Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Por quê não gosto da expressão "aceitar Jesus".

Page 1 of 3Next

Graça e Paz, irmãos!

Embora a expressão "aceitar a Jesus" seja tão comum atualmente, e também apareça na nossa apostila do curso, peço licença para levantar um debate saudável. Confesso que sempre me incomodei com essa expressão, mas hoje, depois de alguns estudos, cheguei a conclusão que ela está totalmente errada. Sei que milhares de pessoas entregaram suas vidas à Cristo através dessa palavra, "aceitar", e receberam a salvação que há em Jesus, e isso é o que realmente importa. Todavia, essa expressão não existe na Bíblia. Temos três palavras-chaves quando ao ato de nascermos de novo em Cristo: Crer, Confessar e Receber. Ou seja, para sermos salvos precisamos primeiro crer em Jesus, que ele é o filho de Deus e veio em carne para morrer por nós; segundo, precisamos confessá-lo como nosso Senhor e Salvador diante dos homens (publicamente); e por consequência, o recebemos através do seu Santo Espírito, que vem habitar em nós. Além disso, não é certo dizer que nós o aceitamos, mas sim que é Ele quem nos aceita. Receber e aceitar são palavras diferentes. Receber um soco no rosto é bem diferente de aceitar um soco. Na verdade, não temos que "aceitá-lo", e sim temos que crer, confessá-lo e recebê-lo. Por fim, acho que seria bem melhor que passássemos a dizer em nossos apelos: quem quer entregar sua vida para Jesus Cristo? Ou então: quem quer receber Jesus como seu Senhor e Salvador?

O que acham? Comentem aqui por favor...

Wagner Santos da Silva, Wanderson Mateus and 9 other users have reacted to this post.
Wagner Santos da SilvaWanderson Mateushudson97EdilaVinicius MatosFrancisco Jose de FreitasAlmiro Welinton Rodrigues da SilvaPJ. CunhaPriscila MacielFELIPE AFONSO DE LIMAPaulo R. Cunha

Concordo com seu argumento e me faz refletir este e outros termos criados a pouco tempo nas igrejas cristãs.

Este apelo como chamamos tenho analisado pessoas que não se converteram até hoje nas igrejas.

Mas foram convencidas ao invés de convertidas este crer de uma maneira ensinada por muitos no ocidente é diferente em essência e ação do crer como esta nas Escrituras e da maneira que pude perceber do nossos irmãos no oriente médio asiático , Jerusalém com relação a  Emunah erroneamente traduzida como fé (no sentido de esperar e confiar ).

Francisco Jose de Freitas has reacted to this post.
Francisco Jose de Freitas

Boa argumentação.

A frase aceitar JESUS é uma expressão muito comum em nossas igrejas. Como exposto creio que está no contexto de confissão pública. Sobre isso, os fundadores da Assembleia de Deus no Brasil, criarão essa frase para identificar os novos convertidos que iam crendo em Jesus e eram dessa forma identificados. Creio não haver conflito doutrinário pois sabemos que o verdadeiro convertido será reconhecido crendo em Jesus, e pelo fruto do Espírito.

Wagner Santos da Silva has reacted to this post.
Wagner Santos da Silva

João 15:16-17, Não fostes vós que me escolhestes a mim;pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. Isto vos mando: que vos amei uns aos outros. (Deveríamos dizer: "Receba, aceite e confesse" Jesus como único e eterno Salvador).

Wagner Santos da Silva has reacted to this post.
Wagner Santos da Silva

João 15: 16-17, Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vedes e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. Isto vos mando: que vos amei uns aos outros. (Deveríamos dizer: "Receba, aceite e confesse" Jesus como único e eterno Salvador).

Wagner Santos da Silva and Francisco Jose de Freitas have reacted to this post.
Wagner Santos da SilvaFrancisco Jose de Freitas

A graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo a todos!

Vejo nos comentários muito respeito de uns para com os outros. Não quero ser diferente disso.

Quanto ao comentário do nosso irmão Ronaldo de Lima, quem abriu este tópico, gostaria de pontuar o uso do dicionário de sinônimos (https://www.sinonimos.com.br/aceitar/), onde que: Aceitar é o mesmo que receber o que é oferecido, este dicionário traz justamente como sinônimo a palavra receber, dentre outras.

Receber o que é oferecido:

1 receberpegartomarobterconseguiracolhercolher.

Mas entendo o irmão em levantar esta questão, pois na verdade é Cristo quem nos recebe, quem nos amou primeiro.

Sinceramente não vejo nehum erro nesta expressão aceitar Jesus. Aceitar Jesus é receber a salvação proposta, é aceitar Seu senhorio etc.

