Desafio
Citação de lucianacarolf em janeiro 16, 2026, 4:48 pmCitação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:25 pmA Psicologia ocupa-se do sujeito que está num meio social que é passível de mudanças de acordo com o momento histórico em que vive. Portanto, cada tempo histórico interfere e modifica a construção da compreensão sobre os sujeitos, assim como as práticas psicológicas constituidas em cada um desses tempos. Para vivenciar um pouco dessas transformações, vamos fazer uma volta ao passado. Entre na máquina do tempo e tente se ver, como psicólogo, em diferentes tempos passados.
Iniciaremos a viagem no século XIX: Identifique como você, profissional de psicologia, atuaria naquele tempo a partir das perspectivas estruturalistas e funcionalistas (quais espaços você iria trabalhar? Quais atividades desenvolveria?).
Seguindo um pouco mais no tempo, chegamos ao século XX quando outras vertentes/teorias (por exemplo: Gestalt, o Behaviorismo e a Psicanálise) surgem e substituem perspectivas anteriores. Agora, também se imagine atuando profissionalmente a partir de cada uma dessas teorias. Quais campos, práticas e atividades você desenvolveria?
Dentro do que acredito, atuaria em laboratórios e clínicas, afim de compreender a estrutura da mente do paciente.
Se não havia foco em sofrimento emocional profundo, mas em mapear processos mentais.
E usaria a linha da TCC - Terapia cognitivo comportamental, com Behavorismo.
Citação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:25 pmA Psicologia ocupa-se do sujeito que está num meio social que é passível de mudanças de acordo com o momento histórico em que vive. Portanto, cada tempo histórico interfere e modifica a construção da compreensão sobre os sujeitos, assim como as práticas psicológicas constituidas em cada um desses tempos. Para vivenciar um pouco dessas transformações, vamos fazer uma volta ao passado. Entre na máquina do tempo e tente se ver, como psicólogo, em diferentes tempos passados.
Iniciaremos a viagem no século XIX: Identifique como você, profissional de psicologia, atuaria naquele tempo a partir das perspectivas estruturalistas e funcionalistas (quais espaços você iria trabalhar? Quais atividades desenvolveria?).
Seguindo um pouco mais no tempo, chegamos ao século XX quando outras vertentes/teorias (por exemplo: Gestalt, o Behaviorismo e a Psicanálise) surgem e substituem perspectivas anteriores. Agora, também se imagine atuando profissionalmente a partir de cada uma dessas teorias. Quais campos, práticas e atividades você desenvolveria?
Dentro do que acredito, atuaria em laboratórios e clínicas, afim de compreender a estrutura da mente do paciente.
Se não havia foco em sofrimento emocional profundo, mas em mapear processos mentais.
E usaria a linha da TCC - Terapia cognitivo comportamental, com Behavorismo.
Citação de ALINE S BERNARDES SILVA em janeiro 17, 2026, 12:53 amEu focaria em como as mulheres lidam com o meio em que vivem no sentido mental. Eu com certeza gostaria de focar em ajudar essas mulheres, que independentemente da época em que viveram, sempre enfrentaram varios problemas psicologicos por vivenciarem realidades machistas e abusivas no contexto familiar. Nunca foi facil, e ainda nesse seculo , continuamos a luta para os problemas mentais advindos de homens abusadores.
Eu focaria em como as mulheres lidam com o meio em que vivem no sentido mental. Eu com certeza gostaria de focar em ajudar essas mulheres, que independentemente da época em que viveram, sempre enfrentaram varios problemas psicologicos por vivenciarem realidades machistas e abusivas no contexto familiar. Nunca foi facil, e ainda nesse seculo , continuamos a luta para os problemas mentais advindos de homens abusadores.
Citação de Gleiciane Leal em janeiro 19, 2026, 1:54 pmNo meu ver na époa o estruturalismo e a instrospecção não era de muita assertividade, porem quando o cliente descrevia o que sentia em um determinado estimulo, ajudava o profissional de alguma forma identificar alguns traumas e crenças limitantes.
Já no seculo XX quando surgio a psicanálise, ouve uma verdadeira evolução, com a escuta livre do paciente, o profissional pode ter um verdadeiro acesso ao que o cliente sente, reage, atravez da sua fala, reações do corpo.
No meu ver na époa o estruturalismo e a instrospecção não era de muita assertividade, porem quando o cliente descrevia o que sentia em um determinado estimulo, ajudava o profissional de alguma forma identificar alguns traumas e crenças limitantes.
