Id, Ego e Superego
Citação de Erika dos Santos em agosto 14, 2026, 2:35 pmNossa personalidade é dividida em três instâncias que vivem brigando e negociando entre si:
1. O Id (O nosso lado "Sem Limites")
O que é: É a parte mais primitiva da mente, que já nasce com a gente. É um "caos" de impulsos, desejos, forças sexuais e agressivas.
A regra dele: Funciona 100% pelo Princípio do Prazer.
Como age: Quer a satisfação agora, sem pensar no amanhã, sem vergonha, sem moral e sem se importar com as consequências. Se está com fome, quer comer; se está com raiva, quer explodir.
2. O Superego (O nosso "Juiz Interno")
O que é: É a nossa consciência moral e a nossa busca pela perfeição. Ele surge mais tarde na infância, quando a gente começa a "engolir" as regras, proibições e valores dos pais e da sociedade.
A regra dele: Funciona com base nas normas, regras e na moral.
Como age: Vive dando bronca no Ego. Quando a gente faz (ou até pensa em fazer) algo errado, é o Superego que faz a gente se sentir culpado, envergonhado e inadequado.
3. O Ego (O "Mediador Estressado")
O que é: É o nosso "Eu", a parte consciente e racional que lida de frente com a realidade do dia a dia.
A regra dele: Funciona pelo Princípio da Realidade.
Como age: O Ego tem o trabalho mais difícil do mundo! Ele precisa equilibrar três coisas ao mesmo tempo:
Os impulsos loucos do Id;
As cobranças e punições do Superego;
O que é realmente possível fazer no Mundo Real.
Exemplo prático: O Id quer surtar e bater na mesa; o Superego diz que isso é ridículo e imoral; o Ego decide respirar fundo, conversar com calma e resolver o problema sem criar confusão.
Resumo:
Id: "Eu quero agora!"
Superego: "Você não pode, isso é errado!"
Ego: "Calma gente, vamos ver como dá pra resolver isso na vida real."
Nossa personalidade é dividida em três instâncias que vivem brigando e negociando entre si:
1. O Id (O nosso lado "Sem Limites")
-
O que é: É a parte mais primitiva da mente, que já nasce com a gente. É um "caos" de impulsos, desejos, forças sexuais e agressivas.
-
A regra dele: Funciona 100% pelo Princípio do Prazer.
-
Como age: Quer a satisfação agora, sem pensar no amanhã, sem vergonha, sem moral e sem se importar com as consequências. Se está com fome, quer comer; se está com raiva, quer explodir.
2. O Superego (O nosso "Juiz Interno")
-
O que é: É a nossa consciência moral e a nossa busca pela perfeição. Ele surge mais tarde na infância, quando a gente começa a "engolir" as regras, proibições e valores dos pais e da sociedade.
-
A regra dele: Funciona com base nas normas, regras e na moral.
-
Como age: Vive dando bronca no Ego. Quando a gente faz (ou até pensa em fazer) algo errado, é o Superego que faz a gente se sentir culpado, envergonhado e inadequado.
3. O Ego (O "Mediador Estressado")
-
O que é: É o nosso "Eu", a parte consciente e racional que lida de frente com a realidade do dia a dia.
-
A regra dele: Funciona pelo Princípio da Realidade.
-
Como age: O Ego tem o trabalho mais difícil do mundo! Ele precisa equilibrar três coisas ao mesmo tempo:
-
Os impulsos loucos do Id;
-
As cobranças e punições do Superego;
-
O que é realmente possível fazer no Mundo Real.
-
-
Exemplo prático: O Id quer surtar e bater na mesa; o Superego diz que isso é ridículo e imoral; o Ego decide respirar fundo, conversar com calma e resolver o problema sem criar confusão.
Resumo:
Id: "Eu quero agora!"
Superego: "Você não pode, isso é errado!"
Ego: "Calma gente, vamos ver como dá pra resolver isso na vida real."