Inconsciente
Citação de Regiane maria teodora souza dos santos em junho 22, 2026, 9:52 pmPara Freud, grande parte da nossa vida psíquica é inconsciente, desde quando ainda pequenos vivemos experiências que afetam o nosso comportamento. Os impulsos, desejos reprimidos, traumas, lembranças, etc, moldam nosso comportamento de forma inconsciente.
para compreensão melhor, o consciente lida com as coisas atuais e presentes, o pré inconsciente não esta no presente, porem, temos acesso rápido, já o inconsciente é a parte mais profunda, onde abriga: medos, sentimentos traumáticos, lembranças, repressões…Freud passa a trazer após uma novo momento de interação onde a mente se adapta como uma forma de defesa e até mesmo como um grande funcionamento de mecanismo por exemplo a seguir o Id inconsciente, é a fonte primitiva das pulsões e desejos ligados à sobrevivência e ao prazer. Ego, É a parte racional e consciente da personalidade, que tenta equilibrar as exigências do Id, as regras da realidade e a moral. Já o Superego, Atua em grande parte inconscientemente, sendo a nossa "consciência moral". Ele absorve as regras, contextos social, assim como somos culturalmente ensinados, neste sentido existem também traumas e dores que são gerados pelo processo social, gerando culpa e medo de ser diferente aos demais.
Para Freud, grande parte da nossa vida psíquica é inconsciente, desde quando ainda pequenos vivemos experiências que afetam o nosso comportamento. Os impulsos, desejos reprimidos, traumas, lembranças, etc, moldam nosso comportamento de forma inconsciente.
para compreensão melhor, o consciente lida com as coisas atuais e presentes, o pré inconsciente não esta no presente, porem, temos acesso rápido, já o inconsciente é a parte mais profunda, onde abriga: medos, sentimentos traumáticos, lembranças, repressões…Freud passa a trazer após uma novo momento de interação onde a mente se adapta como uma forma de defesa e até mesmo como um grande funcionamento de mecanismo por exemplo a seguir o Id inconsciente, é a fonte primitiva das pulsões e desejos ligados à sobrevivência e ao prazer. Ego, É a parte racional e consciente da personalidade, que tenta equilibrar as exigências do Id, as regras da realidade e a moral. Já o Superego, Atua em grande parte inconscientemente, sendo a nossa "consciência moral". Ele absorve as regras, contextos social, assim como somos culturalmente ensinados, neste sentido existem também traumas e dores que são gerados pelo processo social, gerando culpa e medo de ser diferente aos demais.
