Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O Estádio do Espelho.

Lacan se refere a um estágio no desenvolvimento humano em que a criança começa a se perceber como um indivíduo separado do mundo ao seu redor. Isso ocorre quando a criança vê sua própria imagem refletida em um espelho e começa a reconhecer que essa imagem é uma representação de si mesma.

Segundo Lacan, o estádio do espelho é um momento crucial na formação da identidade da criança, pois é quando ela começa a perceber sua imagem como uma entidade separada do mundo exterior. Isso leva a uma consciência do eu e do outro, e ajuda a estabelecer as bases para a formação da identidade e da autoestima.

No entanto, Lacan também argumentou que o estádio do espelho pode levar a uma sensação de alienação e inadequação, pois a criança pode se comparar com outros e sentir que não corresponde aos ideais de perfeição que vê no mundo ao seu redor.

Freud aborda o Espelho como o "eu"! Trata-se da Identidade.

É quando através do reflexo eu consigo enxergar um outro eu, porém uma nova imagem. Essa nova imagem determina uma nova vida, novas ideias, esperanças, atitudes, direcionamentos e novos planos.

Lacan dar continuidade a análise de Freud, porém determina um parâmetro para cada tipo reflexo.

O Real, o simbólico e o imaginário.

E como exemplo, podemos destacar o reflexo da criança no espelho. Pois no primeiro contato, a criança tem o impacto de uma imagem sem significado, apenas um simples reflexo.

Já nos próximos contatos com o espelho é possível perceber a formação de uma identidade.

De um modo geral, o reflexo do espelho nos transmite o nosso momento!

Quem somos naquele momento e o que esperamos!

Att Caroline Val