O eu no dia-a-dia
Citação de Alberio C Oliveira em julho 15, 2026, 7:08 pmNo dia a dia, o Eu e a personalidade funcionam como uma negociação constante entre o corpo e a realidade. Baseado no que estudei, o Eu é quem media os impulsos e sensações físicas, enquanto a personalidade é o padrão estável de como essa mediação acontece ao longo do tempo.
É a personalidade que define se você tende a reprimir, expressar ou sublimar esses impulsos, criando um jeito único de habitar o mundo. Juntos, eles permitem que a gente traduza sensações brutas em ações conscientes e mantenha uma identidade coerente, mesmo nas situações mais simples do cotidiano.
No dia a dia, o Eu e a personalidade funcionam como uma negociação constante entre o corpo e a realidade. Baseado no que estudei, o Eu é quem media os impulsos e sensações físicas, enquanto a personalidade é o padrão estável de como essa mediação acontece ao longo do tempo.
É a personalidade que define se você tende a reprimir, expressar ou sublimar esses impulsos, criando um jeito único de habitar o mundo. Juntos, eles permitem que a gente traduza sensações brutas em ações conscientes e mantenha uma identidade coerente, mesmo nas situações mais simples do cotidiano.