Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 58 of 114Next

Século XIX - Perspectivas Estruturais e Funcionalistas:

• Espaços de Atuação:
    • Em meados do século XIX, a psicologia estava em seus estágios iniciais de desenvolvimento, e as perspectivas predominantes eram estruturalismo e funcionalismo.
    • Atuaria em laboratórios de pesquisa experimental, explorando a estrutura da mente através de métodos como a introspecção.
  • Atividades Desenvolvidas:
    • Conduziria experimentos para analisar a estrutura da mente, descompondo-a em elementos básicos (no caso do estruturalismo).
    • Investigaria as funções mentais superiores, buscando compreender como a mente se adapta e funciona em ambientes reais (no caso do funcionalismo).
    • Poderia envolver-se em áreas como educação e seleção de pessoal, aplicando conhecimentos psicológicos emergentes.

Início do Século XX - Gestalt, Behaviorismo e Psicanálise:

• Espaços de Atuação (Gestalt):
    • Atuaria em laboratórios experimentais, explorando a percepção e a organização da informação.
    • Poderia estar envolvido em pesquisa e prática clínica, aplicando os princípios da Gestalt na compreensão da experiência subjetiva.
  • Atividades Desenvolvidas (Gestalt):
    • Investigaria a percepção visual e cognição, enfocando a totalidade das experiências perceptivas.
    • Desenvolveria abordagens terapêuticas baseadas nos princípios gestálticos, buscando compreender o significado subjetivo dos eventos.
  • Espaços de Atuação (Behaviorismo):
    • Atuaria em laboratórios experimentais, usando métodos objetivos para estudar comportamentos observáveis.
    • Poderia trabalhar em ambientes aplicados, como educação e indústria, aplicando princípios behavioristas.
  • Atividades Desenvolvidas (Behaviorismo):
    • Conduziria experimentos de condicionamento e aprendizagem, enfocando a relação entre estímulos e respostas.
    • Desenvolveria intervenções para modificar comportamentos indesejados, com ênfase em observações objetivas.
  • Espaços de Atuação (Psicanálise):
    • Atuaria em consultórios privados como psicoterapeuta.
    • Poderia contribuir para a compreensão dos processos inconscientes em contextos clínicos e sociais.
  • Atividades Desenvolvidas (Psicanálise):
    • Realizaria sessões de psicanálise, explorando os conteúdos inconscientes e interpretações simbólicas.
    • Investigaria questões como neuroses, relações interpessoais e desenvolvimento psicossexual.

Essas viagens imaginárias refletem como a psicologia evoluiu ao longo do tempo, adaptando-se às teorias emergentes e diversificando suas áreas de atuação. Cada perspectiva trouxe contribuições únicas para a compreensão do comportamento humano.

INHO has reacted to this post.
INHO

Métodos de grande importância para o estudo da mente humana. Teria como base a funcionalista e a psicanálise.

bom eu estou apredendo

Mas o q eu vir até agora,eu coloca em pratica a psicanalise clinca

Estou conhecendo a área psicanálise ainda

Estou gostando muito , em estudar a mente humana , através da psicanalise

Eu me debruçaria no campo da psicanálise no contexto das terapias comportamentais.

Eu escolheria e trabalharia com a psicanálise, com certeza, pois as lembranças, experiências passadas e principalmente as memórias vivenciadas na infância refletidos no inconsciente, tentam justificar nosso comportamento, possibilitando um resultado aprofundado e assim poderemos trabalhar com o individuo que busque o autoconhecimento e tentar resolver obstáculos que impedem esse individuo de seguir a diante em sua vida.

No século XIX, baseando-me nas perspectivas Estruturalistas e Funcionalistas, conduziria um trabalho terapêutico nos seguintes espaços:

Estruturalista: como esta perspectiva baseia-se na estrutura da consciência através da introspecção, buscaria atuar em espaços de vivência coletiva (como escolas), pois atuaria na relação do sujeito com o meio em que está inserido e na sua relação com os outros. Com isso, buscaria entender os seus medos e a baixa autoestima que acomete a muitas pessoas devido ao seu contexto de vivência. As possíveis atividades a serem desenvolvidas  seriam aquelas que buscassem promover a autonomia da fala  e a valorização dos seus feitos para que os mesmos fossem levados a entender que eles têm valor, assim como tudo o que eles produzem também, já que muitos alunos não se veem ou se sentem valorizados por seus familiares assim como pelas próprias escolas. E com relação a perspectiva Funcionalista seguiria basicamente a mesma linha de atuação, já que esta preocupa-se em descrever as funcionalidades da mente e a sua relação com a consciência.

Já no século XX, seguindo as vertentes da Gestalt, Behaviorismo e da Psicanálise, focaria o trabalho de modo mais individualizado com atendimentos em consultório onde os indivíduos seriam estimulados a se conhecerem e a entenderem os padrões comportamentais  que são impostos e que os  levam a agirem de modo "mecânico" e a acharem até mesmo que tem o controle das suas ações e decisões.

Eu mim ocupariam com psicanálise  ,por  estudar o comportamento  humano    pois em um mundo que estamos vivendo  a onde a grande  geração  ser encontra  doente  emocionalmente  , quanto mais gente sober lidar com o comportamento  do próxima melhor...

Trabalharia com  a filosofia, atuando nas escolas, na formação da mente humana, (ideias alegres, românticas motivacionais). Nos dias atuais trabalharia com a psicanálise, procurando entender a mente humana.

PreviousPage 58 of 114Next