Já no seculo XX quando surgio a psicanálise, ouve uma verdadeira evolução, com a escuta livre do paciente, o profissional pode ter um verdadeiro acesso ao que o cliente sente, reage, atravez da sua fala, reações do corpo.
Citação de Miriam M de Almeida em janeiro 19, 2026, 7:40 pmA verdade e que não teria conhecimento de todas as escolas de pensamento se cada uma surgiu a seu tempo. Mas se já tivesse conhecimento de todas as teorias, utilizaria o método de introspeção, para q o paciente tomasse conhecimento do seu problema e quisesse a cura, depois creio q me dedicaria a psicanálise de Freud e junto a ela aplicaria a psicologia sócio histórica, com a perspectiva humanística. Pois apesar do problema ter fundamento no inconsciente creio q o convívio social interfere e ao mesmo temo o homem tem como reagir a isso e desenvolver seu potencial.
A verdade e que não teria conhecimento de todas as escolas de pensamento se cada uma surgiu a seu tempo. Mas se já tivesse conhecimento de todas as teorias, utilizaria o método de introspeção, para q o paciente tomasse conhecimento do seu problema e quisesse a cura, depois creio q me dedicaria a psicanálise de Freud e junto a ela aplicaria a psicologia sócio histórica, com a perspectiva humanística. Pois apesar do problema ter fundamento no inconsciente creio q o convívio social interfere e ao mesmo temo o homem tem como reagir a isso e desenvolver seu potencial.
Citação de Nadia Germano dos Santos em janeiro 20, 2026, 5:49 pmCitação de Carlos Jose em dezembro 20, 2021, 2:04 amEu ainda não sendo psicologo me ocuparia da psicanálise e do behaviorismo duas teorias que me chamam muito a tenção por trabalhar e estudar o comportamento humano.
exatamente
Citação de Carlos Jose em dezembro 20, 2021, 2:04 amEu ainda não sendo psicologo me ocuparia da psicanálise e do behaviorismo duas teorias que me chamam muito a tenção por trabalhar e estudar o comportamento humano.
exatamente
Citação de Elaine Gontijo em janeiro 22, 2026, 2:37 amNo século XIX acredito que por ser o inicio eu escolheria a linha do estruturalismo , tentando conhecer a ligação entre as emoções, a percepção e os estímulos . Atualmente optaria pela psicanálise e a psicodinâmica.
No século XIX acredito que por ser o inicio eu escolheria a linha do estruturalismo , tentando conhecer a ligação entre as emoções, a percepção e os estímulos . Atualmente optaria pela psicanálise e a psicodinâmica.
Citação de Thais Moreno em fevereiro 3, 2026, 5:20 pmUm espaço de escuta profunda onde o sujeito pode simbolizar experiências emocionais, ressignificar vínculos e construir novas formas de existir no mundo.
Um espaço de escuta profunda onde o sujeito pode simbolizar experiências emocionais, ressignificar vínculos e construir novas formas de existir no mundo.
Citação de Raphael Santana em fevereiro 13, 2026, 11:13 amIniciaremos a viagem no século XIX: Identifique como você, profissional de psicologia, atuaria naquele tempo a partir das perspectivas estruturalistas e funcionalistas (quais espaços você iria trabalhar? Quais atividades desenvolveria?).
Eu desenvolveria a mesma linha do estruturalismo, com tentative de compreensão da atitude humana assim um pouco com TCC. Claro que pela a limitação da estrutura e literatura seria um pouco difícil de por TCC como uma linha, mas haveria um possibilidade. Agora nesse período teria mesmo assim uma vasta literatura em direção a filosofia, poderia ter alguns como Agostinho de Dipona em que tentava através da bíblia e filosofia entender o interior humano. Estruturalismo (analisar a mente em seus elementos básicos (sensações, imagens e sentimentos) e Utilizava a introspecção treinada.
Bom no século XIX seria muito difícil em tentar aplicar métodos, pois o campo de pesquisa nessa área era limitada somente a filosofia, tentaria enquadrar e me aprofundar nessa área tentando entender a alma humana e seus aspectos.
Ja nesse períodos teríamos muitos autores e uma explosão na psicologia e psicanálise, no estudo por exemplo da histeria como Freund en sua percussão e tratamento através do terapia de hiponose e temos laboratórios que faziam vários estudo de Skinner com baveheorismo e o expeli de Lacan. Eu usaria um misto dos mesmos com alusão no espelho e no inconsciente.
