Desafio
Citação de Aline Nunes Cunha Rocha em dezembro 1, 2025, 10:41 pmComo psicólogo no século XIX, atuando sob a ótica estruturalista, eu estaria focado em compreender os elementos básicos da mente humana, provavelmente em ambientes acadêmicos ou laboratórios, realizando estudos introspectivos sobre sensações e percepções. Já sob a perspectiva funcionalista, meu trabalho se voltaria para entender como os processos mentais ajudam o indivíduo a se adaptar ao meio, atuando em escolas ou instituições sociais, desenvolvendo práticas voltadas à educação e à adaptação social.
Avançando para o século XX, com o surgimento de novas teorias, minha atuação se diversificaria. Na Gestalt, eu trabalharia em clínicas ou centros terapêuticos, buscando compreender a percepção como um todo, valorizando a experiência imediata do sujeito. No Behaviorismo, meu foco estaria em modificar comportamentos observáveis, talvez em instituições de reabilitação ou escolas, utilizando reforços e estímulos. Já como estudante de psicanálise integrativa, minha prática se voltaria para o atendimento clínico, explorando o inconsciente, os conflitos internos e a história de vida do paciente, integrando diferentes abordagens para promover uma escuta profunda e transformadora.
Como psicólogo no século XIX, atuando sob a ótica estruturalista, eu estaria focado em compreender os elementos básicos da mente humana, provavelmente em ambientes acadêmicos ou laboratórios, realizando estudos introspectivos sobre sensações e percepções. Já sob a perspectiva funcionalista, meu trabalho se voltaria para entender como os processos mentais ajudam o indivíduo a se adaptar ao meio, atuando em escolas ou instituições sociais, desenvolvendo práticas voltadas à educação e à adaptação social.
Avançando para o século XX, com o surgimento de novas teorias, minha atuação se diversificaria. Na Gestalt, eu trabalharia em clínicas ou centros terapêuticos, buscando compreender a percepção como um todo, valorizando a experiência imediata do sujeito. No Behaviorismo, meu foco estaria em modificar comportamentos observáveis, talvez em instituições de reabilitação ou escolas, utilizando reforços e estímulos. Já como estudante de psicanálise integrativa, minha prática se voltaria para o atendimento clínico, explorando o inconsciente, os conflitos internos e a história de vida do paciente, integrando diferentes abordagens para promover uma escuta profunda e transformadora.
Citação de Samuel J Ribeiro em dezembro 8, 2025, 3:02 pmParece fácil observar e construir uma narrativa, no entanto se fizermos um olhar com um pensamento não só critico e também analítico podemos verificar que os tempos mudaram, pessoas mudaram novas tecnologias chegaram todavia o ser humano continua sendo o mesmo.
Os mestres das ciências da psicologia e seus afins se debruçam na hedge da premissa de enquanto o ser humano não compreender seu papel na sociedade e se desviar do bom senso da ética e moral os mesmos desvios irão se repetir trazendo as moléstias mentais e psicológicas e diversos tipos de doenças.
As estruturas construídas no campo da psicologia , psicanálise e psiquiatria trás em seu arcabouço sistêmico o propósito de explicar e fornecer meios para retauração e cura possível do individuo.
( Não faz milagres porém pode apontar para um caminho melhor que traga bem estar e até alcançar um exito de exelência no que diz respeito aos tratamentos).
Parece fácil observar e construir uma narrativa, no entanto se fizermos um olhar com um pensamento não só critico e também analítico podemos verificar que os tempos mudaram, pessoas mudaram novas tecnologias chegaram todavia o ser humano continua sendo o mesmo.
Os mestres das ciências da psicologia e seus afins se debruçam na hedge da premissa de enquanto o ser humano não compreender seu papel na sociedade e se desviar do bom senso da ética e moral os mesmos desvios irão se repetir trazendo as moléstias mentais e psicológicas e diversos tipos de doenças.
As estruturas construídas no campo da psicologia , psicanálise e psiquiatria trás em seu arcabouço sistêmico o propósito de explicar e fornecer meios para retauração e cura possível do individuo.
( Não faz milagres porém pode apontar para um caminho melhor que traga bem estar e até alcançar um exito de exelência no que diz respeito aos tratamentos).
Citação de Marcia Lucas Silva em dezembro 9, 2025, 3:17 pmComo no século XIX não existia a psicologia clínica como conhecemos hoje, se eu estivesse inserida nesse contexto seria como Wundt, uma pesquisadora com o objetivo de conhecer mais a mente humana e a relação com comportamentos consciente e inconsciente. Seria uma estruturalismo, mas de olho nas pesquisas e percepções de outros profissionais e pesquisadores. Já no século XX seguiria com os trabalhos da área cognitiva e comportamental, visto que conseguem alcançar alguns resultados na psique humana. Mas sem dúvida, hoje a neurociencia é o campo que eu fundamento minhas percepções e entendimentos da psique humana, pois biologicamente somos afetados emocionalmente e vice versa, e assim cada uma das 5 perspectivas da psicologia se complementam e, podemos promover o autoconhecimento tanto interna quanto externamente no sujeito.
