Escolas da psicologia: psicanálise e Behaviorismo
Citação de Anne Caroline Pereira Prata em setembro 22, 2026, 6:45 amO que mais me marcou neste módulo foi perceber o peso da presença dos pais na clínica com crianças. O sintoma do miúdo não surge isolado; ele está profundamente amarrado ao discurso e aos desejos da família, exigindo do analista um manejo transferencial muito cuidadoso.
Outro ponto que me chamou a atenção foi ver como a psicanálise tensiona o modelo biomédico tradicional — seja na saúde coletiva ou ao questionar abordagens rígidas. Em vez de focarmos em protocolos fechados ou na eliminação mecânica do sintoma, o nosso papel é sustentar uma escuta que devolva ao sujeito a responsabilidade pela sua própria história.
O que mais me marcou neste módulo foi perceber o peso da presença dos pais na clínica com crianças. O sintoma do miúdo não surge isolado; ele está profundamente amarrado ao discurso e aos desejos da família, exigindo do analista um manejo transferencial muito cuidadoso.
Outro ponto que me chamou a atenção foi ver como a psicanálise tensiona o modelo biomédico tradicional — seja na saúde coletiva ou ao questionar abordagens rígidas. Em vez de focarmos em protocolos fechados ou na eliminação mecânica do sintoma, o nosso papel é sustentar uma escuta que devolva ao sujeito a responsabilidade pela sua própria história.