Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Por quê não gosto da expressão "aceitar Jesus".

PreviousPage 2 of 3Next
Citação de Joacyr Custodio em fevereiro 6, 2022, 12:31 am
Citação de Ronaldo de Lima em dezembro 16, 2021, 12:51 am

Graça e Paz, irmãos!

Embora a expressão "aceitar a Jesus" seja tão comum atualmente, e também apareça na nossa apostila do curso, peço licença para levantar um debate saudável. Confesso que sempre me incomodei com essa expressão, mas hoje, depois de alguns estudos, cheguei a conclusão que ela está totalmente errada. Sei que milhares de pessoas entregaram suas vidas à Cristo através dessa palavra, "aceitar", e receberam a salvação que há em Jesus, e isso é o que realmente importa. Todavia, essa expressão não existe na Bíblia. Temos três palavras-chaves quando ao ato de nascermos de novo em Cristo: Crer, Confessar e Receber. Ou seja, para sermos salvos precisamos primeiro crer em Jesus, que ele é o filho de Deus e veio em carne para morrer por nós; segundo, precisamos confessá-lo como nosso Senhor e Salvador diante dos homens (publicamente); e por consequência, o recebemos através do seu Santo Espírito, que vem habitar em nós. Além disso, não é certo dizer que nós o aceitamos, mas sim que é Ele quem nos aceita. Receber e aceitar são palavras diferentes. Receber um soco no rosto é bem diferente de aceitar um soco. Na verdade, não temos que "aceitá-lo", e sim temos que crer, confessá-lo e recebê-lo. Por fim, acho que seria bem melhor que passássemos a dizer em nossos apelos: quem quer entregar sua vida para Jesus Cristo? Ou então: quem quer receber Jesus como seu Senhor e Salvador?

O que acham? Comentem aqui por favor...

Aceitar não é sinônimo de receber?? Posso estar errado...mas não vejo diferença

Paz do Senhor, estou aprendendo também lendo os comentários.

Citação de Ronaldo de Lima em dezembro 16, 2021, 12:51 am

Graça e Paz, irmãos!

Embora a expressão "aceitar a Jesus" seja tão comum atualmente, e também apareça na nossa apostila do curso, peço licença para levantar um debate saudável. Confesso que sempre me incomodei com essa expressão, mas hoje, depois de alguns estudos, cheguei a conclusão que ela está totalmente errada. Sei que milhares de pessoas entregaram suas vidas à Cristo através dessa palavra, "aceitar", e receberam a salvação que há em Jesus, e isso é o que realmente importa. Todavia, essa expressão não existe na Bíblia. Temos três palavras-chaves quando ao ato de nascermos de novo em Cristo: Crer, Confessar e Receber. Ou seja, para sermos salvos precisamos primeiro crer em Jesus, que ele é o filho de Deus e veio em carne para morrer por nós; segundo, precisamos confessá-lo como nosso Senhor e Salvador diante dos homens (publicamente); e por consequência, o recebemos através do seu Santo Espírito, que vem habitar em nós. Além disso, não é certo dizer que nós o aceitamos, mas sim que é Ele quem nos aceita. Receber e aceitar são palavras diferentes. Receber um soco no rosto é bem diferente de aceitar um soco. Na verdade, não temos que "aceitá-lo", e sim temos que crer, confessá-lo e recebê-lo. Por fim, acho que seria bem melhor que passássemos a dizer em nossos apelos: quem quer entregar sua vida para Jesus Cristo? Ou então: quem quer receber Jesus como seu Senhor e Salvador?

O que acham? Comentem aqui por favor...

Acho muito pertinente sua observação, eu particularmente não gosto da expressão fazer o "apelo", pois entendo que Jesus não apelo pra salvação de alguém e, sim ele convida ou chama ao arrependimento.

A paz do Senhor.

Num mundo onde estamos cada vez mais individualistas e egocêntricos, as práticas da obediência e servidão sem murmúrio se tornou um dos grandes desafios da igreja. Cada vez mais menos queremos assumir o compromisso de escutar lideranças, de nos despir de nossas definições, vontades, desejos e opiniões e, a Palavra (os textos mencionados nesse módulo) vem como algp importante como referencial, e que também não nos deixa fugir da doutrina de Deus, dos ensinamentos, de como devemos nos comportar, nos guiar para que verdadeiramente não nos desviemos pela teimosia ou mesmo pela inflexibilidade.

Graça e Paz,

Concordo com você irmão Ronaldo, pois em algumas denominações em que visitei, pude observar que, de fato, a expressão utilizada pelos Pastores é "aceitar" Jesus!

No entanto, conforme o irmão revelou no seu Post, basta fazer uma pequena pesquisa para descobrir que "não" existe tal expressão na Bíblia. As Escrituras falam em "Confessar" e "Receber".

Em que pese o sentido da palavra Aceitar seja semelhante, nos dicionários da Língua Portuguesa, entendo que a expressão correta seria "Confessar" ou "Receber".

Não encontrei nas diversas versões da Bíblia mais conhecidas (ACF, NVI, ARA, NTLH, ARC, NAA) o termo "aceitar". Ademais, particularmente, posso até estar errada mas, tenho a impressão que o termo "Aceitar", subtrai um pouco da Grandeza e da Importância devidas a Cristo Jesus e a sua Grande Obra.

Graça e Paz aos irmãos

Concordo plenamente com está assertiva. A utilização de tais termos, acabam por mascarar o real sentido do ato da conversão. Ele nos escolheu primeiro, e a nossa aceitação é somente em viver com ele, por termos isso chamados e escolhidos.

PJ. Cunha has reacted to this post.
PJ. Cunha

Concordo, pois a palavra é bem clara em dizer que não fomos nós que o escolhemos ( Jesus) mas foi Ele ( Jesus Cristo) que nos escolheu. Então não é correto dizer "Aceitar a Jesus".

A Paz do Senhor irmão! Concordo plenamente com vc. Faço de suas, as minhas palavras também.

O Senhor Jesus o abençoe!

Graça e paz a todos!

Muito pertinente essa colocação da expressão "aceitar a Jesus" , pois confesso que sempre tive certa dificuldade em utilizá-la também. Sempre preferi fazer o convite após uma preleção ou em algum momento em que o coubesse, usando a expressão "receber a Jesus". Não vejo que tenha uma implicação tão grande a ponto que possa causar " uma contradição" no conceito bíblico, pois como já colocado por alguns irmãos, "aceitar e receber", dependendo do contexto, são sinônimos, são palavras semelhantes.  Mas a dificuldade com relação a aplicação dos termos, creio eu, que seja na forma como vemos Jesus. Pois sim, se Ele é o nosso Senhor e Salvador, como a bíblia nos apresenta, quem somos nós na verdade para aceitá-Lo? Nós é que precisamos ser aceitos por Ele, não é verdade? Então, expressar aos outros a necessidade de recebê-Lo como Senhor, torna-se mais gratificante, e permite-nos o sentimento de não estarmos impondo algo que subtraia o real valor e sentido do sacrifício vicário de Cristo, para a salvação de todo aquele que nEle crê. Recebê-Lo,  é como abrir uma porta que permita que Ele entre e faça parte da nossa vida, da nossa história... É reconhecer o Seu senhorio e aceitá-lo com gratidão.

Que bom podermos conversar de forma respeitosa de uns para com os outros! Grata ao Senhor, por poder participar e aprender com vocês!

Concordo plenamente com este pensamento.

PreviousPage 2 of 3Next