Como no século XIX não existia a psicologia clínica como conhecemos hoje, se eu estivesse inserida nesse contexto seria como Wundt, uma pesquisadora com o objetivo de conhecer mais a mente humana e a relação com comportamentos consciente e inconsciente. Seria uma estruturalismo, mas de olho nas pesquisas e percepções de outros profissionais e pesquisadores. Já no século XX seguiria com os trabalhos da área cognitiva e comportamental, visto que conseguem alcançar alguns resultados na psique humana. Mas sem dúvida, hoje a neurociencia é o campo que eu fundamento minhas percepções e entendimentos da psique humana, pois biologicamente somos afetados emocionalmente e vice versa, e assim cada uma das 5 perspectivas da psicologia se complementam e, podemos promover o autoconhecimento tanto interna quanto externamente no sujeito.
Citação de Safira em dezembro 10, 2025, 1:29 amsão muitos campos até hoje que foram deswenvolvendo no estudo na mente e psiquê humana , muitos deles nunca se desenvolveram de fato, outros só tentam doutrinar os indiviuduas através do condicionamenteo de seu comportamenteo ;.... mas creio eu que todos são importantes no desenvolvimento científico e no tratamento e promoção da saúde mental de nossa sociedadem que traz cada vez mais diagnósticos ...e cada campo de atução pode atuar em uma determinada área a ser tratada eou trabalhada nos seres humanos !
eu particularmente acho muito interessante e me interessaria em trabalhar e desenvolver atividades para o estruturalismo que estudou os componentes mentais da conciencia e também do pensamento e outros estados e atividades da mente e também no funcionalismo que concentrava no que a mente fdaz (PORQUE NESTAS DUAS ÁREAS HÁ MUITO AINDA A SE DESCOBRIR ) .
Quuero atuar e desenvover na área da psicanálise que tem muito a contribuir e ajudar na saúde e tratamento da mente e psiquê humana , numa abordagem individual dos seres humanos, porque cada ser é unico e sungular e sua mente pode excer funcoes compartilhadas mas o que torna uma oessoa única e singular é o funcionamento e as suas experiencies unicas de vida ..... e de como a sociedade em que ela vive e está inserido também atua no seu coportamento , mas ele atraves da psicanálise pode se autoconhecer e se compreender pra ter uma vida plena e feliz ...
gosto também do humanismo e a psicodinamica
são muitos campos até hoje que foram deswenvolvendo no estudo na mente e psiquê humana , muitos deles nunca se desenvolveram de fato, outros só tentam doutrinar os indiviuduas através do condicionamenteo de seu comportamenteo ;.... mas creio eu que todos são importantes no desenvolvimento científico e no tratamento e promoção da saúde mental de nossa sociedadem que traz cada vez mais diagnósticos ...e cada campo de atução pode atuar em uma determinada área a ser tratada eou trabalhada nos seres humanos !
eu particularmente acho muito interessante e me interessaria em trabalhar e desenvolver atividades para o estruturalismo que estudou os componentes mentais da conciencia e também do pensamento e outros estados e atividades da mente e também no funcionalismo que concentrava no que a mente fdaz (PORQUE NESTAS DUAS ÁREAS HÁ MUITO AINDA A SE DESCOBRIR ) .
Quuero atuar e desenvover na área da psicanálise que tem muito a contribuir e ajudar na saúde e tratamento da mente e psiquê humana , numa abordagem individual dos seres humanos, porque cada ser é unico e sungular e sua mente pode excer funcoes compartilhadas mas o que torna uma oessoa única e singular é o funcionamento e as suas experiencies unicas de vida ..... e de como a sociedade em que ela vive e está inserido também atua no seu coportamento , mas ele atraves da psicanálise pode se autoconhecer e se compreender pra ter uma vida plena e feliz ...
gosto também do humanismo e a psicodinamica
Citação de DIEGO BONIFACIO em dezembro 13, 2025, 2:56 pmA Psicologia, enquanto ciência e prática profissional, constrói-se historicamente em diálogo constante com as transformações sociais, políticas e culturais de cada época. Ao revisitar diferentes períodos históricos, é possível compreender como as concepções de sujeito e as práticas psicológicas se modificam conforme as demandas de cada contexto.
No século XIX, ao me imaginar atuando como profissional da Psicologia a partir das perspectivas estruturalista e funcionalista, minha prática estaria fortemente vinculada aos espaços acadêmicos e laboratoriais. Sob a influência do estruturalismo, o foco principal seria o estudo da consciência por meio da introspecção controlada, buscando identificar e descrever os elementos básicos da experiência consciente, como sensações, percepções e sentimentos. Minha atuação se daria, sobretudo, em laboratórios experimentais e universidades, desenvolvendo pesquisas e sistematizando métodos científicos voltados à compreensão da mente humana.
