Desafio
Citação de Jefferson em novembro 20, 2023, 1:03 amSéculo XIX - Perspectivas Estruturais e Funcionalistas:
- Espaços de Atuação:
- Em meados do século XIX, a psicologia estava em seus estágios iniciais de desenvolvimento, e as perspectivas predominantes eram estruturalismo e funcionalismo.
- Atuaria em laboratórios de pesquisa experimental, explorando a estrutura da mente através de métodos como a introspecção.
- Atividades Desenvolvidas:
- Conduziria experimentos para analisar a estrutura da mente, descompondo-a em elementos básicos (no caso do estruturalismo).
- Investigaria as funções mentais superiores, buscando compreender como a mente se adapta e funciona em ambientes reais (no caso do funcionalismo).
- Poderia envolver-se em áreas como educação e seleção de pessoal, aplicando conhecimentos psicológicos emergentes.
Início do Século XX - Gestalt, Behaviorismo e Psicanálise:
- Espaços de Atuação (Gestalt):
- Atuaria em laboratórios experimentais, explorando a percepção e a organização da informação.
- Poderia estar envolvido em pesquisa e prática clínica, aplicando os princípios da Gestalt na compreensão da experiência subjetiva.
- Atividades Desenvolvidas (Gestalt):
- Investigaria a percepção visual e cognição, enfocando a totalidade das experiências perceptivas.
- Desenvolveria abordagens terapêuticas baseadas nos princípios gestálticos, buscando compreender o significado subjetivo dos eventos.
- Espaços de Atuação (Behaviorismo):
- Atuaria em laboratórios experimentais, usando métodos objetivos para estudar comportamentos observáveis.
- Poderia trabalhar em ambientes aplicados, como educação e indústria, aplicando princípios behavioristas.
- Atividades Desenvolvidas (Behaviorismo):
- Conduziria experimentos de condicionamento e aprendizagem, enfocando a relação entre estímulos e respostas.
- Desenvolveria intervenções para modificar comportamentos indesejados, com ênfase em observações objetivas.
- Espaços de Atuação (Psicanálise):
- Atuaria em consultórios privados como psicoterapeuta.
- Poderia contribuir para a compreensão dos processos inconscientes em contextos clínicos e sociais.
- Atividades Desenvolvidas (Psicanálise):
- Realizaria sessões de psicanálise, explorando os conteúdos inconscientes e interpretações simbólicas.
- Investigaria questões como neuroses, relações interpessoais e desenvolvimento psicossexual.
Essas viagens imaginárias refletem como a psicologia evoluiu ao longo do tempo, adaptando-se às teorias emergentes e diversificando suas áreas de atuação. Cada perspectiva trouxe contribuições únicas para a compreensão do comportamento humano.
Século XIX - Perspectivas Estruturais e Funcionalistas:
- Espaços de Atuação:
- Em meados do século XIX, a psicologia estava em seus estágios iniciais de desenvolvimento, e as perspectivas predominantes eram estruturalismo e funcionalismo.
- Atuaria em laboratórios de pesquisa experimental, explorando a estrutura da mente através de métodos como a introspecção.
- Atividades Desenvolvidas:
- Conduziria experimentos para analisar a estrutura da mente, descompondo-a em elementos básicos (no caso do estruturalismo).
- Investigaria as funções mentais superiores, buscando compreender como a mente se adapta e funciona em ambientes reais (no caso do funcionalismo).
- Poderia envolver-se em áreas como educação e seleção de pessoal, aplicando conhecimentos psicológicos emergentes.
Início do Século XX - Gestalt, Behaviorismo e Psicanálise:
- Espaços de Atuação (Gestalt):
- Atuaria em laboratórios experimentais, explorando a percepção e a organização da informação.
- Poderia estar envolvido em pesquisa e prática clínica, aplicando os princípios da Gestalt na compreensão da experiência subjetiva.
- Atividades Desenvolvidas (Gestalt):
- Investigaria a percepção visual e cognição, enfocando a totalidade das experiências perceptivas.
- Desenvolveria abordagens terapêuticas baseadas nos princípios gestálticos, buscando compreender o significado subjetivo dos eventos.
- Espaços de Atuação (Behaviorismo):
- Atuaria em laboratórios experimentais, usando métodos objetivos para estudar comportamentos observáveis.
- Poderia trabalhar em ambientes aplicados, como educação e indústria, aplicando princípios behavioristas.
- Atividades Desenvolvidas (Behaviorismo):
- Conduziria experimentos de condicionamento e aprendizagem, enfocando a relação entre estímulos e respostas.
- Desenvolveria intervenções para modificar comportamentos indesejados, com ênfase em observações objetivas.
- Espaços de Atuação (Psicanálise):
- Atuaria em consultórios privados como psicoterapeuta.
- Poderia contribuir para a compreensão dos processos inconscientes em contextos clínicos e sociais.
- Atividades Desenvolvidas (Psicanálise):
- Realizaria sessões de psicanálise, explorando os conteúdos inconscientes e interpretações simbólicas.
- Investigaria questões como neuroses, relações interpessoais e desenvolvimento psicossexual.
Essas viagens imaginárias refletem como a psicologia evoluiu ao longo do tempo, adaptando-se às teorias emergentes e diversificando suas áreas de atuação. Cada perspectiva trouxe contribuições únicas para a compreensão do comportamento humano.
Citação de INHO em novembro 20, 2023, 4:16 pmMétodos de grande importância para o estudo da mente humana. Teria como base a funcionalista e a psicanálise.
Métodos de grande importância para o estudo da mente humana. Teria como base a funcionalista e a psicanálise.
