Minha percepção do módulo
Citação de Carina Wahl de Almeida em agosto 1, 2026, 12:01 amO artigo “Eu sou meu corpo: o conceito de eu em Freud e de self em Damásio” propõe uma aproximação entre a psicanálise e as neurociências, comparando o conceito de Eu em Freud com o de Self em António Damásio. O principal ponto de encontro entre os autores é a compreensão de que o corpo é fundamental para a construção da experiência de quem somos.
Em Freud, o Eu se desenvolve a partir das experiências e sensações corporais, enquanto Damásio entende que o Self se constrói inicialmente pelo mapeamento contínuo dos estados do corpo pelo cérebro. Assim, apesar das diferenças entre as duas teorias, ambas mostram que mente, corpo, emoções e identidade estão profundamente interligados, possibilitando um diálogo importante entre psicanálise e neurociência.
O artigo “Eu sou meu corpo: o conceito de eu em Freud e de self em Damásio” propõe uma aproximação entre a psicanálise e as neurociências, comparando o conceito de Eu em Freud com o de Self em António Damásio. O principal ponto de encontro entre os autores é a compreensão de que o corpo é fundamental para a construção da experiência de quem somos.
Em Freud, o Eu se desenvolve a partir das experiências e sensações corporais, enquanto Damásio entende que o Self se constrói inicialmente pelo mapeamento contínuo dos estados do corpo pelo cérebro. Assim, apesar das diferenças entre as duas teorias, ambas mostram que mente, corpo, emoções e identidade estão profundamente interligados, possibilitando um diálogo importante entre psicanálise e neurociência.