegue suportar; por outro lado se parece ao que Anna Freud  identificou como mecanismo de inversão, que é uma espécie de formação reativa contra o afeto que também demonstra atitude obsessiva quanto à pulsão.

"Segundo Zimerman (2008), na formação reativa, o ego impulsiona uma estrutura o mais factível que puder, como um contrainvestimento de energia psíquica de força igual e em direção oposta à investida pulsional que é inconcebível, como no caso apresentado, em que era impossível para Laura admitir que estava com inveja do seu irmão recém-nascido, mas essa inveja estava agindo em seu inconsciente."

A mente humana quando necessita se defenda utilizar vários artifícios, assim percebe que neste caso como defesa é usado a fantasia

Há várias manifestações no comportamento da Laura, que segundo as informações está numa fase de amadurecimento e de conhecimento, essa fase está condicionado a construção da identidade. O mecanismo de defesa,mais o complexo de Édipo entre outros, revela a forma simples de agir de Laura,perda de espaço e sentimentos.

Observa que no estudo de caso a paciente usa o mecanismo de defesa fantasia para demonstrar o que se passa no interior, porém negando o sentimento em relação ao seu irmão.

Laura está expressando o mecanismo de negação. O inconsciente dá indícios da inveja que possui do irmão durante a brincadeira, mas ela esconde inconscientemente ter inveja dele, pois esse não é um sentimento aceitável.

O inconsciente fez com que ela tivesse reações impulsivas quanto aos sentimentos até então não identificados por ela. Por ser criança sua válvula de escape foi fantasiar um mágico onde pudesse através do personagem expressar tudo o que gostaria. A linguagem não verbal fica clara perante ao que o corpo expressa.

Nesse caso, o mecanismo de defesa, é a sublimação. Uma vez, que, a menina constrói um mundo mágico, imaginário, onde a mesma pode ter um controle sobre o mesmo.

O mundo mágico, é fantasioso, ilusório e ao mesmo tempo, criativo!

Através dele, a menina pode se expressar de uma forma diferente, de um jeito que não seja recriminada.

Ela usou a criatividade para sublimar.

A CRIANÇA SENTE CIUMES PELO FATO DE SER MAIS VELHA E AS ATENÇÕES ESTAREM DIRECIONADAS PARA A CRIANÇA PEQUENA E ELA SENTE QUE PERDEU SEU LUGAR , E COM ISSO FAZ GESTOS E CRIA UM MUNDIO IMAGINÁRIO ONDE NÃO EXISTE AQUELA CRIANÇA, MAS COM TANTA FORÇA QUE PARECE QUE VAI ACONTECER DE VERDADE E FICAR COM SUA MÃE SÓ PARA ELA.

Sublimação

PreviousPage 7 of 123Next