Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 75 of 123Next

O mecanismo psíquico que está sendo expresso no caso de Laura, conforme descrito, é a "sublimação". A sublimação é um dos mecanismos de defesa identificados por Sigmund Freud na teoria psicanalítica. Esse mecanismo envolve a transformação de impulsos instintivos, muitas vezes socialmente inaceitáveis ou indesejados, em formas mais aceitáveis e culturalmente valorizadas.

No caso de Laura, a dificuldade em manifestar abertamente o impulso de inveja em relação ao irmão recém-nascido é superada por meio do jogo imaginário em que ela se representa como um mágico. Nesse contexto, ela canaliza seus sentimentos e impulsos por meio da criação de um cenário fantasioso no qual ela tem o poder de transformar o mundo com seus gestos.

A sublimação permite que Laura expresse indiretamente seus sentimentos de inveja e ciúmes de uma maneira que não seja socialmente inaceitável ou dolorosa para ela. Em vez de enfrentar diretamente esses sentimentos, ela os redireciona para uma atividade mais aceitável e criativa, como o jogo de ser um mágico. Essa transformação dos impulsos originais em uma forma mais aceitável é um exemplo claro do mecanismo de sublimação em ação.

CLAUDIANA PAULA DOS SANTOS has reacted to this post.
CLAUDIANA PAULA DOS SANTOS

Entendo que Laura agiu como forma de defesa.

Um clássico caso de sublimação, estando em um complexo de Édipo, por ter ciúmes de seu irmão, o medo de perder o espaço de seus genitores, sublimando o sentimento com a imagem do mágico.

Laura não conseguia admitir estar com inveja do irmão e  inconscientemente criou um mecanismo de defesa de deslocamento para lidar com o sentimento.

Com a chegada de um novo irmão surgem implicações emocionais.Este momento é muito importante para a mãe, que precisa se dedicar aos dois filhos.O filho mais velho, agora, não é mais o filho único. Existe muitas vezes uma rivalidade entre um irmão ao outro disputando o amor dos pais. No caso apresentado, vemos que se trata de um mecanismo de projeção, que é um mecanismo de defesa, onde determinados comportamentos indesejados são para outra ou outras pessoas.

Com relação ao caso de Laura que estava em período de latência digo que é devido a sublimação que é uma forma de lidar com conflitos internos, permitindo que as pessoas satisfaçam suas necessidades ou impulsos de uma maneira que seja socialmente aceitável e até mesmo culturalmente valorizada. Esse conceito sugere que a energia psíquica associada a impulsos inaceitáveis pode ser redirecionada para a criação, realizações artísticas, esportes, trabalho produtivo ou outras atividades construtivas.

No caso de Laura o mecanismo de defesa aplicado é o de identificação onde ela cria internamente a imagem de um mágico e constrói uma outra realidade psíquica onde ela transforma tudo ao seu redor de acordo com sua fantasia.

Na minha análise Laura se utiliza de dois mecanismos de defesa:

Sublimação quando transforma o seu sentimento negativo de inveja e/ou ciúmes do irmão em algo aceitável pela sociedade, neste caso sua terapeuta. Usar o "brincar de mágico" possibilita até "fazer desaparecer" o objeto de sua raiva. E através do Deslocamento, da brincadeira do imaginário, que Laura realiza os desejos de "desaparecer" com o irmão ou de bater, agredi-lo fisicamente para extravasar a raiva e sentimento de ser colocado em segundo plano . No mundo do faz de conta ela poderia até "serrar" seu irmão ao meio que teria a aprovação e aplausos da plateia, do mundo inteiro.

acredito que seja a sublimação quando o individuo tem fortes sentimentos e expressa usando a imaginação

Laura apresenta mecanismos de defesa dentre eles a negação e sublima isso a um modo aceitável e magico.

PreviousPage 75 of 123Next