Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Relação compreensiva e a relação com o real

O real na psicanálise não tem a ver com realidade. Real é o impossível, o que não se consuma. E é um conceito de Lacan. Logo, se relacionar com o real não quer dizer se colocar de maneira a fazer uma análise racional do mundo. A relação compreensiva, essa sim, é o processo subjetivo pelo qual o paciente busca entender a sua relação com o mundo, tanto interno quanto externo. Já a relação com o real é um processo subjetivo que cada ser humano constrói.
O simbólico, o imaginário e o real são conceitos importantes para o psicanalista descobrir os caminhos para trazer o inconsciente do paciente à tona e ajudá-lo a recordar, repetir e elaborar, visando a melhora do bem estar psíquico. O simbólico -pós fotográfico - é o mundo das representações e da linguagem (como eu narro os eventos / imagens na minha cabeça), o imaginário - pré fotográfico -  é o que minha cabeça cria e trata como real frente a interpretação de um fato, e o real - fotográfico - é o que não pode ser. E todas essas formas de ver o mundo devem estar em voga na análise.
Cada pessoa tem uma matriz originária diferente o que torna nossa visão das coisas única, porém ela é também fruto da influência das minhas relações, do tempo e do espaço que habito.
Somos também um corpo e esse corpo/imagem influencia nossa psique desde o Narcisismo e estádio do espelho na primeira infância, o eu se projeta nas imagens em que se espelha e nossa subjetividade é formada a partir desse jogo.
Essa aula foi muito importante.