Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Síntese

  1. Freud propôs que, na esquizofrenia, a energia psíquica que normalmente é direcionada para pessoas, relações e objetos do mundo externo deixa de ser investida neles e retorna para o próprio indivíduo. Esse processo faz com que a pessoa se afaste da realidade e passe a concentrar-se mais em si mesma. Esse fenômeno foi denominado por Freud de narcisismo secundário, caracterizado pelo redirecionamento da libido para o próprio eu.