Citação de Sheila Dos Santos Ferreira de Oliveira em novembro 21, 2023, 8:29 pmbom eu estou apredendo
Mas o q eu vir até agora,eu coloca em pratica a psicanalise clinca
bom eu estou apredendo
Mas o q eu vir até agora,eu coloca em pratica a psicanalise clinca
Citação de Daniel cruz em novembro 24, 2023, 6:35 pmEstou conhecendo a área psicanálise ainda
Estou conhecendo a área psicanálise ainda
Citação de Daniel cruz em novembro 24, 2023, 6:37 pmEstou gostando muito , em estudar a mente humana , através da psicanalise
Estou gostando muito , em estudar a mente humana , através da psicanalise
Citação de Joana DArc de Souza em novembro 24, 2023, 7:59 pmEu me debruçaria no campo da psicanálise no contexto das terapias comportamentais.
Eu me debruçaria no campo da psicanálise no contexto das terapias comportamentais.
Citação de Marcia Regina Chillemi em novembro 24, 2023, 9:31 pmEu escolheria e trabalharia com a psicanálise, com certeza, pois as lembranças, experiências passadas e principalmente as memórias vivenciadas na infância refletidos no inconsciente, tentam justificar nosso comportamento, possibilitando um resultado aprofundado e assim poderemos trabalhar com o individuo que busque o autoconhecimento e tentar resolver obstáculos que impedem esse individuo de seguir a diante em sua vida.
Eu escolheria e trabalharia com a psicanálise, com certeza, pois as lembranças, experiências passadas e principalmente as memórias vivenciadas na infância refletidos no inconsciente, tentam justificar nosso comportamento, possibilitando um resultado aprofundado e assim poderemos trabalhar com o individuo que busque o autoconhecimento e tentar resolver obstáculos que impedem esse individuo de seguir a diante em sua vida.
Citação de Jeorge Pereira de Campos em novembro 27, 2023, 1:16 pmNo século XIX, baseando-me nas perspectivas Estruturalistas e Funcionalistas, conduziria um trabalho terapêutico nos seguintes espaços:
Estruturalista: como esta perspectiva baseia-se na estrutura da consciência através da introspecção, buscaria atuar em espaços de vivência coletiva (como escolas), pois atuaria na relação do sujeito com o meio em que está inserido e na sua relação com os outros. Com isso, buscaria entender os seus medos e a baixa autoestima que acomete a muitas pessoas devido ao seu contexto de vivência. As possíveis atividades a serem desenvolvidas seriam aquelas que buscassem promover a autonomia da fala e a valorização dos seus feitos para que os mesmos fossem levados a entender que eles têm valor, assim como tudo o que eles produzem também, já que muitos alunos não se veem ou se sentem valorizados por seus familiares assim como pelas próprias escolas. E com relação a perspectiva Funcionalista seguiria basicamente a mesma linha de atuação, já que esta preocupa-se em descrever as funcionalidades da mente e a sua relação com a consciência.
Já no século XX, seguindo as vertentes da Gestalt, Behaviorismo e da Psicanálise, focaria o trabalho de modo mais individualizado com atendimentos em consultório onde os indivíduos seriam estimulados a se conhecerem e a entenderem os padrões comportamentais que são impostos e que os levam a agirem de modo "mecânico" e a acharem até mesmo que tem o controle das suas ações e decisões.
No século XIX, baseando-me nas perspectivas Estruturalistas e Funcionalistas, conduziria um trabalho terapêutico nos seguintes espaços:
Estruturalista: como esta perspectiva baseia-se na estrutura da consciência através da introspecção, buscaria atuar em espaços de vivência coletiva (como escolas), pois atuaria na relação do sujeito com o meio em que está inserido e na sua relação com os outros. Com isso, buscaria entender os seus medos e a baixa autoestima que acomete a muitas pessoas devido ao seu contexto de vivência. As possíveis atividades a serem desenvolvidas seriam aquelas que buscassem promover a autonomia da fala e a valorização dos seus feitos para que os mesmos fossem levados a entender que eles têm valor, assim como tudo o que eles produzem também, já que muitos alunos não se veem ou se sentem valorizados por seus familiares assim como pelas próprias escolas. E com relação a perspectiva Funcionalista seguiria basicamente a mesma linha de atuação, já que esta preocupa-se em descrever as funcionalidades da mente e a sua relação com a consciência.
Já no século XX, seguindo as vertentes da Gestalt, Behaviorismo e da Psicanálise, focaria o trabalho de modo mais individualizado com atendimentos em consultório onde os indivíduos seriam estimulados a se conhecerem e a entenderem os padrões comportamentais que são impostos e que os levam a agirem de modo "mecânico" e a acharem até mesmo que tem o controle das suas ações e decisões.
Citação de Jociara em novembro 28, 2023, 1:19 pmEu mim ocupariam com psicanálise ,por estudar o comportamento humano pois em um mundo que estamos vivendo a onde a grande geração ser encontra doente emocionalmente , quanto mais gente sober lidar com o comportamento do próxima melhor...
Eu mim ocupariam com psicanálise ,por estudar o comportamento humano pois em um mundo que estamos vivendo a onde a grande geração ser encontra doente emocionalmente , quanto mais gente sober lidar com o comportamento do próxima melhor...
Citação de Maria de Jesus Tavares Valadares em novembro 29, 2023, 6:14 pmTrabalharia com a filosofia, atuando nas escolas, na formação da mente humana, (ideias alegres, românticas motivacionais). Nos dias atuais trabalharia com a psicanálise, procurando entender a mente humana.
Trabalharia com a filosofia, atuando nas escolas, na formação da mente humana, (ideias alegres, românticas motivacionais). Nos dias atuais trabalharia com a psicanálise, procurando entender a mente humana.