Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

O que aprendi sobre conceito do eu e da personalidade

A unidade sobre o conceito do eu e da personalidade foi muito importante para compreender como a psicanálise entende a constituição do sujeito. Aprendi que, para Freud, o eu não nasce pronto, mas vai sendo construído ao longo das experiências e das relações que o indivíduo estabelece desde a infância. O eu surge como uma instância mediadora entre os desejos do id, as exigências da realidade e as cobranças do supereu. Também foi interessante perceber que a personalidade é resultado de conflitos, identificações, desejos inconscientes e experiências vividas ao longo do desenvolvimento psíquico. Muitas vezes, comportamentos, emoções e modos de agir que parecem conscientes possuem raízes inconscientes que influenciam nossas escolhas e relações. Outro ponto que chamou atenção foi o conceito de narcisismo e a forma como o investimento libidinal participa da formação do eu. Isso ajuda a entender não apenas os processos saudáveis da personalidade, mas também alguns sofrimentos psíquicos e transtornos estudados por Freud. De maneira geral, a unidade contribuiu para ampliar a compreensão sobre a complexidade da mente humana e sobre como a personalidade é construída continuamente nas relações sociais, afetivas e subjetivas.