Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Módulo II - Fórum Avaliativo - Imagem Pessoal

Page 1 of 2Next

Neste módulo aprendi um pouco sobre os princípios da imagem pessoal e sua importância para constituição do sujeito, bem como sua utilidade para o estudo da vida em sociedade. Para Freud a constituição do eu ou metapsicologia é um campo de estudo que aborda as relações entre consciente e inconsciente. Ele aborda o assunto citando o estado de recém nascido onde há uma total dependência e desamparo, chamado por Freud de Hilflosigkeit que em termos simples significa estar sem ajudo, sem socorro. Segundo alguns estudioso esse estado é de fundamental importância para que possamos preencher os requisitos para nos tornarmos humanos. Já Lacan aborda a temática citando a teoria do eu citando-a como a instância do imaginário. Denominando-a como estádio do espelho, que ocorre entre os seis e dezoito meses, momentos em que o bebe diante do espelho e apesar de sua limitações, reconhece a sua imagem no espelho.

Ana Patricia Costa Arakaki, Beatriz Minte de Almeida and Ivair Goncalves Ramos have reacted to this post.
Ana Patricia Costa ArakakiBeatriz Minte de AlmeidaIvair Goncalves Ramos

imagem pessoal é construída no decorrer da vida, com tudo que vivemos e aprendemos.

Ana Patricia Costa Arakaki has reacted to this post.
Ana Patricia Costa Arakaki

Nesta unidade aprendemos sobre a imagem e a constituição do eu na psicanálise com as duas fases de Freud, ao descobrir o inconsciente, chegando aos conceitos de id, ego e superego a partir do desamparo inicial experimentado.

Sobre as contribuições de Lacan, fazendo uma releitura da teoria freudiana e situando o eu como instância do imaginário, no campo do desconhecido, chamando esta fase de "estádio do espelho", o formador da função do eu.

O olhar da Psicologia Social sobre a imagem e representação social, mostra que o objetivo da teoria das representações sociais é entender os diversos fenômenos coletivos, considerando também o ponto de vista do indivíduo.

As representações sociais, assim como as imagens mentais,  conseguem induzir comportamentos.

As imagens se integram e interferem no nosso cotidiano tornando-se quase palpáveis.

A imagem do corpo na constituição do sujeito: Para Freud, refere-se ao corpo erógeno que passa por quatro zonas erógenas, em quatro regiões do corpo, em função da evolução do sujeito nos estágios de desenvolvimento.

Para Lacan são três dimensões do corpo: imaginário, simbólico e real. Em Freud e Lacan aparece a análise da conexão do corpo com o eu e sua influência no narcisismo e identificações primárias.

E ainda uma nova ótica: a imagem inconsciente do corpo, pela psicanalista Françoise Dolto.

Ana Patricia Costa Arakaki has reacted to this post.
Ana Patricia Costa Arakaki

Nesse módulo pude intender o quanto a imagem é importante na formação do psique do ser humano.

A imagem pessoal constitui-se a partir das relações objetais. Ou seja, das relações com outras pessoas e interações com estímulos que recebemos ao nosso redor. Em determinado momento, precisamos da validação de um outro já constituído para validar nossa imagem, o que Lacan chamou de Estádio do Espelho.

Ivair Goncalves Ramos has reacted to this post.
Ivair Goncalves Ramos

A imagem pessoal é constituída de acordo como fomos criados e a quem nós espelhamos de certa forma a imagem pessoal se trata da forma como nos vemos e o outro nos vê o que são de formas bem distintas e contraditórias pois nunca realmente temos controle real da imagem pessoal transmitida de fato.

O conteúdo do módulo II apresenta o conceito da imagem pessoal, como ela surge(espelho) e como ela pode ser influenciada por fatores externos, principalmente pela percepção da nossa mãe ou a quem a representa na sua ausência. Dando ênfase ao sentido da visão como principal canal para esta etapa.
Além da relação imagem pessoal x eu, há menção da constatação do desamparo como parte natural da vida humana. É a partir dele que nos debruçamos na busca interminável pela validação/aprovação de quem representa nossa figura materna, quem nos protegeu, acolheu e apresentou ao mundo. Aquela pessoa que nos permitiu a sobrevivência e nos serviu como referência para construção do conhecimento, contribuindo continuamente para nosso desenvolvimento e para o estabelecimento de crenças.
Outro aspecto marcante abordado, foi o impacto da imagem pessoal na vida social. Quando não há total compreensão do que vemos, podemos acreditar em algo que não é real. Como no caso dos gêmeos idênticos que se reconhecem como indivíduos separados, porém no espelho, um não percebe que ali há um reflexo de si mesmo, desencadeando emoções negativas contra o irmão.
A forma como nos vemos, pode influenciar a maneira como nos comportamos e nos relacionamos.