Há expressões que ouço em orações que estão realmente erradas, mas é questão de português (e preciso estudar muito português), por exemplo:

Alguém ora na igreja dizendo " Senhor vai de encontro a teu servo" o certo seria dizer " Senhor vai ao encontro.." (A primeira frase dá sentido de oposição enquanto a segunda de confluência, ir a favor).

Eu achava estranho ouvir orações com essa expressão, mas tenho a certeza de que DEUS sabia muito bem o que o servo queria dizer. Assim como tenho certeza de que alguém que ouve o apelo: "Quem quer aceitar Jesus" , e em seu coração creu e caminhou num processo de conhecê-lo de obedecê-lo, este será aceito pelo Senhor. Atualmente não me importo com alguém orando falando "vai de encontro Senhor.." O que importa é a essência.

Talvez esteja errado, ou melhor incompleto, alguém dizer do nada: " Ei aceita a Jesus" sem explicar o porquê de aceitá-lo, ou quem Ele é e o que ele fez.

O irmão Ronaldo que pediu que comentasse, então comentei.

Como é bom estudarmos a Palavra de DEUS e com humildade diante Dele e dos outros caminharmos num aprendizado que louve o nome Dele. Que tudo o que aprendermos seja para viver e dar frutos para o Reino, não para nossa "glória" passageira.

Há muitas coisas que ainda não entendo, mas sei que o Espírito de Deus estará disposto a me ensinar, a nos ensinar, basta Ele achar um coração como terra boa para a semente da Palavra.

Abçs em Cristo Jesus!

 

 

Wagner Santos da Silva and Francisco Jose de Freitas have reacted to this post.
Wagner Santos da SilvaFrancisco Jose de Freitas

Interessante esse argumento, sabendo que realmente sempre é Jesus que nos aceita e nos escolhe, esse termo sempre foi abolido da igreja onde congrego, exatamente pela consciência que temos que esse conceito é errôneo. Geralmente após a pessoa vir até a frente, o pastor explica que ela tem que confessar que crê que Jesus veio ao mundo e se sacrificou para que a pessoa seja salva, que ele é o nosso salvador, e explica a importância da pessoa buscar o Espirito Santo. Sendo assim esse ensinamento já estava claro em minha mente.

Francisco Jose de Freitas has reacted to this post.
Francisco Jose de Freitas

Boa tarde!

Bom debate.

Me chama a atenção , as palavras receber e aceitar, por, poder eu receber alguém, por exemplo, na minha casa, por obrigação, mas não aceitar de bom grado aquela pessoa estar ali. Vou recebe-la, mas sem aceitação terá sempre constrangimento.  Na biblia não está o aceitar, mas acredito que se usa essa palavra como se disséssemos,  recebo com prazer, Aceito.  Essa é a minha compreensao, para o uso do "aceitar".

Citação de Ronaldo de Lima em dezembro 16, 2021, 12:51 am

Graça e Paz, irmãos!

Embora a expressão "aceitar a Jesus" seja tão comum atualmente, e também apareça na nossa apostila do curso, peço licença para levantar um debate saudável. Confesso que sempre me incomodei com essa expressão, mas hoje, depois de alguns estudos, cheguei a conclusão que ela está totalmente errada. Sei que milhares de pessoas entregaram suas vidas à Cristo através dessa palavra, "aceitar", e receberam a salvação que há em Jesus, e isso é o que realmente importa. Todavia, essa expressão não existe na Bíblia. Temos três palavras-chaves quando ao ato de nascermos de novo em Cristo: Crer, Confessar e Receber. Ou seja, para sermos salvos precisamos primeiro crer em Jesus, que ele é o filho de Deus e veio em carne para morrer por nós; segundo, precisamos confessá-lo como nosso Senhor e Salvador diante dos homens (publicamente); e por consequência, o recebemos através do seu Santo Espírito, que vem habitar em nós. Além disso, não é certo dizer que nós o aceitamos, mas sim que é Ele quem nos aceita. Receber e aceitar são palavras diferentes. Receber um soco no rosto é bem diferente de aceitar um soco. Na verdade, não temos que "aceitá-lo", e sim temos que crer, confessá-lo e recebê-lo. Por fim, acho que seria bem melhor que passássemos a dizer em nossos apelos: quem quer entregar sua vida para Jesus Cristo? Ou então: quem quer receber Jesus como seu Senhor e Salvador?

O que acham? Comentem aqui por favor...

Aceitar não é sinônimo de receber?? Posso estar errado...mas não vejo diferença

Comentei num post de um irmão agora a pouco. Acho que receber e aceitar são sinônimos. Logo, não vejo problema em utilizar o termo como de costume.  Mas o confessar para mim é o mais importante.  Deus abençoe

Page 1 of 3Next