Desafio
Citação de Diani Florencio em outubro 9, 2025, 1:31 pmTrabalharia com a psicanálise clínica e integrativa. Sempre usei de métodos que eu mesma criava, para resolução de conflitos. Porém depois de minha formação em psicanálise, tenho o embasamento necessário para aprimorar as minhas técnicas.
Trabalharia com a psicanálise clínica e integrativa. Sempre usei de métodos que eu mesma criava, para resolução de conflitos. Porém depois de minha formação em psicanálise, tenho o embasamento necessário para aprimorar as minhas técnicas.
Citação de RUAN BARBOSA ALVES COSTA em outubro 9, 2025, 4:38 pmComo eu atuaria a partir das seguintes perspectivas Psicológicas:
- ESTRUTURALISMO: Estudaria a estrutura da consciência . Método a ser desenvolvido: Introspecção.
- FUNCIONALISMO: Estudaria as operações da mente e as funções da consciência. Método a ser desenvolvido: Análise do Comportamento
- GESTALT: Estudaria como a percepção é organizada. Método a ser desenvolvido: Compreensão dos elementos individuais que formam nossas percepções.
- BEHAVIORISMO: Estudaria o comportamento observável. Método a ser desenvolvido: Experimental
- PSICANÁLISE: Estudaria o inconsciente. Método a ser desenvolvido: Associações livres.
Como eu atuaria a partir das seguintes perspectivas Psicológicas:
- ESTRUTURALISMO: Estudaria a estrutura da consciência . Método a ser desenvolvido: Introspecção.
- FUNCIONALISMO: Estudaria as operações da mente e as funções da consciência. Método a ser desenvolvido: Análise do Comportamento
- GESTALT: Estudaria como a percepção é organizada. Método a ser desenvolvido: Compreensão dos elementos individuais que formam nossas percepções.
- BEHAVIORISMO: Estudaria o comportamento observável. Método a ser desenvolvido: Experimental
- PSICANÁLISE: Estudaria o inconsciente. Método a ser desenvolvido: Associações livres.
Citação de acaroline.ng em outubro 13, 2025, 4:41 pmAliar a psicanálise com a terapia Comportamental e a psicologia positiva é meu objetivo.
Aliar a psicanálise com a terapia Comportamental e a psicologia positiva é meu objetivo.
Citação de Joao Batista Ernesto de Moraes em outubro 20, 2025, 1:15 pm1. Estruturalista
Campo: Pesquisa experimental em laboratório.
Prática: Análise da experiência consciente através da introspecção treinada
Atividade: Decompor a mente em seus elementos básicos (sensações, imagens, sentimentos) para entender sua estrutura2. Funcionalista
Campo: Psicologia educacional, organizacional e adaptativa.
Prática: Foco na "função" da consciência e do comportamento na adaptação ao ambiente.
Atividade: Avaliar como processos mentais (atenção, hábitos) ajudam na solução de problemas práticos da vida3. Psicanalítica:
Campo: Clínica, psicoterapia individual.
Prática: Análise** do inconsciente através da associação livre, interpretação de sonhos e análise da transferência.
Atividade: Identificar conflitos inconscientes, mecanismos de defesa e promover insight para elaboração de traumas e modificação da estrutura psíquica4. Behaviorista:
Campo:Terapia comportamental, modificação de comportamento, organizacional.
Prática: Análise funcional do comportamento observável e suas relações com o ambiente.
Atividade: Uso de técnicas de "condicionamento"(reforço, extinção, modelagem) para eliminar comportamentos-problema e instalar novos repertórios.5. Gestalt:
Campo: Clínica (Terapia Gestalt), psicologia da percepção e organizacional.
Prática: Abordagem holística e fenomenológica, focada na experiência presente ("aqui-e-agora").
Atividade:Trabalhar com a percepção e autorregulação do organismo, usando técnicas experimentais para fechar "assuntos mal resolvidos"Cada perspectiva molda radicalmente o foco, os métodos e os objetivos da atuação profissional.
1. Estruturalista
Campo: Pesquisa experimental em laboratório.
Prática: Análise da experiência consciente através da introspecção treinada
Atividade: Decompor a mente em seus elementos básicos (sensações, imagens, sentimentos) para entender sua estrutura
2. Funcionalista
Campo: Psicologia educacional, organizacional e adaptativa.
Prática: Foco na "função" da consciência e do comportamento na adaptação ao ambiente.
Atividade: Avaliar como processos mentais (atenção, hábitos) ajudam na solução de problemas práticos da vida
3. Psicanalítica:
Campo: Clínica, psicoterapia individual.
Prática: Análise** do inconsciente através da associação livre, interpretação de sonhos e análise da transferência.
Atividade: Identificar conflitos inconscientes, mecanismos de defesa e promover insight para elaboração de traumas e modificação da estrutura psíquica
4. Behaviorista:
Campo:Terapia comportamental, modificação de comportamento, organizacional.
Prática: Análise funcional do comportamento observável e suas relações com o ambiente.
Atividade: Uso de técnicas de "condicionamento"(reforço, extinção, modelagem) para eliminar comportamentos-problema e instalar novos repertórios.
5. Gestalt:
Campo: Clínica (Terapia Gestalt), psicologia da percepção e organizacional.
Prática: Abordagem holística e fenomenológica, focada na experiência presente ("aqui-e-agora").
Atividade:Trabalhar com a percepção e autorregulação do organismo, usando técnicas experimentais para fechar "assuntos mal resolvidos"
Cada perspectiva molda radicalmente o foco, os métodos e os objetivos da atuação profissional.
