Escolas da Psicologia: Behaviorismo e Psicanálise
Citação de Antonio Henrique Coutelo de Moraes em agosto 9, 2026, 4:04 pmNesta unidade, aprendi que behaviorismo e psicanálise apresentam formas diferentes, mas complementares, de compreender o ser humano. O behaviorismo enfatiza os comportamentos observáveis e a influência do ambiente, dos estímulos e das consequências na aprendizagem e na mudança de comportamento. Já a psicanálise amplia essa compreensão ao considerar o inconsciente, os desejos, os conflitos internos e as experiências vividas pelo sujeito.
O que mais me chamou atenção foi perceber que, na área da saúde, compreender o sujeito exige ir além de seus comportamentos visíveis. A escuta, a história de vida e as relações estabelecidas são fundamentais para um cuidado mais humanizado e integral. Assim, o estudo dessas duas escolas contribuiu para ampliar minha compreensão sobre as diferentes formas de interpretar o comportamento e a subjetividade humana.
Nesta unidade, aprendi que behaviorismo e psicanálise apresentam formas diferentes, mas complementares, de compreender o ser humano. O behaviorismo enfatiza os comportamentos observáveis e a influência do ambiente, dos estímulos e das consequências na aprendizagem e na mudança de comportamento. Já a psicanálise amplia essa compreensão ao considerar o inconsciente, os desejos, os conflitos internos e as experiências vividas pelo sujeito.
O que mais me chamou atenção foi perceber que, na área da saúde, compreender o sujeito exige ir além de seus comportamentos visíveis. A escuta, a história de vida e as relações estabelecidas são fundamentais para um cuidado mais humanizado e integral. Assim, o estudo dessas duas escolas contribuiu para ampliar minha compreensão sobre as diferentes formas de interpretar o comportamento e a subjetividade humana.