Ivair Goncalves Ramos

A psicanálise de Freud e Lacan aborda a questão da imagem pessoal de maneiras distintas, mas ambos concordam que a construção da identidade e da imagem de si mesmo é um processo complexo e muitas vezes influenciado por fatores inconscientes. Vamos explorar brevemente as perspectivas de cada um:

Freud desenvolveu a teoria do desenvolvimento psicossexual, que inclui a fase do espelho na infância. Ele não usou explicitamente o termo "imagem pessoal", mas suas ideias sobre a formação da identidade têm relevância. A fase do espelho, introduzida por Jacques Lacan, não foi proposta por Freud, mas algumas de suas ideias anteciparam conceitos relacionados.

Lacan introduziu a ideia de que a criança, por volta dos seis meses de idade, desenvolve uma consciência de sua própria imagem ao se ver no espelho. Isso marca o início da construção do eu e da identidade.

Lacan ampliou a teoria freudiana, introduzindo conceitos como o "estádio do espelho" e a "imagem do corpo". Para Lacan, a imagem pessoal está ligada à formação do eu e à relação do indivíduo com sua própria imagem.

No estádio do espelho, a criança desenvolve uma imagem unificada de seu corpo ao perceber sua totalidade refletida no espelho. Essa imagem unificada contrasta com a experiência fragmentada do corpo anterior ao estádio do espelho.

Lacan também introduziu a noção de "imagem do corpo" como uma construção mental que afeta a forma como percebemos nosso próprio corpo. Essa imagem é muitas vezes distorcida pela influência do desejo do Outro (a figura parental, por exemplo).

Ambos os teóricos concordam que a formação da identidade e da imagem pessoal está profundamente enraizada no inconsciente e é influenciada por fatores sociais, familiares e culturais. A psicanálise busca compreender como esses processos psíquicos moldam a percepção que temos de nós mesmos e como isso pode impactar nosso comportamento e relacionamentos.

A construção da imagem pessoal é concebida a partir do contexto ao redor do sujeito, das crenças, valores e princípios que são transmitidos, da sociedade em que vive, da cultura. Na atualidade as midas sociais têm uma influência muito significativa nesta construção, o que vem causando distorções, distúrbios e transtornos aos sujeitos expostos cada dia mais cedo, ainda em formação do seu eu, trazendo para si, "sequelas" que muitas das vezes os levam a caminhos sem volta...

Na psicanálise, a imagem pessoal se refere à forma como me percebo e me apresento para o mundo. Ela inclui minha autoimagem, autoestima, autoconfiança e autoaceitação, bem como a maneira como me apresento fisicamente, como me visto e me comporto.

Freud, o pioneiro da psicanálise, demonstrou que a maior parte da vida psíquica ocorre sem que tenhamos acesso consciente a ela. O inconsciente abriga ideias reprimidas que emergem disfarçadas nos sonhos e nos sintomas neuróticos. Além disso, Freud desenvolveu outros conceitos essenciais para sustentar suas pesquisas:

Ego: A parte organizada do sistema psíquico que lida diretamente com a realidade e busca adaptação.
Id: Fonte da energia psíquica, formado por pulsões e desejos inconscientes.
Superego: Controlador moral, formado a partir das identificações com os pais.
Pulsão: Representante psíquica dos estímulos que se originam no organismo e alcançam a mente.
Sonhos: Caminho de ouro para acessar o inconsciente e revelar desejos e percepções.
Complexo de Édipo: Intenso sentimento de amor pelo genitor do sexo oposto e hostilidade pelo do mesmo sexo, que surge entre os dois e cinco anos de idade.

A imagem pessoal é moldada por fatores como a infância, experiências passadas, relacionamentos e padrões culturais. Acredita-se que questões inconscientes, como traumas ou conflitos emocionais, afetem nossa imagem pessoal. A terapia psicanalítica pode nos ajudar a explorar e entender melhor essa imagem, identificando e trabalhando com questões inconscientes que influenciam nossa percepção. Assim, podemos desenvolver uma compreensão mais profunda de nós mesmos, melhorar nossa autoestima e encontrar formas autênticas de nos apresentar ao mundo.

Ivair Goncalves Ramos
Page 1 of 2Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