TEORIA DO ESPELHO
Citação de Fatima68@ em agosto 15, 2023, 8:22 pmA teoria dos espelhos, de Jacques Lacan, médico, psiquiatra e psicanalista francês, acredita que só conseguimos enxergar características em outras pessoas que também existam, ou já existiram algum dia, dentro de nós. Ele acredita que nosso papel, como humanos, é aprender sobre nós mesmos, através das nossas relações. Como acontece em um momento particular da vida psíquica da criança, processo de maturação, no qual ela vive uma experiência de identificação fundamental e faz a conquista da imagem de seu próprio corpo.É uma experiência em que a criança perceciona a imagem que vê no espelho. No início, a aparência é a de um desconhecido, mas aos poucos ela vai intuindo como sendo a sua, já que se apercebe que o espelho é uma superfície lisa e fria e, por isso, não pode ser outro bebé, acabando por se reconhecer como sendo ela própria.
Citação de Simone Costa e Souza Vitt em setembro 4, 2023, 4:25 amEntendo que se trata "O Espelho" se trata de um momento em que você é você, ainda que você não se reconheça. Não há borda de diferenciação constituída enquanto crianças que ainda somos. Todavia em caso de uma nova ação psíquica/atravessamento/intervenão uma outra dimensão se introduzirá e fará parte da nossa vida dali em diante. Mas sempre tendo o "estágio espelho" como base inicial. "O eu é produto de uma identificação com o outro". Importa entender qye i SIM é necessário para que se construa a linguagem (fala literal); "sim, esse é você!"; "sim, este sou eu!"; "sim, este é seu nome!"; isso é o que sustenta a expreiência do "espelho" (não objeto) mas sim tudo o que devolve para o ser, sua imagem, ou seja, aquilo que irá possibilitar para você se reconhecer , distinguir do outro". Em bem verdade, Guimarães Rosa traduz isso como "O espelho, são muitos!"
Entendo que se trata "O Espelho" se trata de um momento em que você é você, ainda que você não se reconheça. Não há borda de diferenciação constituída enquanto crianças que ainda somos. Todavia em caso de uma nova ação psíquica/atravessamento/intervenão uma outra dimensão se introduzirá e fará parte da nossa vida dali em diante. Mas sempre tendo o "estágio espelho" como base inicial. "O eu é produto de uma identificação com o outro". Importa entender qye i SIM é necessário para que se construa a linguagem (fala literal); "sim, esse é você!"; "sim, este sou eu!"; "sim, este é seu nome!"; isso é o que sustenta a expreiência do "espelho" (não objeto) mas sim tudo o que devolve para o ser, sua imagem, ou seja, aquilo que irá possibilitar para você se reconhecer , distinguir do outro". Em bem verdade, Guimarães Rosa traduz isso como "O espelho, são muitos!"