Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Módulo II - Fórum Avaliativo - Imagem Pessoal

PreviousPage 2 of 2

A imagem pessoal é definida ou moldada por fatores como a infância, experiências , relacionamentos e padrões, as memorias registradas no inconsciente como um todo (traumas, emoção) refletem na nossa imagem pessoal.

Na psicanálise a imagem do EU representa como o individuo se percebe e apresenta ao mundo, mostrando sua imagem como sua aceitação, auto estima, autoconfiança, concebida através das suas crenças, valores, sociedade.

A imagem pessoal segundo Freud é marcada pela relação do inconsciente e consciente sobre estado de desamparo inerente aos primeiros anos de vida. Para Lacam a imagem pessoal é formada a partir do estádio do espelho e situa-se na instância do desconhecido e do imaginário. O espelho representa tudo aquilo que retorna, não necessáriamente um objeto que reflete a imagem. Para Dolto a imagem tem um traço estrutural, e o uso da linguagem distingue o esquema e a imagem do corpo que esta ligado ao sujeito e a sua história.

Janete Porto has reacted to this post.
Janete Porto

Boa tarde a todos (as).

O estudo da imagem pode se debruçar por vários aspectos isso pode incluir o estudo da forma como as pessoas são retratadas em uma imagem, as emoções que a imagem evoca, se boas ou não,  as mensagens transmitidas e como esses elementos impactam a percepção, como tal imagem vai afetar comportamento das pessoas que a veem. Na psicologia social, a análise da apresentação de uma imagem pode abranger diversos aspectos dos quais vão direcionar o comportamento do indivíduo, como percepção, interpretação e influências sociais.

A teoria desenvolvida por Freud para descrever a organização e o funcionamento do psiquismo, também conhecida como METAPSICOLOGIA. Ela descreve os fenômenos mentais do aparelho psíquico, que se referem aos aspectos topográficos, dinâmicos e econômicos.
Essa forma de me apresentar ao mundo faz de mim um ser ciente de uma imagem pessoal, revelando crenças, valores e cultura a minha volta.

A imagem pessoal,  é marcada por experiências vividas desde o nascimento,onde o sujeito já experimenta a dor da separação. E vindo em seguida o  desenvolvimento do eu,já se formando, com o auxílio de outra pessoa já constituída.

O conhecimento do eu, dentro da proposta do estadio do espelho; o sujeito se vê ,e começa a identificar-se como um,analisando sua imagem.

 

 

Citação de Meriellen Celina custodio nogueira vieira em março 2, 2022, 4:06 pm

imagem pessoal é construída no decorrer da vida, com tudo que vivemos e aprendemos.

Concordo com vc.Ao passar do anos o aprendizado sobre a vida ,sobre pensar e até mesmo lidar com os conflitos que poucos querem.

Concordo.O subconsciente da criança guarda coisas que depois de muitos anos vem para a superfície dos pensamentos causando admiração por tais lembranças.

Spoiler

Segundo Freud a constituição do "eu" vem do ego.

Na psicanálise a imagem é uma constituição  do nosso eu tudo que somos desda infância quando é formada nossa imagem através do nosso convívio familiar e social onde aprendemos ao decorrer do tempo que é formada nossa imagem, nosso caráter e tudo que somos e, mostramos ser através do nosso eu

Interessante como nosso inconsciente trabalha, guardando memórias que não lembramos e fazendo com que nossa personalidade possa ser alterada dependendo dos nossos traumas.

 

PreviousPage 2 of 2