Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Princípios da imagem pessoal

Na perspectiva psicanalítica, a imagem pessoal vai muito além da aparência física, sendo compreendida como uma expressão simbólica da constituição psíquica do sujeito. Desde os estudos de Sigmund Freud, entende-se que a forma como uma pessoa se apresenta ao mundo pode refletir aspectos conscientes e inconscientes de sua identidade, seus desejos, conflitos, mecanismos de defesa e a maneira como busca reconhecimento e pertencimento social. Posteriormente, Jacques Lacan contribuiu com o conceito do "estádio do espelho", destacando que a construção da imagem de si ocorre a partir do olhar do outro, sendo fundamental para a formação do ego. Assim, a imagem pessoal não é apenas aquilo que o indivíduo escolhe mostrar, mas também o resultado de experiências emocionais, relações interpessoais e significados subjetivos que influenciam a forma como ele percebe a si mesmo e deseja ser percebido pelos demais.

Na psicanálise nós podemos perceber visões que divergem quanto a sua aplicabilidade no estudo do ser humano e seu comportamento no campo de interação em determinados grupos sociais, nos quais ele está inserido. Para Freud, o sujeito constrói a sua imagem, a partir das experiências e vivências através do corpo. Já para Lacan, essa construção é a partir do auto conhecimento quando ele se enxerga, ou contempla a si mesmo no espelho, criando o eu imaginário, e que é ilusória e alienante. Temos também, Dolto, que ao observar os estudos de Lacan, reformulou e criou um novo conceito a respeito dessa formação, através do imagem Inconsciente do corpo, como uma memória inconsciente e viva, com dinamismo na trajetória pessoal (relacional)do sujeito. Vejo assim, a construção do eu através das vivências e percepções comportamentais do sujeito na sociedade, onde ele passa a se reconhecer como ser humano.