Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Relação Compreensiva e a Relação com o Real

• Identificação com a Imagem: A criança vê sua imagem no espelho e começa a reconhecer que é ela mesma. Contudo, essa imagem é uma totalidade, enquanto o bebê ainda não tem o controle pleno do corpo, o que cria uma tensão entre a imagem completa e a sensação interna de fragmentação.
  • Formação do Ego: No estádio do espelho, o ego começa a se formar. A criança passa a se identificar com a imagem no espelho, o que simboliza uma unidade e completude. Essa imagem idealizada será sempre algo que o indivíduo tentará alcançar, mas nunca conseguirá plenamente, pois existe uma diferença entre o "eu" percebido e o "eu" real.
  • Alienação: Embora a criança se reconheça no espelho, essa imagem é externa a ela. Assim, Lacan sugere que a formação da identidade é marcada por uma alienação, na medida em que o "eu" é sempre algo fora de si.
  • Função Simbólica: O estádio do espelho também tem implicações simbólicas. A partir dessa identificação com a imagem especular, o sujeito entra em um processo de socialização e interação com o mundo, com base na forma como os outros o veem. Isso introduz a dimensão da linguagem e do simbólico, fundamentais na teoria de Lacan.