Relação Compreensiva e a Relação com o Real
Citação de NELCIVAN LUZ em junho 16, 2023, 12:52 pmA relação compreensiva na psicanálise envolve o analista buscando entender o mundo interno do paciente, suas motivações inconscientes e suas dinâmicas psicológicas. Isso é feito através de uma escuta atenta, interpretação cuidadosa e análise das transferências e resistências apresentadas pelo paciente. Quanto à relação com o real, a psicanálise reconhece a influência dos processos mentais inconscientes na percepção da realidade, visando uma maior integração e clareza na visão do paciente.
A relação compreensiva na psicanálise envolve o analista buscando entender o mundo interno do paciente, suas motivações inconscientes e suas dinâmicas psicológicas. Isso é feito através de uma escuta atenta, interpretação cuidadosa e análise das transferências e resistências apresentadas pelo paciente. Quanto à relação com o real, a psicanálise reconhece a influência dos processos mentais inconscientes na percepção da realidade, visando uma maior integração e clareza na visão do paciente.
Citação de Marcio Silva em junho 17, 2023, 3:14 amOs vários aspectos em que o sentido se dá: como sentido semântico, como
sentido estrutural ou eidético, como sentido fundamentador ou lógico e como sentido
de motivação. Na sociologia compreensiva de Weber destaca-se o sentido de motivação,
que se manifesta via ações concretas do sujeito.
- Se você pensar pela dimensão do orgânico e da natureza humana que é propensa a desejar, estamos no campo do real (não sentid).
- Se você pensar que o “eu” consiga elaborar parte do que ele deseja e assim se definir pelo desejo (por exemplo, “eu me realizo sendo pai”, ou “eu desejo me tornar psicanalista”), o desejo está sendo tomado pelo imaginário (sentido).
Os vários aspectos em que o sentido se dá: como sentido semântico, como
sentido estrutural ou eidético, como sentido fundamentador ou lógico e como sentido
de motivação. Na sociologia compreensiva de Weber destaca-se o sentido de motivação,
que se manifesta via ações concretas do sujeito.
- Se você pensar pela dimensão do orgânico e da natureza humana que é propensa a desejar, estamos no campo do real (não sentid).
- Se você pensar que o “eu” consiga elaborar parte do que ele deseja e assim se definir pelo desejo (por exemplo, “eu me realizo sendo pai”, ou “eu desejo me tornar psicanalista”), o desejo está sendo tomado pelo imaginário (sentido).