O que é Real?
Citação de EDER SCHWEIGERT FONSECA em fevereiro 27, 2024, 8:23 pmTodo ser constroe sua perspectiva baseado em referências pautadas em sua história, no ambiente social, em sua familia, em seus antepassados e em um espectro maior, na sociedade em si e mais profundamente no que lhe é vendido como verdade e real.
Vivemos em uma indústria psicológica que é o que a vida se tornou. Enxergamos o outro buscando nele coisas a nos completar a existência, buscamos valores que nos tornam mais humanos e menos máquinas e nos agarramos às características dos outros como valores a serem enaltecidos para a afirmação de nosso próprio ego. Então passamos usar de imagens ou figuras midiáticas para nos comparar e buscar neles o que deveria ser real para nós. Buscamos a linda casa, o carro do ano, as roupas e bolsas bonitas e caras, o perfume que se vende pela imposição da imagem de alguém.
Vamos pouco a pouco nos tornando caricaturas de outrém, e ao mesmo tempo sendo referência para outros que, em nível menor, necessita de uma referência mais próxima para se sentir estruturado, alimentando seu ego e seu ser pelo olhar que detém sobre outra pessoa.
Estamos inseridos na indústria, onde a celebridade influencia até a forma com que vc fala e pensa. Onde uma imagem em uma fotografia ou em um watazapp lhe induz a sentir antes mesmo de pensar.
Como fugir disso???? Esse é o desafio do mundo comtemporâneo! Mas uma coisa é certa, pensar mostra-se em nossa sociedade um ato cada vez mais difícil!
Todo ser constroe sua perspectiva baseado em referências pautadas em sua história, no ambiente social, em sua familia, em seus antepassados e em um espectro maior, na sociedade em si e mais profundamente no que lhe é vendido como verdade e real.
Vivemos em uma indústria psicológica que é o que a vida se tornou. Enxergamos o outro buscando nele coisas a nos completar a existência, buscamos valores que nos tornam mais humanos e menos máquinas e nos agarramos às características dos outros como valores a serem enaltecidos para a afirmação de nosso próprio ego. Então passamos usar de imagens ou figuras midiáticas para nos comparar e buscar neles o que deveria ser real para nós. Buscamos a linda casa, o carro do ano, as roupas e bolsas bonitas e caras, o perfume que se vende pela imposição da imagem de alguém.
Vamos pouco a pouco nos tornando caricaturas de outrém, e ao mesmo tempo sendo referência para outros que, em nível menor, necessita de uma referência mais próxima para se sentir estruturado, alimentando seu ego e seu ser pelo olhar que detém sobre outra pessoa.
Estamos inseridos na indústria, onde a celebridade influencia até a forma com que vc fala e pensa. Onde uma imagem em uma fotografia ou em um watazapp lhe induz a sentir antes mesmo de pensar.
Como fugir disso???? Esse é o desafio do mundo comtemporâneo! Mas uma coisa é certa, pensar mostra-se em nossa sociedade um ato cada vez mais difícil!
Citação de elena em março 4, 2024, 10:16 pmPodemos dizer que o nivel do pré fotográfico, que é o nivel do imaginario se relaciona com o estágio da estrutura psiquica do eu realidade inicial e do eu prazer purificado, que são estágios antériores ao desenvolvimento do pré consciente. Nestes estágios as pulsões são as orais e a anal primária (segundo a classificação de Karl Abraham). As defesas principais são a forclusão e a desmentida da realidade e da instancia paterna. As patologias são a esquizofrenia para a pulsão oral primária, a melancolia para a pulsão oral secundária e a paranóia para a pulsão anal primária. As patologias atuais, como adicções e patologias psicossomaticas também são patologias fdas fases iniciais da pulsão oral primária. Este estágio é antérior ao estágio no qual se reconhece o real.
Podemos dizer que o nível fotografico está em relação com o desenvolvimento do pre consciente. As pullsóes do eu sáo a anal secundária, fálico uretral e fálico genital. A defesa principal é a repressão e a patologia é a neurose traumática, que pode levar a doenças como de obsessão compulsão, fobia ou hiisteria. Neste estágio já se tem um conhecimento do real.
O nivel pós fotografico se baseia nos prévios e requer de abstracção de conceitos, ou seja de simbolização. Podemos relacionar este nivel com o do supereu que tem uma função de formação de idéais.
Podemos dizer que o nivel do pré fotográfico, que é o nivel do imaginario se relaciona com o estágio da estrutura psiquica do eu realidade inicial e do eu prazer purificado, que são estágios antériores ao desenvolvimento do pré consciente. Nestes estágios as pulsões são as orais e a anal primária (segundo a classificação de Karl Abraham). As defesas principais são a forclusão e a desmentida da realidade e da instancia paterna. As patologias são a esquizofrenia para a pulsão oral primária, a melancolia para a pulsão oral secundária e a paranóia para a pulsão anal primária. As patologias atuais, como adicções e patologias psicossomaticas também são patologias fdas fases iniciais da pulsão oral primária. Este estágio é antérior ao estágio no qual se reconhece o real.
Podemos dizer que o nível fotografico está em relação com o desenvolvimento do pre consciente. As pullsóes do eu sáo a anal secundária, fálico uretral e fálico genital. A defesa principal é a repressão e a patologia é a neurose traumática, que pode levar a doenças como de obsessão compulsão, fobia ou hiisteria. Neste estágio já se tem um conhecimento do real.
O nivel pós fotografico se baseia nos prévios e requer de abstracção de conceitos, ou seja de simbolização. Podemos relacionar este nivel com o do supereu que tem uma função de formação de idéais.
Citação de CINEIDE NASCIMENTO em março 12, 2024, 5:52 pmEinstein afirmava que se a velocidade da luz era a mesma para os observadores, isto significava que as dimensões de tempo e espaço, não poderiam ser absolutas , mas, variáveis, porque mudavam conforme o movimento do observador e dos objetos observador. Apesar das várias implicações trazidas pelo desenvolvimento teórico de Einstein, tais como a de que a matéria e energia são intercambiáveis. , a reflexão elaborada pelo físico trouxe um impacto significativo para a forma de conceber o real. Permite que se compreenda a sua relação com o real, a forma de voce se expressar e construir a imagem, que é um tipo de expressão , a partir de um outro olhar sobre a temporalidade e a espacialidade.
Einstein afirmava que se a velocidade da luz era a mesma para os observadores, isto significava que as dimensões de tempo e espaço, não poderiam ser absolutas , mas, variáveis, porque mudavam conforme o movimento do observador e dos objetos observador. Apesar das várias implicações trazidas pelo desenvolvimento teórico de Einstein, tais como a de que a matéria e energia são intercambiáveis. , a reflexão elaborada pelo físico trouxe um impacto significativo para a forma de conceber o real. Permite que se compreenda a sua relação com o real, a forma de voce se expressar e construir a imagem, que é um tipo de expressão , a partir de um outro olhar sobre a temporalidade e a espacialidade.