Relação Compreensiva e Relação com o Real
Citação de Angel em setembro 19, 2023, 8:57 pm-A imagem: Uma forma de expressão humana,cuja percepção e interpretação está para além dos sentidos. Constitui uma forma de olhar sobre o sujeito, o mundo e o real. É o olhar do sujeito que observa e contempla. Produtor de sentidos sobre a imagem e sobre o real que ela representa.
-Olhar: variável ao longo do tempo, espaço, sociedade, contexto, etc, para citar alguns elementos.
-A caracterização da imagem ao longo do tempo apresenta três paradigmas da fotografia: pré -fotográfico, fotográfico e pós-fotográfico.
Paradigma Pré-Fotográfico
*Imagens artesanais. Está para o registro do imaginário, relação espetacular e eu-outro.
*A relação da imagem pré-fotográfica com o imaginário é idílica (resulta de um sonho de um devaneio, que é maravilhoso, longe da realidade.) e conflituosa.
*A produção artesanal: a presença do corpo ( a mão e o olhar ) e do objeto representado (que será produzido).
*Tal imagem é ilusória (incompleta);e mítica ( suspensa no tempo); e mesmo que singular ( individual e única ) quando contemplada pelo espectador. Espectador é pela imagem fisgado, pela identificação que estabelece com ela. Exemplo: desenho, pintura e gravura.
Paradigma Fotográfico
*Imagens que trazem o rastro do objeto indicado.
*O paradigm fotográfico está para o registro do Real (do impossível). Este modelo é o encontro conflituoso entre o imaginário e o real.
*Na fotografia há um corte, um único fragmento no tempo-espaço que é capturado. Exemplo: fotografias cinema, etc.
Paradigma Pós-Fotografico
*Imagens sintéticas, calculadas por computação.
*Paradigma pos-fotográfico está para o registro do simbólico (linguagem, estrutura, lei, cultura).
*As Imagens computacionais exigem um cálculo aritmético para criar a imagem.
*As dimensões do tempo e do espaço são diluídas, assim como não é mais necessária a presença do olhar do espectador e do objeto que será representado. Exemplo: infográfico,etc.
Celebridades e paradigmas fotograficos: apropriacoes de imagens na web
*Presença de celebridades curtidos, comentadas, replicadas e compartilhadas por pessoas em sites de redes sociais: Facebook, Twitter e blogs: tumblrs e sites.
*Entretenimento digital: constatação empírica.
Empírico: o conhecimento empírico ou senso comum, resulta das observações das pessoas.Parte de um conhecimento popular, que tem origem nas observações do cotidiano.
Celebridades e suas relevância na Contemporaneidade
*A literatura acadêmica sobre as celebridades apresentam posições teóricas concorrentes:
Subjetivismo: descrições mais subjetivas e sua singularidade, características mais pessoais, dons criativos e divinos do artista.
Rojek: o talento é um fenômeno único e inexplicável.
Estruturalismo: as celebridades são investigadas. A expressão de regras são estruturais, universais e enraizadas na culltura.
*Três estruturas sociais para a compreensão do que é realidade: a)a indústria da cultura; b)a governabilidade e a teoria dos tipos (os tipos básicos de caráter e personificação na sociedade.)
As dupliciidades na fotografia
*Santaella e Noth: tipos de duplicidades: 1-físico e simbólico; único e infinito; 3-fragmento e a intensificação; 4-Real e transfiguração; 5-presença e ausência; 6-proximidade e separação; 7-fusão e do corte.
A Semiótica de Pierce
*Primeiridade: características primárias, qualidade pura e espontânea. Qualissigno: qualidade,sensação de vermelho
Segundidade: característica de existência, reação e existência. Sinsigno: existente
Terceiridade: determinado socialmente, representação. Legissigno: lei socialmente determinada.
Divisão dos signos:
Categoria
O signo-si mesmo O signo-objeto O signo-interpretante
Primeiridade qualissigno ícone rema
Segundidade indigno índice dicissigno
Terceiridade legissigno símbolo argumento
Ícone: semelhança
Índice: causal, existencial
Símbolo: convenção sócia, lei
Rema: Campo de uma palavra individual, expressão
Dicissigno: afirma ou nega o conceito de outro
Argumento: duas ou mais sentenças=conclusão
-A imagem: Uma forma de expressão humana,cuja percepção e interpretação está para além dos sentidos. Constitui uma forma de olhar sobre o sujeito, o mundo e o real. É o olhar do sujeito que observa e contempla. Produtor de sentidos sobre a imagem e sobre o real que ela representa.
