Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Eu personalidade

Spoiler
 Eu e Personalidade na Psicanálise — Freud e além

Aqui vamos separar Eu (Ego) como instância psíquica e Personalidade como conjunto organizado de traços, funcionamentos e identidade.

O Eu = Ego — A Segunda Tópica de Freud

Freud dividiu o aparelho psíquico em três instâncias que formam a estrutura da personalidade:

Instância O que é Princípio Função

Id (Isso) Inconsciente, reservatório de impulsos instintivos (sexo, agressão) Princípio do Prazer — busca satisfação imediata, sem regras Exigir descarga de tensão

Ego (Eu) Instância racional, organizada, a mais consciente Princípio da Realidade — media entre desejos, regras e mundo externo Decidir, equilibrar, adiar prazer

Superego (Sobre-Eu) Juiz moral, consciência, normas sociais e familiares internalizadas Princípio da Culpa / Ideal — cobra perfeição e proibições Julgar, proibir, impor ideais

O Eu/Ego é o centro executivo da personalidade: ele media o conflito entre os impulsos do Id, as exigências morais do Superego e as limitações do mundo real. Quando o equilíbrio se rompe → ansiedade, conflito, sintomas.

O Eu em Lacan — Diferença Fundamental

- Para Lacan, o Eu NÃO é o centro, nem é consciente nem dono de si — ele se forma no Estádio do Espelho, a partir de uma imagem do outro.

- O Eu é, desde o início, alienado: nos reconhecemos numa imagem externa, então nós nunca somos idênticos a nós mesmos.

- Existe um sujeito (inconsciente, dividido) que está além do Eu.

Personalidade — Como se forma

A personalidade não é pronta ao nascer: se constrói ao longo do desenvolvimento, combinando:

- Fatores biológicos: temperamento, pulsões, disposições

- Fatores relacionais: vínculos na infância, reconhecimento do outro, limites e afeto

- Fatores sociais/culturais: normas, valores, identificações

- Processos psíquicos: recalcamento, formação de ideais, mecanismos de defesa

Fases de formação (Freud — desenvolvimento psicossexual)

Oral (0–1a): relação com o outro, confiança/desconfiança

Anal (1–3a): autonomia, controle, regras

Fálica / Édipo (3–6a): identidade de gênero, relação com autoridade, formação do Superego

Latência (6–puberdade): investimento em aprendizagem, amizades

Genital (adulto): integração, vínculos maduros

Quando a Personalidade entra em desequilíbrio

- Neurose: conflito entre Id, Ego e Superego → ansiedade, fobias, obsessões (Ego ainda consegue se defender)

- Psicose: o Eu é atingido em sua base → perda de contato com