Meu aprendizado sobre memória e cognição
Citação de Ana Flavia Lima Silva em junho 23, 2025, 7:17 pmEstudar sobre memória e cognição nesta unidade foi uma experiência muito enriquecedora para mim. Compreendi que a cognição é o conjunto de processos mentais responsáveis por tudo aquilo que envolve pensamento, resolução de problemas, aprendizagem e tomada de decisões. Já a memória é essencial para armazenar e recuperar informações, sendo dividida em diferentes tipos, como a memória sensorial, de curto prazo e de longo prazo.
Algo que me chamou atenção foi entender como fatores como atenção, motivação e organização da informação influenciam diretamente nossa capacidade de aprender e lembrar. Além disso, as estratégias de codificação, armazenamento e recuperação de informações passaram a fazer mais sentido pra mim, principalmente ao perceber como esses processos estão presentes no meu dia a dia, nos estudos e até nas conversas simples.
Também me fez refletir sobre a importância de manter uma rotina de estudo que estimule a construção de esquemas mentais, como sugerem as teorias cognitivas, facilitando assim a aprendizagem a longo prazo. Percebi que a maneira como processamos as informações pode impactar diretamente a qualidade daquilo que lembramos depois.
Estudar sobre memória e cognição nesta unidade foi uma experiência muito enriquecedora para mim. Compreendi que a cognição é o conjunto de processos mentais responsáveis por tudo aquilo que envolve pensamento, resolução de problemas, aprendizagem e tomada de decisões. Já a memória é essencial para armazenar e recuperar informações, sendo dividida em diferentes tipos, como a memória sensorial, de curto prazo e de longo prazo.
Algo que me chamou atenção foi entender como fatores como atenção, motivação e organização da informação influenciam diretamente nossa capacidade de aprender e lembrar. Além disso, as estratégias de codificação, armazenamento e recuperação de informações passaram a fazer mais sentido pra mim, principalmente ao perceber como esses processos estão presentes no meu dia a dia, nos estudos e até nas conversas simples.
Também me fez refletir sobre a importância de manter uma rotina de estudo que estimule a construção de esquemas mentais, como sugerem as teorias cognitivas, facilitando assim a aprendizagem a longo prazo. Percebi que a maneira como processamos as informações pode impactar diretamente a qualidade daquilo que lembramos depois.