Princípios da Imagem Pessoal
Citação de Anne Caroline Pereira Prata em setembro 22, 2026, 4:58 amNeste módulo, a imersão nos conceitos de identificação e imagem — articulados tanto na teoria psicanalítica clássica quanto na leitura crítica da cultura contemporânea — permitiu-me compreender de forma profunda como o sujeito se constitui a partir do olhar do Outro. O estudo mostrou-me como a imagem pode atuar tanto como elemento de sustentação do eu quanto como uma armadilha na lógica espetacular e mítica da repetição e da culpa. Compreender estas dinâmicas amplia de forma decisiva o meu raciocínio clínico, instrumentalizando-me para enxergar a singularidade do sujeito para além das pressões sociais e das amarras do imaginário.
Neste módulo, a imersão nos conceitos de identificação e imagem — articulados tanto na teoria psicanalítica clássica quanto na leitura crítica da cultura contemporânea — permitiu-me compreender de forma profunda como o sujeito se constitui a partir do olhar do Outro. O estudo mostrou-me como a imagem pode atuar tanto como elemento de sustentação do eu quanto como uma armadilha na lógica espetacular e mítica da repetição e da culpa. Compreender estas dinâmicas amplia de forma decisiva o meu raciocínio clínico, instrumentalizando-me para enxergar a singularidade do sujeito para além das pressões sociais e das amarras do imaginário.