Princípios da Imagem Pessoal
Citação de Cicero PEREIRA em maio 26, 2026, 1:37 pmResumo: Princípios da Imagem Pessoal
Definição pela psicanálise
A imagem e a constituição do eu se formam desde a infância, por meio da relação com o outro e da percepção do próprio corpo. Para Freud e seguidores, o "eu" é uma construção psíquica: reúne o que percebemos de nós mesmos, os desejos do inconsciente e as regras da sociedade. A imagem não é algo pronto, mas algo que se constrói ao longo da vida, marcada por experiências, sentimentos e identificações.Visão da psicologia social
A imagem e a representação social do eu dependem também do que os outros pensam e dizem sobre nós. A sociedade cria modelos, padrões e expectativas — e nós nos ajustamos ou reagimos a eles. A imagem que temos de nós mesmos é, em parte, reflexo de como somos vistos e reconhecidos no grupo, na família, na cultura. O "eu" tem uma face privada e uma face pública, moldada pelas relações sociais.Corpo, identificação e imagem
O corpo é o primeiro espaço de reconhecimento: é por ele que nos vemos e somos vistos. Na psicanálise, a identificação acontece quando nos aproximamos de características de outras pessoas e as incorporamos à nossa identidade. O corpo, então, não é só físico: carrega marcas, desejos, limites e a imagem que construímos de nós mesmos. Tudo isso forma quem somos, tanto do ponto de vista psíquico (mente) quanto existencial (nossa presença no mundo).
Resumo: Princípios da Imagem Pessoal
Definição pela psicanálise
A imagem e a constituição do eu se formam desde a infância, por meio da relação com o outro e da percepção do próprio corpo. Para Freud e seguidores, o "eu" é uma construção psíquica: reúne o que percebemos de nós mesmos, os desejos do inconsciente e as regras da sociedade. A imagem não é algo pronto, mas algo que se constrói ao longo da vida, marcada por experiências, sentimentos e identificações.
Visão da psicologia social
A imagem e a representação social do eu dependem também do que os outros pensam e dizem sobre nós. A sociedade cria modelos, padrões e expectativas — e nós nos ajustamos ou reagimos a eles. A imagem que temos de nós mesmos é, em parte, reflexo de como somos vistos e reconhecidos no grupo, na família, na cultura. O "eu" tem uma face privada e uma face pública, moldada pelas relações sociais.
Corpo, identificação e imagem
O corpo é o primeiro espaço de reconhecimento: é por ele que nos vemos e somos vistos. Na psicanálise, a identificação acontece quando nos aproximamos de características de outras pessoas e as incorporamos à nossa identidade. O corpo, então, não é só físico: carrega marcas, desejos, limites e a imagem que construímos de nós mesmos. Tudo isso forma quem somos, tanto do ponto de vista psíquico (mente) quanto existencial (nossa presença no mundo).