Fórum Avaliativo- O Estágio do espelho
Citação de RenanGVAle em janeiro 17, 2023, 3:09 amSendo considerado um dos grandes marcos da teoria de Lacan, o chamado Estágio do Espelho é uma visão a cerca da constituição do eu e também da magnitude do ser humano que se diferencia de outros seres vivos. Como seres falantes e dotados de uma alta capacidade de simbolismos, a teoria lacaniana do espelho apresenta em sua constituição uma forte metáfora da representação e formação do eu potencializado pela ideia do objeto espelho. Dessa forma, entendemos como espelho qualquer superfície onde é possível a percepção de si mesmo como o olhar do outro, o coletivo de pessoas, o próprio objeto espelho entre outros fatores que contribuem para a formação e identificação do eu.
Muito amparada pela teoria freudiana, Lacan repensa os conceitos fundamentais de Freud e propõe esse estágio em 3 momentos: o primeiro momento se relaciona com o fato de que a criança, ainda na primeira infância, percebe o "espelho" apenas como mais um objeto ao se redor enquanto sua constituição pessoal e corpórea começa a se desenvolver. O segundo momento pressupõe uma percepção mais acurada do "espelho" em que a criança nota a presença do outro com algum grau de espanto, estranheza ou dúvida. Isso porque os limites do corpo e da psique estão sendo desenvolvidas e percebidos ativamente por ela. Por fim, o último estágio do espelho diz respeito ao reconhecimento de si mesmo e do reconhecimento do outro que organiza as estruturas psíquicas e distingue o ser humano como pessoa do simbólico e amparado pela linguagem. No entanto, vale destacar que o estágio final do espelho só é validado por uma ação psíquica externa que venha a confirmar a existência do eu trazendo em definitivo a maneira como essa pessoa vai lidar com o corpo, o espaço e a relação com o outro.
Sendo considerado um dos grandes marcos da teoria de Lacan, o chamado Estágio do Espelho é uma visão a cerca da constituição do eu e também da magnitude do ser humano que se diferencia de outros seres vivos. Como seres falantes e dotados de uma alta capacidade de simbolismos, a teoria lacaniana do espelho apresenta em sua constituição uma forte metáfora da representação e formação do eu potencializado pela ideia do objeto espelho. Dessa forma, entendemos como espelho qualquer superfície onde é possível a percepção de si mesmo como o olhar do outro, o coletivo de pessoas, o próprio objeto espelho entre outros fatores que contribuem para a formação e identificação do eu.
Muito amparada pela teoria freudiana, Lacan repensa os conceitos fundamentais de Freud e propõe esse estágio em 3 momentos: o primeiro momento se relaciona com o fato de que a criança, ainda na primeira infância, percebe o "espelho" apenas como mais um objeto ao se redor enquanto sua constituição pessoal e corpórea começa a se desenvolver. O segundo momento pressupõe uma percepção mais acurada do "espelho" em que a criança nota a presença do outro com algum grau de espanto, estranheza ou dúvida. Isso porque os limites do corpo e da psique estão sendo desenvolvidas e percebidos ativamente por ela. Por fim, o último estágio do espelho diz respeito ao reconhecimento de si mesmo e do reconhecimento do outro que organiza as estruturas psíquicas e distingue o ser humano como pessoa do simbólico e amparado pela linguagem. No entanto, vale destacar que o estágio final do espelho só é validado por uma ação psíquica externa que venha a confirmar a existência do eu trazendo em definitivo a maneira como essa pessoa vai lidar com o corpo, o espaço e a relação com o outro.