Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VI

PreviousPage 79 of 153Next

Bom dia !!!

O mecanismo de defesa utilizado nesse caso por Laura dentro da minha analise,  é a formação reativa. Pois para evitar a expressão dos s sentimento de ciumes e inveja são  inaceitáveis a ela, então laura  exagera na expressão de sentimentos e  expressão oposta.

Em vista do ocorrido Laura tenta atrair a atenção de seus pais para ela buscando exclusivamente para si ,o fato dela fazer magicas mostra de fato que ela não quer dividir os pais com seu irmão

A angústia corrijam na mente dela tudo que considerava errado ou melhor que ela.

Eu acredito numa discórdia entre buscar te antenção, a mente humana gruarda segredos, ela poderia querer ser ele.

Nesse caso acredito que ela esteja usando o mecanismo FANTASIA, já que lhe permite fugir da realidade que no caso é olhar a existência do seu irmão.

O mecanismo que está sendo expresso nesse caso é a sublimação. Laura canaliza seus impulsos de inveja e ciúme em um jogo imaginário de ser um mágico, exercendo controle e influência sobre o mundo ao seu redor. A sublimação é um mecanismo de defesa no qual impulsos indesejados são redirecionados para atividades socialmente aceitáveis e construtivas.

 

 

o ego é uma das estruturas da mente que lida com a realidade e busca equilibrar os impulsos do id e as demandas da sociedade. Os mecanismos de defesa são estratégias inconscientes utilizadas pelo ego para lidar com conflitos e ansiedades, como a repressão, projeção, negação, entre outros.

 

Comportamentos manifestados pelo ego que aparecem inexplicavelmente diante de fatores que geram sofrimento, o desenvolvimento  desses meios de proteção do ego se chama , mecanismos de defesas, criado pelo inconsciente, ajuda o indivíduo a se proteger de eventos, atitudes e sentimentos desagradáveis vivido pelo indivíduo. Como foi relatando por Anna Freud a respeito de Laura que inconscientemente manifestava um sentimento de inveja e ciúmes do seu irmãozinho, usando o mecanismo de defesa fantasia, criando em sua mente o imaginário, com o objetivo de cessar a ansiedade, o medo, culpa e insegurança existentes em Laura.

Identificou-se no caso de Laura,  que o ego havia utilizado o mecanismo de inversão ou seja, foi possível reduzir a presença do ciúme de seu irmão, sempre que o jogo mágico era repetido.

O mecanismo que está sendo expresso por Laura é o de sublimação. Na verdade, podemos considerar que há 2 mecanismos: a negação e a sublimação. Mas o predominante aí seria a sublimação. Além de negar seus sentimentos, ou escondê-los a todo custo (negação), Laura também transforma o ciúme dela pelo irmão numa fantasia, numa brincadeira. Sendo ela uma ''mágica'', ela teria poderes, podendo fazer sumir alguma pessoa ou sentimento, por exemplo. No fundo, provavelmente, em sua de certa forma ''inocência'', ela queria, com seus poderes, ser mais amada que o irmão recém chegado_ ou ser tão amada como era antes, quando ainda era (provavelmente) filha única.

O complexo de Édipo é um dos temas centrais da Psicanálise, e o complexo fraternal, embora menos relevante, também é um conceito importante nessa teoria.

Em psicoterapia de orientação analítica e psicanálise, entende-se o complexo fraterno como um conjunto organizado de desejos hostis e amorosos que a criança experimenta em relação aos seus irmãos.

Assim, Laura tem, em relação ao seu irmãozinho recém-nascido, um complexo fraternal, também.

PreviousPage 79 of 153Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