Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Princípios da Imagem Pessoal

Page 1 of 2Next

O psiquismo humano sob ótica da psicologia social é expressado pela ideia de alguns autores, como: Alexei Leontiev, Peter Berger, Thomas Luckmann, Jurgen Habermas e Lev Vygotsky.

Freud começou a amplificar seu entendimento sobre o eu (o ego, como representante da personalidade, é o eu do individuo).

Lacan por sua vez, teve uma nova abordagem com o "estádio do espelho".

Dolto especifica a imagem do corpo, como principal elemento na constituição do eu.

Na ótica da psicologia social existem 3 questões fundamentais: comunicação, construção de uma realidade e o domínio do mundo.

O estádio do espelho fundamentalmente trata do momento da constituição do eu, da identidade, do momento em que se estabelece a diferenciação do outro e do eu.

A teoria das relações sociais, tem como objetivo elucidar diversos fenômenos coletivos, sem desconsiderar o ponto de vista individual.

A imagem do corpo na psicanálise é um dos registros mais significantes na constituição do sujeito. Para Lacan o porto é visto em 3 dimensões: imaginário, simbólico e real.

O narcisismo primário seria, por Freud, o primeiro estado de vida, anterior a constituição do eu (a criança é seu próprio objeto de amor). É esse narcisismo primário que fundamentou a teoria lacaniana do estádio do espelho.

O nome desde o nascimento, é lidado ao corpo e a presença do outro.

JOÃO CLÁUDIO NSUMBU MICA, Rosana Batista and 2 other users have reacted to this post.
JOÃO CLÁUDIO NSUMBU MICARosana BatistaCINEIDE NASCIMENTOVITOR FIGUEIREDO

Em todo que a filosofia tem dizer acerca de homem, a verdade é naquele que diz a Bíblia, aquele que Deus pensa e determina pelo homem. O homem só podes se diferenciar de outro que com a imagem de seu ser que ele recebe de Deus, e isso exige o conhecimento profundo da Palavra de Deus.

Na sociedade atual o apelo da imagem torna muitas vezes o indivíduo prisioneiro do atual funcionamento social. O apelo à imagem faz parte da constituição psíquica necessária à instauração do eu. O reconhecimento de si por uma imagem possibilita a noção de um , para estabelecer essa unidade , torna-se necessária a presença do outro. A pessoa espera a aprovação do olhar do outro, para construir sua própria imagem.

VITOR FIGUEIREDO has reacted to this post.
VITOR FIGUEIREDO

A construção de uma  boa imagem pessoal é profissional está inerentemente relacionada com dois conceitos básicos:; a dualidade e a credibilidade. A dualidade significa que as pessoas têm ou não uma boa imagem. É construída num processo, não pode ser imposta, sendo obtida como resultado cumulativo de interacções.

VITOR FIGUEIREDO has reacted to this post.
VITOR FIGUEIREDO

Exatamente

Um dos nossos primeiros desafios, depois do esforço pela sobrevivência, é: construir e sustentar uma imagem razoável, coerente, confortável e realista ao mesmo tempo de quem somos e de como queremos que os outros nos percebam. Se a gente observar, a partir do nascimento de uma criança veremos que no começo ela não tem a noção de quem ela é, mas chega um momento que ela começa a construir de maneira nítida a percepção de si. Ouvi falar que uma experiencia que constata isso. A experiencia de simplesmente desenhar bola na bochecha de uma criança e coloca-la diante de um espelho. Em algum momento a criança se reconhece, percebe que aquela bola é estranha e passa a mão em cima dela para retirar. Isso é uma evidencia de que ela já começou o processo investigar o seu real, buscando saber naquela imagem o que é de fato é sua aparência. Quando isso acontece, na verdade iniciou-se uma revolução na sua psique e que acompanha-la pelo resto da vida, a construção de uma imagem de si e uma construção de quem ela é. E na verdade, para a criança conseguir passar por isso, ela teve que passar por um processo em que ela teve que juntar coisas que a mamãe, ou papai, ou alguém disse, coisas como: “olha que olhos lindo”, que cabelos maravilhosos”... E a partir daí ela começou a perceber que o outro também tinha olhos, cabelos e que aquilo que tocava nela era similares. Essa noção de si só funciona através de um outro que vai espelhar...

Aislan de Freitas and VITOR FIGUEIREDO have reacted to this post.
Aislan de FreitasVITOR FIGUEIREDO

O tema constituição do eu, a partir da imagem corporal, trata-se se de um lugar sobretudo imaginário, em que se interpõem a imagem da mãe, a própria imagem no espelho e a imagem do outro, em suas diferenças, coincidências e oposições.

A imagem pessoal é definida como conjunto de elementos que compõem a identidade de uma pessoa. Não devemos
apenas considera a estética e o visual, mas também hábitos, posicionamentos, falas, modos de se expressar entre
outros fatores.
Tem como objetivo transmitir credibilidade, respeito e segurança ao passar inforações ou se realcionar e um
ambiente corporativo. Com isso a imagem pessoal como a identidade que a pessoa controi através da sua indumentária e
do cuidado das suas caracterisiticas físicas para se apresentar na sociedade, sendo ela mesma, co a sua maneira de ser,
de se comportar, de viver e de tiodas as suas caraterisiticas da sua própria personalidade.
Em uma visão mais ampla há fatores significativos que influenciam a imagem de que temos de uma pessoa, podemos referir
como pilares são eles: autocuidado, autoestima, autoaceitação, autoconfiança e autovalorização.

A observação e comunicação é o caminho essencial para a construção e evolução do ser humano e todos os processos psíquicos.  A parte emocional e espiritual caminham juntas. Os médium acreditavam em seres espirituais, nós, eu particularmente acredito também. Deus é um ser supremo e que domina todas as coisas. O homem é feitura das suas mãos por isso é considerado uma máquina perfeita, mas que precisa de manutenção. Essa manutenção precisa ser feita diariamente através da nossa mente. Uma mente sã transmite energia para todo o nosso físico. O inconsciente registra tudo e apresenta três regras importantes: atemporal (acontece sempre no presente), busca a felicidade e compulsão/repetição (LUPIN)

Aislan de Freitas has reacted to this post.
Aislan de Freitas

Na verdade construímos uma imagem, não do que somos mais do que queremos ser, isso só para que a sociedade nos veja com bons olhos.

O problema é que isso nos afasta do verdadeiro eu, da verdadeira imagem que somos, isso traz angustia, traz depressão causando problemas

psicológicos, e por isso não sabemos quem somos.

Page 1 of 2Next