Já a partir do funcionalismo, minha prática estaria mais conectada à adaptação do indivíduo ao meio. Atuaria em instituições educacionais, organizações e contextos sociais emergentes, investigando como os processos mentais contribuem para a sobrevivência, a aprendizagem e o ajustamento social. As atividades envolveriam avaliações psicológicas iniciais, estudos sobre comportamento adaptativo e contribuições para a educação e o trabalho, sempre com foco na utilidade prática das funções psicológicas.
Avançando para o século XX, com o surgimento de novas vertentes teóricas, a atuação profissional se amplia e se diversifica significativamente.
A partir da Gestalt, minha prática estaria voltada para a compreensão do sujeito em sua totalidade, considerando a percepção e a experiência como fenômenos organizados. Atuaria principalmente em contextos clínicos e educacionais, desenvolvendo intervenções que favorecessem a tomada de consciência, a reorganização perceptiva e a compreensão das relações figura-fundo presentes na experiência do indivíduo.
Sob a perspectiva do Behaviorismo, minha atuação se concentraria na observação e modificação do comportamento, com ênfase nos comportamentos observáveis e mensuráveis. Trabalharia em clínicas, escolas, hospitais e organizações, aplicando técnicas de condicionamento, reforço e análise funcional do comportamento, especialmente em contextos de aprendizagem, reabilitação e desempenho.
Já na Psicanálise, minha prática estaria voltada para a escuta clínica e para a compreensão dos processos inconscientes que atravessam a subjetividade. Atuaria predominantemente em consultórios e instituições de saúde mental, desenvolvendo atendimentos clínicos baseados na associação livre, interpretação dos sonhos, análise dos sintomas e dos conflitos psíquicos, considerando a história singular de cada sujeito e sua constituição psíquica.
Dessa forma, ao percorrer esses diferentes momentos históricos, torna-se evidente que a Psicologia não é uma ciência estática, mas um campo em constante transformação, cujas teorias e práticas refletem as necessidades e concepções de sujeito de cada tempo histórico. Essa diversidade teórica enriquece a atuação profissional e amplia as possibilidades de compreensão e intervenção sobre o sofrimento humano e as relações sociais.
A Psicologia, enquanto ciência e prática profissional, constrói-se historicamente em diálogo constante com as transformações sociais, políticas e culturais de cada época. Ao revisitar diferentes períodos históricos, é possível compreender como as concepções de sujeito e as práticas psicológicas se modificam conforme as demandas de cada contexto.
No século XIX, ao me imaginar atuando como profissional da Psicologia a partir das perspectivas estruturalista e funcionalista, minha prática estaria fortemente vinculada aos espaços acadêmicos e laboratoriais. Sob a influência do estruturalismo, o foco principal seria o estudo da consciência por meio da introspecção controlada, buscando identificar e descrever os elementos básicos da experiência consciente, como sensações, percepções e sentimentos. Minha atuação se daria, sobretudo, em laboratórios experimentais e universidades, desenvolvendo pesquisas e sistematizando métodos científicos voltados à compreensão da mente humana.
Já a partir do funcionalismo, minha prática estaria mais conectada à adaptação do indivíduo ao meio. Atuaria em instituições educacionais, organizações e contextos sociais emergentes, investigando como os processos mentais contribuem para a sobrevivência, a aprendizagem e o ajustamento social. As atividades envolveriam avaliações psicológicas iniciais, estudos sobre comportamento adaptativo e contribuições para a educação e o trabalho, sempre com foco na utilidade prática das funções psicológicas.
Avançando para o século XX, com o surgimento de novas vertentes teóricas, a atuação profissional se amplia e se diversifica significativamente.
A partir da Gestalt, minha prática estaria voltada para a compreensão do sujeito em sua totalidade, considerando a percepção e a experiência como fenômenos organizados. Atuaria principalmente em contextos clínicos e educacionais, desenvolvendo intervenções que favorecessem a tomada de consciência, a reorganização perceptiva e a compreensão das relações figura-fundo presentes na experiência do indivíduo.
Sob a perspectiva do Behaviorismo, minha atuação se concentraria na observação e modificação do comportamento, com ênfase nos comportamentos observáveis e mensuráveis. Trabalharia em clínicas, escolas, hospitais e organizações, aplicando técnicas de condicionamento, reforço e análise funcional do comportamento, especialmente em contextos de aprendizagem, reabilitação e desempenho.
Já na Psicanálise, minha prática estaria voltada para a escuta clínica e para a compreensão dos processos inconscientes que atravessam a subjetividade. Atuaria predominantemente em consultórios e instituições de saúde mental, desenvolvendo atendimentos clínicos baseados na associação livre, interpretação dos sonhos, análise dos sintomas e dos conflitos psíquicos, considerando a história singular de cada sujeito e sua constituição psíquica.
Dessa forma, ao percorrer esses diferentes momentos históricos, torna-se evidente que a Psicologia não é uma ciência estática, mas um campo em constante transformação, cujas teorias e práticas refletem as necessidades e concepções de sujeito de cada tempo histórico. Essa diversidade teórica enriquece a atuação profissional e amplia as possibilidades de compreensão e intervenção sobre o sofrimento humano e as relações sociais.