Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Princípios da Imagem Pessoal

PreviousPage 2 of 2

O Eu se forma a partir do seu reconhecimento no "estádio do espelho" e tem como necessidade  o olhar do outro para sua identificação com o que é /parece ser.

A construção de imagens de si acontece a partir da troca/aprovação do outro.
>Ao longo da vida esse conhecimento de si mesmo vai se fazendo a partir de espelhos e trocas sociais.

Existe uma fragilidade grande na "construção" do Eu, porque qualquer objeto externo pode causar um estremecimento nas formas criadas de si pelo sujeito, é difícil colocar limites em como nos deixamos afetar pelas causas externas e como essas se fundem no ser. Hoje mesmo talvez isso se faça ainda mais complicado já que é tão difícil encontrar margens pelas redes sociais que afetam diretamente que somos ou como nos construímos.

Se para Piaget a imagem trata-se de um "esquema representativo de um acontececimento externo e vê nela uma imitação interiorizada e uma transforção de um tal acontecimento" António Damásio no livro E o cérecebo criuou o homem, (2021, p. 87) atualmente engloba esses conceitos a mapas ao dizer que "O mapeamento aplica-se não só a padrões visuais, mas a todo tipo de padrão sensorial construído no cérebro." A representação mental de imagens gera mapas mentais que o cérebro usa para organizar-se através de sistemas.

A  imagem pessoal é criada através das vivências acumuladas e dos desejos de aceitação social, criando um personagem que não corresponde com o eu verdadeiro que possui limitações e virtudes, gerando assim os conflitos pessoais e auto-condenação por não suprir as demandas da sociedade ao qual esta "entidade" se apresentou.

A PALAVRA IMAGEM É USADA PARA INDICAR UMA FIGURA ,SEJA MENTAL OU CONJUNTO DE OPINIÕES DE UM GRUPO, na constituição do sujeito o corpo é um elemento de fundamental importância no acesso ao mundo subjetivo, no atributo de todo o ser humano, a subjetividade leva o ao mundo afetivo e simbólico e à sua conexão com a constituição psíquica e de que ego existencial. Freud amplia o entendimento sobre o eu, que inicialmente era somente consciência para um entendimento de que o ego como representante da personalidade

é o eu do indivíduo, toma decisões e controla ações considerando as condições objetivas da realidade e se desenvolve desde o nascimento. Lacan onde o eu pode ser compreendido como instância do imaginário durante o estádio de espelho. Dolto especifica as diferenças fundamentais entre imagem do corpo e o esquema corporal, no qual a imagem do corpo é o principal elemento na constituição do eu.

 

 

 

verdade

PreviousPage 2 of 2