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Relação Compreensiva e Relação com o Real

-A imagem: Uma forma de expressão humana,cuja percepção e interpretação está para além dos sentidos. Constitui uma forma de olhar sobre o sujeito, o mundo e o real. É o olhar do sujeito que observa e contempla. Produtor de sentidos sobre a imagem e sobre o real que ela representa.

-Olhar: variável ao longo do tempo, espaço, sociedade, contexto, etc, para citar alguns elementos.

-A caracterização da imagem ao longo do tempo apresenta três paradigmas da fotografia: pré -fotográfico, fotográfico e pós-fotográfico.

Paradigma Pré-Fotográfico

*Imagens artesanais. Está para o registro do imaginário, relação espetacular e eu-outro.

*A relação da imagem pré-fotográfica com o imaginário é idílica  (resulta de um sonho de um devaneio, que é maravilhoso, longe da realidade.) e conflituosa.

*A produção artesanal: a presença do corpo ( a mão e o olhar ) e do objeto representado (que será produzido).

*Tal imagem é ilusória  (incompleta);e mítica  ( suspensa no tempo); e mesmo que singular              ( individual e única ) quando contemplada  pelo espectador. Espectador é pela imagem fisgado, pela identificação que estabelece com ela. Exemplo: desenho, pintura e gravura.

Paradigma Fotográfico

*Imagens que trazem o rastro do objeto indicado.

*O paradigm fotográfico está para o registro do Real (do impossível). Este modelo é o encontro conflituoso entre o imaginário e o real.

*Na fotografia há um corte, um único fragmento  no tempo-espaço que é capturado. Exemplo: fotografias cinema, etc.

Paradigma Pós-Fotografico

*Imagens sintéticas,  calculadas por computação.

*Paradigma pos-fotográfico está para o registro do simbólico  (linguagem, estrutura, lei, cultura).

*As Imagens computacionais exigem um cálculo aritmético para criar a imagem.

*As dimensões do tempo e do espaço são diluídas, assim como não é mais necessária a presença do olhar do espectador e do objeto que será representado. Exemplo: infográfico,etc.

Celebridades e paradigmas fotograficos: apropriacoes de imagens na web

*Presença de celebridades curtidos, comentadas, replicadas e compartilhadas por pessoas em sites de redes sociais: Facebook, Twitter e blogs: tumblrs e sites.

*Entretenimento digital: constatação empírica.

Empírico: o conhecimento empírico ou senso comum, resulta das observações das pessoas.Parte de um conhecimento popular, que tem origem nas observações do cotidiano.

Celebridades e suas relevância na Contemporaneidade

*A literatura acadêmica sobre as celebridades apresentam posições teóricas concorrentes:

Subjetivismo: descrições mais subjetivas e sua singularidade, características mais pessoais, dons criativos e divinos do artista.

Rojek: o talento é um fenômeno único e inexplicável.

Estruturalismo: as celebridades são investigadas. A expressão de regras são estruturais, universais e enraizadas na culltura.

*Três estruturas sociais para a compreensão do que é realidade: a)a indústria da cultura; b)a governabilidade e a teoria dos tipos (os tipos básicos de caráter e personificação na sociedade.)

As dupliciidades na fotografia

*Santaella e Noth: tipos de duplicidades: 1-físico e simbólico; único e infinito; 3-fragmento e a intensificação; 4-Real e transfiguração; 5-presença e ausência; 6-proximidade e separação; 7-fusão e do corte.

A Semiótica de Pierce

*Primeiridade: características primárias,  qualidade pura e espontânea.  Qualissigno: qualidade,sensação de vermelho

Segundidade: característica de existência, reação e existência. Sinsigno: existente

Terceiridade: determinado socialmente, representação. Legissigno: lei socialmente determinada.

Divisão dos signos:

Categoria

O signo-si mesmo             O signo-objeto             O signo-interpretante

Primeiridade                         qualissigno                         ícone                             rema

Segundidade                          indigno                                índice                            dicissigno

Terceiridade                           legissigno                           símbolo                         argumento

 

Ícone: semelhança

Índice: causal, existencial

Símbolo: convenção sócia, lei

Rema: Campo de uma palavra individual, expressão

Dicissigno: afirma ou nega o conceito de outro

Argumento: duas ou mais sentenças=conclusão

 

 

 

 

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