Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise: Psicanálise ClínicaRelação Compreensiva e a Relação com o RealRELAÇÃO COMPREENSIVA E A RELAÇÃO …
RELAÇÃO COMPREENSIVA E A RELAÇÃO COM O REAL
Vânia Carla Quinto@vancasquigmail-com
19 Posts
#1 · outubro 9, 2024, 5:24 pm
Citação de Vânia Carla Quinto em outubro 9, 2024, 5:24 pmA relação compreensiva e a relação do real se relacionam por meio da dependência do ser em relação à compreensão do ser, e não dos entes.Na psicanálise, o real é um conceito que pode ser descrito como "ou a totalidade ou o instante esvanecido". Lacan introduziu a distinção entre real e realidade nos anos 1970, enfatizando o real como algo pertencente à ordem do impossível.O real é um ponto inapreensível, e o que constitui o real do encontro é impossível de dizer. A análise chama a resposta que cada um dá como explicação para esse encontro impossível de sintoma.O real e o simbólico estão entrelaçados na experiência analítica. O simbólico garante o que transcende para que o sujeito não se consuma em si mesmo.
A relação compreensiva e a relação do real se relacionam por meio da dependência do ser em relação à compreensão do ser, e não dos entes.
Na psicanálise, o real é um conceito que pode ser descrito como "ou a totalidade ou o instante esvanecido". Lacan introduziu a distinção entre real e realidade nos anos 1970, enfatizando o real como algo pertencente à ordem do impossível.
O real é um ponto inapreensível, e o que constitui o real do encontro é impossível de dizer. A análise chama a resposta que cada um dá como explicação para esse encontro impossível de sintoma.
O real e o simbólico estão entrelaçados na experiência analítica. O simbólico garante o que transcende para que o sujeito não se consuma em si mesmo.
Clique para não gostei.0Clique para gostei.0