Estágio do Espelho
Citação de Carlos Jose em dezembro 16, 2021, 8:37 pmO estágio do espelho é o momento em que a criança se descobre como tal, como um ser independente do corpo da mãe. O espelho passa a dar-lhe autonomia e conhecimento de si próprio.
Porém, o estágio do espelho não é algo que se limita ao periodo infantil, mas pode acontecer na vida adulta, não só através do objeto "espelho"em si, mas de um "outro" que nos faça entender essa realidade (que existe o meu eu) no momento em que me encontro preso aos rudimentos da minha infantilidade.
O estágio do espelho é o momento em que a criança se descobre como tal, como um ser independente do corpo da mãe. O espelho passa a dar-lhe autonomia e conhecimento de si próprio.
Porém, o estágio do espelho não é algo que se limita ao periodo infantil, mas pode acontecer na vida adulta, não só através do objeto "espelho"em si, mas de um "outro" que nos faça entender essa realidade (que existe o meu eu) no momento em que me encontro preso aos rudimentos da minha infantilidade.
Citação de Milane Ramos Lins em janeiro 9, 2022, 2:55 amEstagio do espelho,Expressão criada por Jacques Lacan, em 1936, para designar um momento psíquico da evolução humana,situado entre os 6 e os 18 meses,durante o qual a criança antecipa o domínio sobre a sua unidade corporal através de uma identificação com a imagem do semelhante e da percepção da sua própria imagem no espelho.
Estagio do espelho,Expressão criada por Jacques Lacan, em 1936, para designar um momento psíquico da evolução humana,situado entre os 6 e os 18 meses,durante o qual a criança antecipa o domínio sobre a sua unidade corporal através de uma identificação com a imagem do semelhante e da percepção da sua própria imagem no espelho.
Citação de Maria de Jesus Tavares Valadares em outubro 9, 2023, 6:50 pmRelação compreensiva e a relação com o real
A imagem é uma forma de expressão humana cuja percepção está para além dos sentidos, é uma forma de olhar sobre o sujeito, o mundo real. Esse olhar, é variável ao longo do tempo e também muda de acordo com o espaço, a sociedade, contexto. A respeito, a caracterização da imagem ao longo do tempo, por meio dos três paradigmas da fotografia: pré-fotográfico, fotográfico e pós-fotográfico, permite refletir sobre como as relações entre o sujeito e a imagem foram se estabelecendo.
Relação compreensiva e a relação com o real
A imagem é uma forma de expressão humana cuja percepção está para além dos sentidos, é uma forma de olhar sobre o sujeito, o mundo real. Esse olhar, é variável ao longo do tempo e também muda de acordo com o espaço, a sociedade, contexto. A respeito, a caracterização da imagem ao longo do tempo, por meio dos três paradigmas da fotografia: pré-fotográfico, fotográfico e pós-fotográfico, permite refletir sobre como as relações entre o sujeito e a imagem foram se estabelecendo.
Citação de marceloimw em novembro 3, 2023, 11:19 pmExpressão criada por Jacques Lacan, em 1936, para designar um momento psíquico da evolução humana, situado entre os 6 e os 18 meses, durante o qual a criança antecipa o domínio sobre a sua unidade corporal através de uma identificação com a imagem do semelhante e da perceção da sua própria imagem num espelho.
Expressão criada por Jacques Lacan, em 1936, para designar um momento psíquico da evolução humana, situado entre os 6 e os 18 meses, durante o qual a criança antecipa o domínio sobre a sua unidade corporal através de uma identificação com a imagem do semelhante e da perceção da sua própria imagem num espelho.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