Identidade, Culpa e Identificação.
Citação de Atila Rodrigues de Paula em agosto 13, 2026, 9:49 pmO que mais me chamou a atenção nesse tema foi perceber como a psicanálise nos leva a pensar que a nossa identidade não é algo que simplesmente nasce pronto dentro de nós, mas vai sendo construída ao longo da vida a partir das relações, das identificações e, principalmente, do olhar do outro. Quando o texto aborda a questão da imagem e da identificação, especialmente a partir de Freud e Lacan, fica interessante perceber o quanto aquilo que pensamos ser tão particular e individual também carrega marcas das pessoas, dos discursos e das expectativas que nos cercam. De certa forma, vamos construindo uma ideia de quem somos a partir daquilo que vemos no outro e também da maneira como acreditamos que somos vistos. Ao mesmo tempo, essa identificação, que é necessária para a própria constituição do eu, pode se tornar uma espécie de prisão quando ficamos excessivamente dependentes da aprovação, dos padrões e dos julgamentos externos. É justamente nesse ponto que a discussão sobre a culpa também me parece muito significativa, porque ela mostra que não estamos falando apenas de sentir culpa depois de fazer alguma coisa errada, mas de uma dinâmica psíquica muito mais profunda, relacionada às leis, às cobranças e aos ideais que internalizamos. Muitas vezes, a pessoa pode permanecer presa em movimentos de cobrança, culpa e punição, repetindo determinadas formas de pensar e agir sem conseguir produzir algo diferente. Por isso, achei muito interessante a relação que o texto estabelece entre identificação, culpa e possibilidade de emergência do sujeito: compreender quem somos não significa simplesmente encontrar uma identidade fixa ou uma versão definitiva de nós mesmos, mas reconhecer as identificações que nos constituíram e, ao mesmo tempo, perceber que não precisamos estar totalmente presos a elas. Para mim, esse é um dos pontos mais ricos da psicanálise nesse módulo, porque ela permite olhar para a construção da identidade de uma forma menos óbvia e mais profunda, entendendo que existe uma tensão constante entre aquilo que recebemos do outro e aquilo que podemos construir de singular na nossa própria história.
O que mais me chamou a atenção nesse tema foi perceber como a psicanálise nos leva a pensar que a nossa identidade não é algo que simplesmente nasce pronto dentro de nós, mas vai sendo construída ao longo da vida a partir das relações, das identificações e, principalmente, do olhar do outro. Quando o texto aborda a questão da imagem e da identificação, especialmente a partir de Freud e Lacan, fica interessante perceber o quanto aquilo que pensamos ser tão particular e individual também carrega marcas das pessoas, dos discursos e das expectativas que nos cercam. De certa forma, vamos construindo uma ideia de quem somos a partir daquilo que vemos no outro e também da maneira como acreditamos que somos vistos. Ao mesmo tempo, essa identificação, que é necessária para a própria constituição do eu, pode se tornar uma espécie de prisão quando ficamos excessivamente dependentes da aprovação, dos padrões e dos julgamentos externos. É justamente nesse ponto que a discussão sobre a culpa também me parece muito significativa, porque ela mostra que não estamos falando apenas de sentir culpa depois de fazer alguma coisa errada, mas de uma dinâmica psíquica muito mais profunda, relacionada às leis, às cobranças e aos ideais que internalizamos. Muitas vezes, a pessoa pode permanecer presa em movimentos de cobrança, culpa e punição, repetindo determinadas formas de pensar e agir sem conseguir produzir algo diferente. Por isso, achei muito interessante a relação que o texto estabelece entre identificação, culpa e possibilidade de emergência do sujeito: compreender quem somos não significa simplesmente encontrar uma identidade fixa ou uma versão definitiva de nós mesmos, mas reconhecer as identificações que nos constituíram e, ao mesmo tempo, perceber que não precisamos estar totalmente presos a elas. Para mim, esse é um dos pontos mais ricos da psicanálise nesse módulo, porque ela permite olhar para a construção da identidade de uma forma menos óbvia e mais profunda, entendendo que existe uma tensão constante entre aquilo que recebemos do outro e aquilo que podemos construir de singular na nossa própria história.