-Olhar: variável ao longo do tempo, espaço, sociedade, contexto, etc, para citar alguns elementos.
-A caracterização da imagem ao longo do tempo apresenta três paradigmas da fotografia: pré -fotográfico, fotográfico e pós-fotográfico.
Paradigma Pré-Fotográfico
*Imagens artesanais. Está para o registro do imaginário, relação espetacular e eu-outro.
*A relação da imagem pré-fotográfica com o imaginário é idílica (resulta de um sonho de um devaneio, que é maravilhoso, longe da realidade.) e conflituosa.
*A produção artesanal: a presença do corpo ( a mão e o olhar ) e do objeto representado (que será produzido).
*Tal imagem é ilusória (incompleta);e mítica ( suspensa no tempo); e mesmo que singular ( individual e única ) quando contemplada pelo espectador. Espectador é pela imagem fisgado, pela identificação que estabelece com ela. Exemplo: desenho, pintura e gravura.
Paradigma Fotográfico
*Imagens que trazem o rastro do objeto indicado.
*O paradigm fotográfico está para o registro do Real (do impossível). Este modelo é o encontro conflituoso entre o imaginário e o real.
*Na fotografia há um corte, um único fragmento no tempo-espaço que é capturado. Exemplo: fotografias cinema, etc.
Paradigma Pós-Fotografico
*Imagens sintéticas, calculadas por computação.
*Paradigma pos-fotográfico está para o registro do simbólico (linguagem, estrutura, lei, cultura).
*As Imagens computacionais exigem um cálculo aritmético para criar a imagem.
*As dimensões do tempo e do espaço são diluídas, assim como não é mais necessária a presença do olhar do espectador e do objeto que será representado. Exemplo: infográfico,etc.
Celebridades e paradigmas fotograficos: apropriacoes de imagens na web
*Presença de celebridades curtidos, comentadas, replicadas e compartilhadas por pessoas em sites de redes sociais: Facebook, Twitter e blogs: tumblrs e sites.
*Entretenimento digital: constatação empírica.
Empírico: o conhecimento empírico ou senso comum, resulta das observações das pessoas.Parte de um conhecimento popular, que tem origem nas observações do cotidiano.
Celebridades e suas relevância na Contemporaneidade
*A literatura acadêmica sobre as celebridades apresentam posições teóricas concorrentes:
Subjetivismo: descrições mais subjetivas e sua singularidade, características mais pessoais, dons criativos e divinos do artista.
Rojek: o talento é um fenômeno único e inexplicável.
Estruturalismo: as celebridades são investigadas. A expressão de regras são estruturais, universais e enraizadas na culltura.
*Três estruturas sociais para a compreensão do que é realidade: a)a indústria da cultura; b)a governabilidade e a teoria dos tipos (os tipos básicos de caráter e personificação na sociedade.)
As dupliciidades na fotografia
*Santaella e Noth: tipos de duplicidades: 1-físico e simbólico; único e infinito; 3-fragmento e a intensificação; 4-Real e transfiguração; 5-presença e ausência; 6-proximidade e separação; 7-fusão e do corte.
A Semiótica de Pierce
*Primeiridade: características primárias, qualidade pura e espontânea. Qualissigno: qualidade,sensação de vermelho
Segundidade: característica de existência, reação e existência. Sinsigno: existente
Terceiridade: determinado socialmente, representação. Legissigno: lei socialmente determinada.
Divisão dos signos:
Categoria
O signo-si mesmo O signo-objeto O signo-interpretante
Primeiridade qualissigno ícone rema
Segundidade indigno índice dicissigno
Terceiridade legissigno símbolo argumento
Ícone: semelhança
Índice: causal, existencial
Símbolo: convenção sócia, lei
Rema: Campo de uma palavra individual, expressão
Dicissigno: afirma ou nega o conceito de outro
Argumento: duas ou mais sentenças=conclusão
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