Eu desenvolveria a mesma linha do estruturalismo, com tentative de compreensão da atitude humana assim um pouco com TCC. Claro que pela a limitação da estrutura e literatura seria um pouco difícil de por TCC como uma linha, mas haveria um possibilidade. Agora nesse período teria mesmo assim uma vasta literatura em direção a filosofia, poderia ter alguns como Agostinho de Dipona em que tentava através da bíblia e filosofia entender o interior humano. Estruturalismo (analisar a mente em seus elementos básicos (sensações, imagens e sentimentos) e Utilizava a introspecção treinada.
Bom no século XIX seria muito difícil em tentar aplicar métodos, pois o campo de pesquisa nessa área era limitada somente a filosofia, tentaria enquadrar e me aprofundar nessa área tentando entender a alma humana e seus aspectos.
Ja nesse períodos teríamos muitos autores e uma explosão na psicologia e psicanálise, no estudo por exemplo da histeria como Freund en sua percussão e tratamento através do terapia de hiponose e temos laboratórios que faziam vários estudo de Skinner com baveheorismo e o expeli de Lacan. Eu usaria um misto dos mesmos com alusão no espelho e no inconsciente.
Citação de Hannah em fevereiro 17, 2026, 9:19 pmNo século XIX, eu atuaria principalmente em laboratórios experimentais e instituições educacionais, investigando a mente por meio da introspecção (estruturalismo) e estudando como os processos mentais se relacionam com a adaptação e a funcionalidade do indivíduo no meio (funcionalismo).
No século XX, minha atuação se diversificaria: pela Gestalt, trabalharia com percepção e organização da experiência; no Behaviorismo, atuaria em contextos educacionais, clínicos ou organizacionais, focando na modificação do comportamento observável; e na Psicanálise, desenvolveria prática clínica voltada à escuta, ao inconsciente e aos conflitos psíquicos, principalmente em consultórios.
No século XIX, eu atuaria principalmente em laboratórios experimentais e instituições educacionais, investigando a mente por meio da introspecção (estruturalismo) e estudando como os processos mentais se relacionam com a adaptação e a funcionalidade do indivíduo no meio (funcionalismo).
No século XX, minha atuação se diversificaria: pela Gestalt, trabalharia com percepção e organização da experiência; no Behaviorismo, atuaria em contextos educacionais, clínicos ou organizacionais, focando na modificação do comportamento observável; e na Psicanálise, desenvolveria prática clínica voltada à escuta, ao inconsciente e aos conflitos psíquicos, principalmente em consultórios.
Citação de GISELE DE LOURDES MACIEL MEDEIROS em fevereiro 22, 2026, 12:54 amNo século XIX, a partir das perspectivas estruturalistas e funcionalistas, como psicólogo, eu atuaria em instituições como hospitais, escolas, prisões ou até mesmo em consultórios particulares. Atividades envolveriam a observação e análise dos processos mentais, como percepção, memória, linguagem, emoções, entre outros. Podendo realizar testes psicológicos, estudar a estrutura da mente e o funcionamento dos processos mentais, além de buscar compreender como esses processos se relacionam com o comportamento humano.
No século XX, com o surgimento de outras vertentes/teorias como a Gestalt, o Behaviorismo e a Psicanálise, minhas possibilidades de atuação se ampliariam. Na abordagem Gestalt, eu poderia trabalhar com a percepção e a organização dos estímulos sensoriais, buscando compreender como as pessoas dão significado ao mundo ao seu redor. No Behaviorismo, eu poderia me dedicar ao estudo do comportamento humano, utilizando técnicas de condicionamento e reforço para modificar comportamentos indesejados. Já na Psicanálise, eu atuaria na análise e interpretação dos processos inconscientes, buscando compreender os conflitos e traumas que influenciam o comportamento humano.
No século XIX, a partir das perspectivas estruturalistas e funcionalistas, como psicólogo, eu atuaria em instituições como hospitais, escolas, prisões ou até mesmo em consultórios particulares. Atividades envolveriam a observação e análise dos processos mentais, como percepção, memória, linguagem, emoções, entre outros. Podendo realizar testes psicológicos, estudar a estrutura da mente e o funcionamento dos processos mentais, além de buscar compreender como esses processos se relacionam com o comportamento humano.