relacao compreensiva e a relacao com o real
Citação de Maria Ceu Santos em janeiro 7, 2026, 6:23 pmDentro de cada cultura é possível encontrar diferentes formas de observar uma mesma imagem. Assim os padrões que caracterizam uma imagem amis "real" são contextuais, relacionais e variam conforme o tempo, o espaço, o sujeito que a vê, a situação de interação entre os sujeitos e entre outros elementos, refletir entre a imagem real é importante para evitar previos julgamentos e atitudes , bem como o uso de violencia so pela violencia
Dentro de cada cultura é possível encontrar diferentes formas de observar uma mesma imagem. Assim os padrões que caracterizam uma imagem amis "real" são contextuais, relacionais e variam conforme o tempo, o espaço, o sujeito que a vê, a situação de interação entre os sujeitos e entre outros elementos, refletir entre a imagem real é importante para evitar previos julgamentos e atitudes , bem como o uso de violencia so pela violencia
Citação de Israel Andrade Leite em janeiro 8, 2026, 1:29 amA imagem é marcada pelo olhar do sujeito que a observa e a contempla, pois esse mesmo olhar é produtor de sentidos sobre ela e sobre o real que ela representa. No entanto, essa produção de sentido é relativa e subjetiva a cada um, cada grupo cultural tem sua forma de interpretar as imagens tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual, variando até mesmo dentro de cada grupo e comunidade. Portanto, entende-se que refletir sobre a relação entre imagem e real é importante para evitar prévios julgamentos e atitudes, bem como o desenvolvimento da relação entre o eu e o outro – o meu olhar e o outro olhar – de forma mais ética e democrática diante do que está sendo veiculado na mídia.
A imagem é marcada pelo olhar do sujeito que a observa e a contempla, pois esse mesmo olhar é produtor de sentidos sobre ela e sobre o real que ela representa. No entanto, essa produção de sentido é relativa e subjetiva a cada um, cada grupo cultural tem sua forma de interpretar as imagens tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual, variando até mesmo dentro de cada grupo e comunidade. Portanto, entende-se que refletir sobre a relação entre imagem e real é importante para evitar prévios julgamentos e atitudes, bem como o desenvolvimento da relação entre o eu e o outro – o meu olhar e o outro olhar – de forma mais ética e democrática diante do que está sendo veiculado na mídia.