Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Forum - módulo VII

A constituição do Eu segundo Freud tem um componente biológico muito importante. Já para Lacan o Eu tem um componente social, representadopelas interações com o outro. Lacan se refere  ao estádio do espelho que é um processo de auto-reconhecimento a partir do seu reflexo em tudo aquilo que devolve a a "imagem" , o espelho aqui pode ser o objeto, ooutro ou um grupo social.

Também foi apresentado neste módulo o conceito de mecanismos de defesa. São basicamente comportamento que tentam evitar, negar, transferir ou modificar emoções e sentimentos que são insuportaveis de se admitir.

Foi abordado relação compreensiva  e relação com o real , a imagem está relacionada com o olhar do sujeito que a observa e a contempla, pois este mesmo olhar é produtor de sentidos sobre ela e o que representa.

Caracterizada por 03 paradigmas, que são:  Pre fotográfico, fotográfico e pós fotográficos, permite  refletir sobre como as relações entre o sujeito e a imagem foram se estabelecendo.

O imaginário , o simbólico e o real, que são os três pilares da Psicanálise. O imaginário é o registro que mais se relaciona aos problemas da imagem. Tal registro se relaciona com o ego, ao eu do sujeito. Onde se encontra o narcisismo, como um investimento libidinal. Narciso sujeito e objeto são colocados em confluência sendo um reflexo do outro , auxilia Freud sobre sua teorização que elabora sobre o narcisismo, a qual é retomada por Lacan, no estagio do espelho. A identidade é construída , a partir que Lacan, fez entre o bebê ( seis aos dezoito meses e sua imagem projetada no espelho , por meio de um jogo que se dá entre o eu e o outro, é importante perceber que isto se ocorre ao longo da vida nas relações sociais. O eu se projeta nas imagens em que se espelha, imaginário da natureza, do corpo, da mente e das relações sociais. A imagem é experimentada por meio dos sentidos, uma das  formas utilizadas  para expressar a realidade e sua relação com ela.

A imagem como  construção do real , modalidade da imagem, credibilidade da imagem, dentro de cada cultura, é possível encontrar diferentes formas de observar uma mesma imagem. É importante a reflexão entre imagem e real para evitar prévios julgamentos e atitudes, como a violência, essencial para trabalhar a relação entre o eu e o outro, o meu olhar e o outro olhar de forma mais ética e democrática diante do que se passa na mídia.

Celebridades e relevância nos tempos contemporâneos.

Celebridades construídas a partir de uma engenharia mediática, que alcançam estrelato pela sua genialidade, seu talento. o conceito do ego o eu elaborado em sua ótica, ( eu, isso, e supereu).O ego é uma distinção do isso(id), instância do registro imaginário, das identificações e do narcisismo ( se discrimina a utilização de um termo , ego, que associa a registros como o eu, o imaginário e o narcisismo.

Os paradígmas fotográficos e as apropriações de imagens de celebridades na web.

A matriz da/os tres paradígmas é para refletir como as apropriações vinculadas a celebridades na web estão enquadradas no pos fotográfico, da facilidade da manipúlação digital das fotografias, da capacidade de armazenamento de todas as imagens.