Citação de Raquel_souza em outubro 27, 2025, 11:14 amA psicologia atua em áreas de mais necessidades para o desenvolvimento humano, eu particularmente atuaria na área de empresas privadas para o desenvolvimento dos colaboradores.
A psicologia atua em áreas de mais necessidades para o desenvolvimento humano, eu particularmente atuaria na área de empresas privadas para o desenvolvimento dos colaboradores.
Citação de Marcos Moraes e Silva em outubro 28, 2025, 1:46 amCada fase da história humana se impõe de uma maneira. O estruturalismo, funcionalismo, Gestalt-terapia, Psicanalise, de Freud a Lacan, passando pelo Behaviorismo ou Comportamentalismo, Humanismo, Positivismo, Cognitivismo e agora com o Neurocognitivismo, devido o desenrolar da própria história e consequente avanços tecnológicos, todos tiveram e têm a sua importância. Todas se complementam gerando lentes poderosas para o cuidado da mente humana. Nao consigo me enxergar em nenhuma das fases propostas, no entanto, me vejo motivado e influenciado pelas descobertas para o descobrimento da mente humana.
Cada fase da história humana se impõe de uma maneira. O estruturalismo, funcionalismo, Gestalt-terapia, Psicanalise, de Freud a Lacan, passando pelo Behaviorismo ou Comportamentalismo, Humanismo, Positivismo, Cognitivismo e agora com o Neurocognitivismo, devido o desenrolar da própria história e consequente avanços tecnológicos, todos tiveram e têm a sua importância. Todas se complementam gerando lentes poderosas para o cuidado da mente humana. Nao consigo me enxergar em nenhuma das fases propostas, no entanto, me vejo motivado e influenciado pelas descobertas para o descobrimento da mente humana.
Citação de mayara ramalho santos da silva em novembro 5, 2025, 3:06 amNo século XIX, como psicólogo estruturalista, eu atuaria em laboratórios de pesquisa, buscando compreender os processos mentais por meio da introspecção e da análise das sensações e percepções humanas. Já sob a perspectiva funcionalista, meu foco seria estudar como a mente se adapta ao ambiente, talvez em escolas ou instituições sociais, observando o comportamento prático das pessoas. No século XX, como gestaltista, trabalharia com a percepção e a forma como o indivíduo organiza suas experiências. Como behaviorista, atuaria em ambientes educativos ou clínicos, aplicando técnicas de condicionamento e observação do comportamento. Por fim, como psicanalista, exploraria o inconsciente, conduzindo atendimentos clínicos voltados para a escuta e interpretação dos conflitos internos.
No século XIX, como psicólogo estruturalista, eu atuaria em laboratórios de pesquisa, buscando compreender os processos mentais por meio da introspecção e da análise das sensações e percepções humanas. Já sob a perspectiva funcionalista, meu foco seria estudar como a mente se adapta ao ambiente, talvez em escolas ou instituições sociais, observando o comportamento prático das pessoas. No século XX, como gestaltista, trabalharia com a percepção e a forma como o indivíduo organiza suas experiências. Como behaviorista, atuaria em ambientes educativos ou clínicos, aplicando técnicas de condicionamento e observação do comportamento. Por fim, como psicanalista, exploraria o inconsciente, conduzindo atendimentos clínicos voltados para a escuta e interpretação dos conflitos internos.
Citação de MARCIA OLIVEIRA em novembro 7, 2025, 9:18 pmAcredito que no século XIX , a autuação seria principalmente em laboratórios de pesquisa em universidades , tentando me dedicar a investigações básicas sobre a consciência e a mente levando em conta as limitações ainda existentes , me concentraria em como a consciência é útil ou funcional para o organismo. Já no século XX o surgimento da Gestalt, Behavorismo e da psicanálise marca uma ruptura com as pesrpectivas anteriores o que possibilita a compreensão e intervenção na psique e no comportamento humano. No behavorismo utilizaria nos atendimentos do modelo de estímulo-resposta para análise poderia ir para a educação , terapias comportamentais. já na Gestalt que enfatizava a percepção e experiência humana como um todo organizado poderia atuar no social. Na psicanálise que focava no inconsciente, nos desejos reprimidos e nas experiências da infância poderia atender individualmente em consultórios com foco na cura pela fala .
Acredito que no século XIX , a autuação seria principalmente em laboratórios de pesquisa em universidades , tentando me dedicar a investigações básicas sobre a consciência e a mente levando em conta as limitações ainda existentes , me concentraria em como a consciência é útil ou funcional para o organismo. Já no século XX o surgimento da Gestalt, Behavorismo e da psicanálise marca uma ruptura com as pesrpectivas anteriores o que possibilita a compreensão e intervenção na psique e no comportamento humano. No behavorismo utilizaria nos atendimentos do modelo de estímulo-resposta para análise poderia ir para a educação , terapias comportamentais. já na Gestalt que enfatizava a percepção e experiência humana como um todo organizado poderia atuar no social. Na psicanálise que focava no inconsciente, nos desejos reprimidos e nas experiências da infância poderia atender individualmente em consultórios com foco na cura pela fala .
Citação de Kenya Lopes em novembro 22, 2025, 9:41 pmProvavelmente a Teoria Cognitiva Comportamental e o Behaviorismo seriam minhas linhas de trabalho.
Provavelmente a Teoria Cognitiva Comportamental e o Behaviorismo seriam minhas linhas de trabalho.
Citação de Marilia Emmendorfer Hammes em novembro 28, 2025, 12:26 amSem dúvida Psicanálise, me vejo como Melanie Klein.
Sem dúvida Psicanálise, me vejo como Melanie Klein.