Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Relação compreensiva e a Relação Real

Freud

EU                                                         SUPEREU                                                                                                                                          ISSO

aquele que pensa                                pensamento, instância, valorativa. Compara o EU ao ideal do EU.                                       o que não é eu, nem supereu.

Exerce funções especificas do eu: auto-observação, consc. moral, auto-estima.                 Aquilo que É

LACAN                                                     SIMBÓLICO                                                                                                                                       REAL

Imaginário                                              Mundo da linguagem, das significações, dos significantes, das representações                  Realidade psiquica imposivel de                                                                                                                                                                                                                                    ser representada, está fora do                                                                                                                                                                                                                                        simbólico, sem nome                  lugar do eu e dos objetos