IMAGEM PESSOAL
Citação de MARCO AURELIO CERCAL em maio 8, 2026, 2:52 pmSegundo Freud, ao nascer o recém-nascido tem uma total impotência, definida por ele como Estado de desamparo, do ponto de vista motor e psíquico. É nesse momento que nasce o humano, dando abertura para o nascimento do psiquismo. Nesse estado inicial é como se não existisse ninguém. Nesse processo o recém-nascido precisa de alguém que o introduza no mundo (papel geralmente ocupado pela mãe) possibilitando o desenvolvimento do seu próprio eu. Assim o eu é a parte do que foi modificada pela interferência do outro, dando origem ao conceito de narcisimo primário. O aparelho psíquico é estabelecido no nascimento com o Id (que é o inconsciente – reservatório de energias psíquicas, onde se localizam as pulsões) , sendo que o ego é instituído nos anos iniciais para lidar com a realidade, e por último nasce o superego pelo qual são internalizadas as normas morais. Lacan reinterpreta a teoria de Freud instituindo o conceito de “Estádio do Espelho” o qual ocorre entre seis e dezoito meses, quando o bebe diante do espelho precisa do outro para reconhecer-se fora do espelho e validar a sua própria imagem.
A psicologia social estuda os fenômenos sociais que auxiliam o sujeito em sua integração com a realidade comum. Abrangem três questões fundamentais: comunicação (individual e coletiva), construção da realidade (interpretação e reinterpretação de fatos históricos) que possibilita à pessoas o domínio da realidade.
A função da imagem nas representações sociais é dar estrutura às representações do imaginário. A palavra imagem nas ciências sociais está associada à construção
de modelos mentais que representam um conjunto de opiniões de um grupo social e ajudam a compreender os significados da vida social.
A imagem do corpo em psicanálise não é o corpo biológico e sim o corpo erógeno de Freud, as quais a partir da evolução do sujeito em seus estados de desenvolvimento passam por quatro zonas erógenas. Lacan atualiza a imagem do corpo Freud para o conceito de RSI – Real, Simbólico e Imaginário. O Simbólico é o que dá sentido à linguagem e as regras, o Imaginário está relacionado com as imagens (estadio do espelho) e o Real não é composto por Realidade (Simbólico +Imaginário) mas sim aquilo que sobra, ou seja, que resiste à simbolização, o impensável e inominável).
O Real impõem um limite e o impossível. Ao que Lacan vem chamar de Nó Rorromeano, onde se um falha, todos falham. O corpo é um elemento fundamental no acesso ao mundo subjetivo, afetivo e simbólico. Para Freud o eu é antes de mais nada um eu corporal pois é a projeção de sua exterioridade. O corpo biológico permite a experiência das sensações. (significantes) que necessitam do outro para designar significado.
O corpo então é o local das inscrições simbólicas do sujeito que dão origem às excitações pulsionais. No narcisismo primário, a criança ainda não consegue dar significado aos objetos externos, sendo ela o seu próprio objeto de amor. Esse narcisismo primário fundamentou a teoria lacaniana do estádio do espelho, dando início à constituição do eu.
Segundo Freud, ao nascer o recém-nascido tem uma total impotência, definida por ele como Estado de desamparo, do ponto de vista motor e psíquico. É nesse momento que nasce o humano, dando abertura para o nascimento do psiquismo. Nesse estado inicial é como se não existisse ninguém. Nesse processo o recém-nascido precisa de alguém que o introduza no mundo (papel geralmente ocupado pela mãe) possibilitando o desenvolvimento do seu próprio eu. Assim o eu é a parte do que foi modificada pela interferência do outro, dando origem ao conceito de narcisimo primário. O aparelho psíquico é estabelecido no nascimento com o Id (que é o inconsciente – reservatório de energias psíquicas, onde se localizam as pulsões) , sendo que o ego é instituído nos anos iniciais para lidar com a realidade, e por último nasce o superego pelo qual são internalizadas as normas morais. Lacan reinterpreta a teoria de Freud instituindo o conceito de “Estádio do Espelho” o qual ocorre entre seis e dezoito meses, quando o bebe diante do espelho precisa do outro para reconhecer-se fora do espelho e validar a sua própria imagem.
A psicologia social estuda os fenômenos sociais que auxiliam o sujeito em sua integração com a realidade comum. Abrangem três questões fundamentais: comunicação (individual e coletiva), construção da realidade (interpretação e reinterpretação de fatos históricos) que possibilita à pessoas o domínio da realidade.
A função da imagem nas representações sociais é dar estrutura às representações do imaginário. A palavra imagem nas ciências sociais está associada à construção
de modelos mentais que representam um conjunto de opiniões de um grupo social e ajudam a compreender os significados da vida social.
A imagem do corpo em psicanálise não é o corpo biológico e sim o corpo erógeno de Freud, as quais a partir da evolução do sujeito em seus estados de desenvolvimento passam por quatro zonas erógenas. Lacan atualiza a imagem do corpo Freud para o conceito de RSI – Real, Simbólico e Imaginário. O Simbólico é o que dá sentido à linguagem e as regras, o Imaginário está relacionado com as imagens (estadio do espelho) e o Real não é composto por Realidade (Simbólico +Imaginário) mas sim aquilo que sobra, ou seja, que resiste à simbolização, o impensável e inominável).
O Real impõem um limite e o impossível. Ao que Lacan vem chamar de Nó Rorromeano, onde se um falha, todos falham. O corpo é um elemento fundamental no acesso ao mundo subjetivo, afetivo e simbólico. Para Freud o eu é antes de mais nada um eu corporal pois é a projeção de sua exterioridade. O corpo biológico permite a experiência das sensações. (significantes) que necessitam do outro para designar significado.
O corpo então é o local das inscrições simbólicas do sujeito que dão origem às excitações pulsionais. No narcisismo primário, a criança ainda não consegue dar significado aos objetos externos, sendo ela o seu próprio objeto de amor. Esse narcisismo primário fundamentou a teoria lacaniana do estádio do espelho, dando início à constituição do eu.