Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Fórum avaliativo- A origem da Psicanálise

PreviousPage 2 of 2

Nesse Primeiro módulo tivemos a oportunidade  de compartilhamos um conteúdo enriquecedor. A Psicanálise surgiu em momento  em que havia uma inquietação das ideias (XIX),Freud buscava compreender a si mesmo e também as pessoas  como  se relacionavam.

Citando, textualmente os psicólogos da Gestalt, quando propuseram que “o todo é diferente da soma de suas partes”, que a nossa percepção ou compreensão, dos objetos é maior e mais significativa do que os elementos individuais que formam nossas percepções, começo a entender que muito do nosso “modus operandi” se deve as diversas influências tácitas, “herdadas” pela convivência com os professores, familiares e pessoas do convívio mais próximo.

A partir do entendimento de como cada uma dessas pessoas nos influência, a partir do que ela mesmo sofre de influência (externa ou não) é possível balizarmos nossas atitudes e compreender melhor o nosso meio, a forma como agimos ou reagimos em determinada situação e, talvez, escolher de forma mais acertada os passos que certamente serão mais conscientes a partir deste estudo.

 

Neste primeiro módulo, consegui observar o quanto o nosso meio influência nossa psiquê, Freud através de sua própria experiência, buscou a horigem de nossos transtornos.

Também fiquei fascinada pelo poder que adentra nosso inconsciente, e como o descontrole do nosso ID,EGO, e SUPEREGO, pode nos prejudicar e prejudicar o meio em que vivemos, eles são as engrenagens da nossa máquina ( cérebro) e o mal funcionamento de ambos traz todo descontrole, é preciso estar em harmonia e equilíbrio para que tudo corra perfeitamente, com isso só posso concluir que a cura está no nosso autoconhecimento.

A Psicanálise tem origem na insatisfação de Freud em relação ao comportamento humano mediante determinada situação,  inclusive ele questionava a si mesmo, Freud um médico neurologista, filósofo e pesquisador se deparou com pacientes com problemas nos nervosos, no final do sec XIX início do sec XX,  começou a questionar a limitação dos tratamentos, então resolve ir para Paris e faz estágio com Jean B. Charcló que  utilizava a técnica de hipnose para tratar seus pacientes,  Freud retorna começa a fazer uso  desta prática mas observou que nem todos os pacientes se deixavam hipnotizar, então abandonou a hipnose  continuou com suas pesquisa investigativas e alia a Josef Breuer que pedia a seus pacientes para falar sobre suas fantasias, as pesquisas continuam e Feud vai denominando e descrevendo cada descoberta,   o inconsciente (Alteridade Radical), associação livre, ato falho, ID, Ego, Superego, complexo de Édipo, mecanismos de defesa, etc, então juntou toda sua investigação estruturou e chamou de psicanálise, hoje é impossível ver o mundo sem Freud que nos deu de presente a descoberta  do inconsciente e a psicanálise nos fornece pistas para diagnosticar os conflitos de ordem psíquica e seus desdobramentos.

Citação de Talita Giane da Silva em junho 30, 2022, 10:42 pm

Neste primeiro módulo, consegui observar o quanto o nosso meio influência nossa psiquê, Freud através de sua própria experiência, buscou a horigem de nossos transtornos.

Também fiquei fascinada pelo poder que adentra nosso inconsciente, e como o descontrole do nosso ID,EGO, e SUPEREGO, pode nos prejudicar e prejudicar o meio em que vivemos, eles são as engrenagens da nossa máquina ( cérebro) e o mal funcionamento de ambos traz todo descontrole, é preciso estar em harmonia e equilíbrio para que tudo corra perfeitamente, com isso só posso concluir que a cura está no nosso autoconhecimento.

Tatiane me perdoa tá, mas só tenho intenção de contribuir. Em verdade o poder não adentra em nosso inconsciente isto seria isto seria o externo entrando no nosso inconsciente ocorre o contrário as informações vão saindo do inconsciente para  pré - consciente até o consciente você está certíssima quando faz menção que a cura está no autoconhecimento, parabéns.

Citação de Leidiane Bento Lino em junho 9, 2022, 10:54 pm

Boa noite!

Tenho uma dúvida...

Ao descobrir o que está causando o sofrimento ao paciente devemos  conduzi-lo a sublimação do trauma, mas e se mesmo assim continuarem os sintomas?

No caso de pessoas com vícios.

Att Leidiane

 

 

 

Oi Leidiane, A Sublimação redireciona potenciais atos destrutivos para algo criativo do ponto de vista social, porém o vício tem alguns fatores que  se faz necessário investigar, primeiro o indivíduo quer de livre e espontânea vontade deixar o vício, se ele quiser você pode usar esta técnica de sublimação, mas deve se levar em conta conformem o próprio nome diz dependência química que vai para o organismo e as vezes para desintoxicação se faz necessário alimentação adequada e tem casos que medicamento, cada caso é um caso, depende do indivíduo do tipo de vício.

A gente ouve falar sobre psicanálise e pensa muitas coisas. Neste primeiro módulo, já comecei a perceber que há vários mitos na mentalidade popular quando se fala em psicanálise. O estudo é fundamental para o esclarecimento e uma visão correta sobre os fundamentos, conceitos e métodos desta ciência.

A psicanálise começou através de Sigmund Freud, médico neurologista e psiquiatra, e apresenta uma maneira diferente das outras terapias de abordar as subjetividades dos sujeitos. Freud percebe nos elementos a sua volta material que vão lhe dar embasamento para a criação de suas teorias sobre a mente e o comportamento humano; através de seus estudos clínicos desenvolve a topografia da mente, e a compara com um iceberg, sendo a parte visível relativo ao Consciente, e a parte submersa representa o inconsciente, e subdivide-se em Pré-consciente, ora toca a superfície da consciência e ora está submerso; e uma parte mais oculta e profunda, que abriga os desejos e experiências reprimidas. Freud sofre influencia de alguns pensadores, mitos, e outros médicos na trajetória da concepção da Psicanálise. Ainda na fase do estágio, em Paris trabalha com o neurologista francês Jean-Martin Charcot; que apresenta avanços no tratamento de sintomas de doenças mentais através da hipnose, retornando a Viena começa a tratar seus pacientes com hipnose, posteriormente abandona a hipnose. 

Posteriormente se junta a Josef Breuer, que descobre que é possível alcançar a redução dos sintomas da doença mental somente pedindo aos pacientes que descrevam suas alucinações e fantasias. E é através de divergências surgidas nesta parceria que Freud avança e seus estudos e pesquisa e vem a criar a Psicanálise através do método da Associação livre. e quanto ao surgimento da Psicanálise tem seu marco inicial considerado a partir da publicação da obra A Interpretação dos Sonhos, no ano 1900.

PreviousPage 2 of 2