Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O imaginário, o simbólico e o real

A imagem é uma das formas de expressão humana, mas vimos que a imagem é marcada pelo olhar do sujeito que a observa e, este mesmo olhar é ao mesmo tempo produtor de sentidos sobre a imagem e sobre o real que ela representa. Pois cada recorte feito de determinada imagem vai imbuída nesta o traço particular de quem a contempla, o espaço, o tempo e outros fatores que delinearão o resultado final apresentado por tal imagem.

Segundo Lacan ( a partir das reflexões freudianas) os registros do simbólico, do imaginário e do real  para caracterizar o funcionamento estrutural psiquico  se baseiam em três paradigmas da imagem: pré-fotográfico - contém imagens artesanais como desenho, pintura e gravura; fotográfico- que contém imagens com uma relação dinâmica com o objeto que retomam, trazendo pista ou rastro do objeto indicado; pós fotográfico- contém imagens realizadas por meio da computação.

Nesta perspectiva, Lacan nos chama a atenção ao falar sobre o estádio do espelho , que uma transformação é produzida no sujeito, quando ele assume uma imagem.