Relação Compreensiva e a Relação com o Real
Relação Compreensiva é a relação em que o sujeito interpreta e dá sentido ao mundo por meio de símbolos, imagens, linguagens e representações. Não acessamos o real em si, mas sim o que conseguimos simbolizar e interpretar.
Relação com o Real, diferente da compreensiva , a relação com o real diz respeito ao encontro com aquilo que escapa à simbolização, ou seja, o que não pode ser totalmente representado ou explicado pela linguagem ou pelas imagens. É o "furo", o impossível de ser plenamente traduzido, mas que ainda assim afeta o sujeito ( como o trauma, a morte, o acaso).
Relação Compreensiva é a relação em que o sujeito interpreta e dá sentido ao mundo por meio de símbolos, imagens, linguagens e representações. Não acessamos o real em si, mas sim o que conseguimos simbolizar e interpretar.
Relação com o Real, diferente da compreensiva , a relação com o real diz respeito ao encontro com aquilo que escapa à simbolização, ou seja, o que não pode ser totalmente representado ou explicado pela linguagem ou pelas imagens. É o "furo", o impossível de ser plenamente traduzido, mas que ainda assim afeta o sujeito ( como o trauma, a morte, o acaso).
Citação de Ana Claudia Maria dos Santos Mahon em agosto 30, 2025, 12:33 pmE muito relativo o que de pode dizer sobre o real e o imaginario, pois o que real.para me pode não ser real aos olhos do outro . como pode dizer que é do imaginário . o imaginário lida com a alusão de que a consciência é autônomo e que oque se fala tem um sentido completo e dito.
E muito relativo o que de pode dizer sobre o real e o imaginario, pois o que real.para me pode não ser real aos olhos do outro . como pode dizer que é do imaginário . o imaginário lida com a alusão de que a consciência é autônomo e que oque se fala tem um sentido completo e dito.
Citação de Iza Maciel em agosto 31, 2025, 1:43 pmCompreensiva = relação de interpretação → eu entendo e atribuo sentidos.
Com o Real = relação de impacto direto → eu sou afetado por aquilo que não consigo traduzir totalmente.
Na psicanálise, portanto, entende-se que o sujeito vive constantemente entre essas duas dimensões:
precisamos compreender e simbolizar para organizar a vida,
mas também nos deparamos com o Real, que rompe essa organização e nos confronta com o que não pode ser explicado totalmente (trauma, desejo, falta, a própria morte, etc.).
Compreensiva = relação de interpretação → eu entendo e atribuo sentidos.
Com o Real = relação de impacto direto → eu sou afetado por aquilo que não consigo traduzir totalmente.
Na psicanálise, portanto, entende-se que o sujeito vive constantemente entre essas duas dimensões:
-
precisamos compreender e simbolizar para organizar a vida,
-
mas também nos deparamos com o Real, que rompe essa organização e nos confronta com o que não pode ser explicado totalmente (trauma, desejo, falta, a própria morte, etc.).