Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

resumos

"Eu sou meu corpo: o conceito de eu em Freud e de self em Damásio" 

O artigo tenta aproximar a psicanálise e a neurociência comparando o eu de Freud com o self de Damásio, principalmente pelo lugar do corpo nos dois. Para Freud, o eu é antes de tudo um eu corporal, uma projeção mental da superfície do corpo (por isso a pele e o tato são tão importantes) e resultado de duas influências, a biológica e a cultural. Damásio divide o self em três: o protosself (mapa inconsciente do estado do corpo), o self central (a consciência do "aqui e agora") e o self autobiográfico (memória e narrativa da própria história, que usa a linguagem). As autoras veem uma ressonância entre o eu-corporal de Freud e o protosself/self central, e entre o eu final de Freud e o self autobiográfico. Elas deixam claro que os campos são diferentes e que o objetivo é dialogar, e não misturar as teorias.

"Conceito do eu e da personalidade"

O texto mostra como o eu se constitui segundo Freud: o eu é "primeiro e acima de tudo um eu corporal" e nasce a partir do id pelo contato com a realidade. Ele surge do desamparo inicial, das identificações e do narcisismo primário (eu ideal), que depois dá lugar ao ideal do eu e ao narcisismo secundário, quando a libido vai para os objetos. O capítulo também define a psicanálise (método de tratamento, teoria e sistema de pensamento, com o inconsciente, o complexo de Édipo e a sexualidade como pilares) e a personalidade como formada por três instâncias:

Id: inconsciente, pulsões, princípio do prazer.

Ego: mediador com a realidade, princípio da realidade.

Superego: juiz moral, formado pela internalização das proibições dos pais.

Fala ainda dos estágios do desenvolvimento e dos mecanismos de defesa.

ambos partem da ideia de que o eu se forma a partir do corpo e da relação com o mundo externo. O capítulo explica a base teórica de Freud (eu corporal, id, narcisismo), e o artigo usa essa base para compará-la com a neurociência de Damásio.